Existe Orixá de cada signo? Descubra as semelhanças entre os signos e esses Deuses

orixá de cada signo

Você sabia que algumas pessoas acreditam que cada signo pode ser representado por um Orixá? Então, se você gosta de astrologia e Orixás, uma boa dica é olhar com carinho para aquele que se aproxima do seu signo, com o qual você deve ter muitas características em comum.

Conhecer o Orixá associado ao seu signo pode lhe ajudar na sua evolução pessoal e autoconhecimento. Além disso, você conseguirá compreender melhor as pessoas próximas a você e aprenderá a lidar com elas de uma maneira mais assertiva.

Os Orixás influenciam muito nas características individuais das pessoas que os cultuam, como um poder de decisão, determinação para lutar pelos sonhos ou ter uma saúde inabalável. Atenção: se você deseja saber qual é o Orixá da sua cabeça (do seu Ori, aquele que é seu regente), o ideal é que você busque um terreiro de sua confiança. Apenas um babalorixá ou uma ialorixá (Pai ou Mãe de Santo) pode lhe dar essa informação, que é conseguida através do sagrado Jogo de Búzios.

Não há, dentro do espectro geral das religiões de matriz africana no Brasil, qualquer relação oficial com os signos do zodíaco, mas é possível traçar paralelos e fazer analogias ao comparar as características gerais dos nativos de signos e dos filhos de Orixás. Neste artigo, iremos lhe explicar essa relação que algumas pessoas fazem entre signos e Orixás.

Signos e Orixás

Se fizermos uma associação de características e personalidades atribuídas, podemos dizer que cada signo é ligado a um Orixá. No entanto, é importante ressaltar mais uma vez que essa relação não tem nada a ver com o Orixá de cabeça de cada pessoa. Para saber seu Orixá de cabeça, você precisa estudar profundamente os rituais religiosos, seja da Umbanda ou do Candomblé.

Essa relação dos Orixás com os signos do zodíaco certamente nasceu com o movimento esotérico e espiritualista aqui no Brasil – pessoas que fazem sincretismo e dizer ter “religiosidade” ao invés de “religião”. Apesar de existirem mais de 100 Orixás, a associação com os signos foi realizada apenas com alguns deles, conforme suas características mais destacadas. Em alguns casos, para algumas pessoas, um Orixá rege mais de um signo.

Alguns sacerdotes da Umbanda vêm uma conexão com base nos quatro elementos básicos da natureza. Os Orixás foram divididos da seguinte forma: o elemento fogo é regido por Ogum, Yansã e Xangô; o elemento ar, por Oxumarê, Logun-Edé e Exu; o elemento água conta com Oxum, Obá, Nanã e Yemanjá; por fim, o elemento terra possui os Orixás Oxóssi, Ossâim, Ewá, Oxalá, Iroko e Omolu (Obaluaê).

A partir dessa associação, pessoas que estudam cultura e religiosidade de matriz africana no Brasil atribuíram um Orixá para cada signo. Para isso, foi levado em consideração as características dos Orixás que eram semelhantes às dos planetas regentes de cada signo, além da divisão e associação com os elementos da natureza.

Se você está se perguntando ‘como saber meu Orixá pelo signo’, basta saber seu signo solar que te mostramos abaixo o seu Orixá. É possível encontrar outras associações, e não se pode dizer que qualquer uma delas está certa ou errada. Afinal essa é uma associação extraoficial, que não está ligada diretamente às religiões afrobrasileiras e ao culto dos Orixás.

O Orixá de cada signo

Orixá regente de cada signo

Orixá de Áries – Ogum

Os arianos costumam ser pessoas extrovertidas, impulsivas, corajosas e descoladas. São determinados e lutam com todas as forças até alcançar seus objetivos. Eles são líderes natos e tendem a ser arrogantes em suas relações.

Com essas características, o Orixá correspondente a Áries só poderia ser Ogum, o Deus dos combates e das guerras. Esse Deus guerreiro deve ser invocado sempre que você estiver em uma situação de batalha em qualquer setor da vida.

Assim como os arianos, os filhos de Ogum possuem grande potencial de conquista e tomam sempre a iniciativa. Nem sempre você precisa entender as razões dos seus atos, muitos deles são impulsos da sua fé.

Orixá de Touro – Oxóssi

Os taurinos tem característivas similares aos filhos do Deus das matas – Oxóssi. Simpáticos e acolhedores, os nativos de Touro são pacientes, amorosos e autoconfiantes, assim como os filhos de Oxóssi. São tolerantes e calmos, mas também são obstinados e não deixam de perseguir os seus objetivos.

Por ser muito sociável, você costuma ter muitos amigos. Mas é ciumento e possessivo. O que mais deseja na vida é equilíbrio e harmonia.

Orixá de Gêmeos – Ibejis

Os nativos de Gêmeos possuem Ibejis como guias e protetores. Assim como os geminianos, os filhos de Ibejis estão sempre em movimento, são alegres, comunicativos e otimistas. Costumam ter sorte para obter fortuna e felicidade na vida.

Orixá de Câncer – Oxum

Oxum, a Deusa das águas doces, é quem representa os nativos de Câncer. Entre as características em comum dos cancerianos e dos filhos de Oxum estão o romantismo, a amorosidade e o apego à família. Eles detestam conflitos, prezando pela paz. São protetores, conservadores e emotivos.

Os traços de Oxum estão presentes nesses nativos principalmente na forma de lidar com as emoções e de seduzir. Sensíveis e acolhedores, os cancerianos podem invocar Oxum sempre que houver problemas familiares, especialmente relacionados à maternidade.

Orixá de Leão – Xangô

As características das pessoas de Leão são muito semelhantes às de Xangô, por isso esse é o Orixá associado a esse signo. Eles costumam ser vaidosos e orgulhosos e contam com grande capacidade de persuasão, além de aptidão natural para a realeza e as posições de liderança.

Fora isso, os filhos de Xangô têm grande potencial para vencer, pois são audaciosos, corajosos e contam com grande senso de justiça, tal qual os leoninos.

Orixá de Virgem – Obaluaiê

Obaluaiê, senhor das doenças e das curas, é o Deus protetor dos nativos de Virgem. Os virginianos têm forte ligação com a saúde. São pessoas perfeccionistas, teimosas e egocêntricas. Contam com grande inteligência e senso crítico.

Quando estiver com um problema de saúde, não hesite em aclamar por Obaluaiê.

Orixá de Libra – Oxumaré

Deus das artes e da beleza, Oxumaré é o protetor daqueles que tem traços parecidos com os nativos de Libra. Apesar de uma aparência passiva, esses nativos escondem um gênio muito forte. Apreciam a beleza das coisas e buscam o equilíbrio durante toda a vida.

Quando enfrentar dificuldades amorosas, pode contar com Oxumaré, protetor dos amantes.

Orixá de Escorpião – Nanã

Muito observadores, os escorpianos possuem o dom da sabedoria. Assim, a Orixá associado é Nanã, a mais velha Deusa entre os Orixás. Entre as características que lembram Nanã está a capacidade dos nativos de Escorpião em parecerem passivos enquanto planejam a vingança perfeita.

São a verdadeira prova de que a vingança é um prato que se come frio, já que analisam todas as possibilidades e esperam para agir no melhor momento.

Assim como Nanã, você é sério, determinado e severo. Cabeça dura, não muda de ideia com facilidade, menos ainda de objetivo. É enfático em suas decisões e abomina traições.

Orixá de Sagitário – Iansã

Iansã, Deusa dos ventos e das tempestades, é a Orixá protetora dos sagitarianos. Esses nativos costumam ser aventureiros, exagerados e agitados. Precisam sempre ter um objetivo para perseguir. Nunca descansam!

Tanto os sagitarianos quantos os filhos de Iansã são otimistas e apaixonados, gostam de coisas grandiosas e de se enriquecer com conhecimento.

Orixá de Capricórnio – Omolu

Dizem as más línguas que os capricornianos nascem velhos. Assim, seu Orixá característico é Omolu, que é Obaluaiê velho. Os nativos de Capricórnio são maduros, determinados e buscam por ascensão social.

Os capricornianos são aquelas pessoas que você pode se apoiar nos momentos difíceis, já que são sensatas, corajosas e não dão para trás. Além disso, são pacientes e perseverantes na construção do seu próprio futuro.

Orixá de Aquário – Oxalá

Idealistas, os aquarianos têm a necessidade de lutar pela mudança estrutural da sociedade. Assim, seu Orixá só poderia ser Oxalá, o Deus dos deuses, pai de todos.

Comunicativos, os nativos de Aquário sabem argumentar como ninguém, convencendo a todos com facilidade e cativando quem estiver ao seu redor.

Oxalá tanto pode como deve ser invocado em todas as situações difíceis.

Orixá de Peixes – Iemanjá

O Orixá de Peixes é o mais fácil de identificar: românticos, sensíveis e idealizadores, têm os filhos de Iemanjá como associação quase que imediata.

A Deusa dos mares é a mãe da maioria dos Orixás, por isso, se preocupa com todos os seus filhos. Assim como Iemanjá, os nativos de Peixes costumam ajudar a todos, dando o melhor de si para diminuir a dor do outro.

Com uma intuição super apurada, os piscianos têm grande capacidade de resolver problemas. Além disso, podem contar com a ajuda de Iemanjá em qualquer situação, principalmente nas de risco e desgosto.

Como saber qual é o meu Orixá?

Como já dissemos anteriormente, é preciso conversar com um sacerdote ou uma sacerdotisa das religiões de matriz africana. Conhecidos como Pais e Mães de Santo, essas pessoas de poder cuidam de suas comunidades como verdadeiros pais fariam, oferecendo amparo, instrução e ensinando o amor ao caminho dos Orixás. Através do Jogo de Búzios eles podem encontrar o seu Orixá de cabeça. Nossa sugestão é que você encontre um terreiro de sua confiança para ter a devida orientação e integrar uma comunidade – esse é um passo muito importante, decidir trilhar um caminho religioso, e é possível que você prefira fazer isso pessoalmente ao em vez de online.

Se você gosta de astrologia e culturas antigas, temos um artigo que pode te ajudar em sua busca por autoconhecimento: descubra seu signo indiano e entenda sua personalidade na visão da Astrologia Védica.

Especialistas online

Esotérico Online: Daiana Tarologa

Daiana Tarologa

Taróloga , Terapeuta e Sensitiva

99% Avaliações Positivas

22077 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Júpiter Taróloga e Psicanalista

Júpiter Taróloga e Psicanalista

Tarologa e Psicanalista

99% Avaliações Positivas

3054 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Carol Cartomante

Carol Cartomante

Tarológa, Cartomante, Medium

97% Avaliações Positivas

999 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Fabiana Viegas

Fabiana Viegas

Oraculista

97% Avaliações Positivas

1608 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA

Comentários

  • Poxa,que legal! Vi nas características relacionadas ao Orixá Iansã correspondentes ao meu signo,que realmente me identifiquei. Não tenho conhecimento sobre estas potências por não fazer parte das religiões que as cultuam,mas tenho grande respeito por todas elas.
    Agradeço pela oportunidade de ter aprendido um pouco com o texto!!!

    • Ah, Camila! Assim a gente fica sem graça, haha.
      Muito obrigada pelo carinho e por suas palavras maravilhosas. Isso nos incentiva para que continuem escrevendo mais e mais conteúdos úteis e didáticos.
      Beijos!

      • Bom dia! Bem, quanto ao texto, tudo a ver comigo! Porém, quanto ao Orixá (respeito a todos), fiquei intrigado, já que algumas pessoas afirmaram, eu ser filho de Ogum, e sou leonino. Dúvidas à parte, parabéns pela matéria! Nada malhor do que sempre aprender um pouco mais. Sucesso!

        • Oie, José.

          Que bom que gostou do texto. Ficamos muito felizes em saber disso.
          Sobre a sua dúvida, a melhor alternativa para encontrar a resposta é falar com uma Mãe ou Pai de Santo.
          Eles vão te indicar o caminho correto.

          Espero ter ajudado, beijos.

  • Legal as assimilações, mas também percebo outras associações perfeitas.
    Oxossi de Sagitário, em alguns casos Xangô também. Vejo perfeitamente.
    Iemanjá em Câncer, ate mais do que peixes. Pelo menos ao meu observar.
    Oxum também ta ligada a Libra.
    Realmente correlacionar os orixás aos signos é bem complicado, mas é válido.

    • Oi, Patricia!

      Que bom você se identificou com nosso texto.

      Volte sempre ao nosso blog, pois estamos sempre colocando conteúdos novos.

      Beijos!

    • Admiro sim as que levam com amor e gratidão a caridade em prol da ajuda
      Eu nunca estudei em nenhuma escola esotérica
      No meu DNA sinto ouço e vejo
      Tentei ofuscar diversas vezes por medo
      Amigas ja me chamam até de bruxinha
      Nunca fui em terreiro
      Gostaria muito que alguém comentasse
      Como eu proceder

      • Oi, Dyorenny!

        Essas suas questões são muito específicas e, infelizmente, não conseguimos responder aqui pelo blog. O ideal é que você realize uma consulta com algum especialista – https://astrocentro.com.br/consultas-1270 – e receba ajuda desse profissional para acabar com suas dúvidas, ok?

        Espero ter ajudado, beijos!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *