Astrologia Védica – veja o significado das Casas e como elas influenciam sua vida

astrologia védica significado das casas

Utilizada para fazer previsões e auxiliar no desenvolvimento pessoal, a Astrologia Védica é conhecida por sua precisão. Ela possui similaridades e diferenças em relação à astrologia ocidental, principalmente por ser baseada em crenças indianas como karma e reencarnação.

Neste artigo, iremos mostrar as semelhanças e diferenças do significado das Casas na Astrologia Védica em comparação à astrologia ocidental.

Como são as Casas na Astrologia Védica?

Na Astrologia Védica, o sistema de Casas não é circular, como o que conhecemos. O Mapa Védico é apresentado em dois formatos, como os mostrados nas imagens abaixo.

astrologia védica significado das casas

No Mapa Astral da Astrologia Védica, cada losango corresponde a uma Casa, que é chamada de Bhava. A semelhança com o mapa que conhecemos está na quantidade de Casas, que também são 12. Cada uma mostra uma área específica da vida do indivíduo.

Diferentemente do modelo que conhecemos, no mapa védico não há divisão dentro das Casas astrológicas. Cada Casa é representada por um signo inteiro, como ocorre no sistema grego.

Por exemplo, vamos supor que o ascendente esteja em 27 de Áries. Para a astrologia ocidental, de 27 de Áries em diante começa a Casa 1. Antes disso, por exemplo 10 de Áries, temos a Casa 12.

Na védica, todo o signo de Áries é considerado como Casa 1 e assim por diante. A Casa é idêntica ao signo.

Astrologia Védica – significado das Casas

Assim como na Astrologia ocidental, no mapa védico, cada Casa representa áreas da nossa vida. Veja abaixo o significado de cada uma.

1ª Casa – Tanu Bhava, Casa do Corpo

A Casa 1 representa o eu, sua natureza inata, tipo de corpo físico e aparência. Ela é o espelho do seu estado de saúde, vitalidade, longevidade. É a forma como nos apresentamos ao mundo. Ela manifesta o poder de todos os planetas e nos permite isolar as fraquezas do nosso signo solar.

A 1ª Casa define também as circunstâncias que cercam o nosso nascimento. Assim, o planeta que está nessa Casa tem profundo impacto principalmente no começo da nossa vida e no desenvolvimento da nossa personalidade.

Resumindo: a primeira Casa é o espelho que reflete a nossa personalidade para o mundo.

O signo que representa essa casa é o Mesha, que corresponde à Áries na Astrologia ocidental.

2ª Casa – Dhana Bhava, Casa de Riquezas

É essa Casa que irá dizer se o dinheiro chega para a gente com facilidade ou com muito esforço. Também é a Casa da família, da nutrição e da posição profissional. Representa os recursos que desenvolvemos como resultado da forma que nos apresentamos ao mundo.

Ao conhecer a composição desta Casa, você descobre qual é o seu modo de obter bens materiais, como você gerencia essas coisas e se vai conseguir segurá-las ou não.

Consequentemente, é a Casa que está preocupada com a sua sobrevivência, já que você depende de dinheiro para comprar comida, ter um abrigo, etc.

A Casa 2 também irá mostrar quais são os talentos e habilidade que você pode usar para melhorar a sua sobrevivência.

Como é a Casa que mostra seu senso de valor, ela também revela o quanto você valoriza quem é, estando ainda relacionada com a autoestima.

Por ser a Casa da Riqueza, a 2ª Casa está associada à segurança. Ela irá ditar se a sua segurança vem de bens exteriores, que darão a sensação de riqueza pessoal, como o poder aquisitivo para poder comprar um carro, ou se o que importa para você é segurança interior. Nesse caso, você poderá viver em um lugar com muito pouco e ainda assim se sentir seguro.

Resumindo: a segunda Casa tem a ver com a sua atitude com relação ao dinheiro e às coisas a que se atribui valor.

Nesta Casa está o signo Vrishbha, que corresponde à Touro.

3ª Casa – Sahaja Bhava, Casa dos Irmãos

Essa Casa representa os irmãos, vizinhos, o aprendizado, a coragem e as comunicações. É por causa dessa Casa que você toma consciência da ignorância e busca por conhecimentos, seja através da leitura, da escrita ou de outra forma.

O planeta ou astro que está na Casa 3 irá dizer sobre suas relações fraternais. Por exemplo, se o Sol estiver nela, o irmão ou irmã em questão pode ser o que mais brilha e se destaca na família. Já se for a Lua que está nessa Casa, sugere sua empatia pelos seus irmãos, tomando para si até mesmo o papel de pai ou mãe.

O signo que representa essa casa é Mithuna, que corresponde ao signo de Gêmeos.

4ª Casa – Matru Bhava, Casa da Mãe

Esta Casa mostra sua confiança, conduta, conforto, educação, felicidade e mente. Ela está ligada ao que envolve e protege. Representa a base, a origem ou a raiz do Eu. Assim, memórias, o útero, passado e o fim da vida estão contidos nela.

Quando dizemos que a Casa 4 representa a mãe, não necessariamente é o ser que pariu. Pode ser a pessoa que cuida de você. É uma Casa secreta e oculta já que lida com os assuntos psíquicos. Refere-se também a mente inconsciente. Por mostrar o fim da vida, ela é o que nos tornaremos.

Quem domina essa Casa é o signo de Karkata, representante de Câncer na Astrologia Védica.

5ª Casa – Putra Bhava, Casa dos Filhos

Esta Casa está relacionada ao coração ou a fonte de emoções. Assim, nela está nossa saúde emocional, nosso discernimento, felicidade, amor e romance.

Por ser a Casa dos filhos e das crianças, também nos mostra nossa autoexpressão, criatividade e capacidade de invenção. Ela abrange tudo o que é criativo, incluindo ideias, sonhos, música e arte.

Por meio da Casa 5, nossa alma sai para o mundo, tornando nossa paisagem interior visível. Assim, o grau de facilidade com que flui nossa energia criativa será indicado pelos planetas que estiverem aqui.

Essa Casa ainda indica o tipo de atividade de lazer que te motiva. Por exemplo, um planeta ativo e extrovertido sugere o gosto pelo esporte e pela dança. Já um planeta indolente aponta uma preferência pela inatividade.

O signo que fica nesta Casa é Simha, que corresponde à Leão.

6ª Casa – Ripu Bhava, Casa dos Inimigos

Como inimigo aqui podemos entender as doenças, lesões, dívidas, adversários, ladrões, medos, preocupações, dúvidas, vícios, fraquezas e tudo o que nos puxa para trás. Assim, essa Casa lida com os imprevistos que atrapalham nossa rotina e os empecilhos que enfrentamos para atingir o sucesso.

A Casa 6 irá dizer como você lida com os detalhes, com os aspectos práticos da vida e como você trabalha para o outro. Ela também diz sobre as pessoas que trabalham com você.

Ela se refere a coisas que você faz voluntariamente, mas só porque você é obrigado a fazer, provavelmente para atingir algum objetivo.

O signo que domina esta casa é Kanya, corresponde ao signo de Virgem.

7ª Casa – Kalatra Bhava, Casa do Casamento (Parceiro)

Essa Casa irá falar das parcerias que você faz durante a vida, seja na vida profissional, nos negócios ou na vida amorosa. Também estão inclusos aqui os contratos, as ações judiciais e os divórcios.

Por meio dela, você irá descobrir quais as características que o seu par ideal deve ter. Por exemplo, quem tem Marte na Casa 7 busca assertividade no parceiro, mas pode atrair tipos agressivos. O Sol ou a Lua nesta Casa indicam que você quer alguém semelhante ao seu pai ou sua mãe.

O signo que representa está Casa é Tula, que corresponde ao signo de Libra.

8ª Casa – Ayu Bhava, Casa da transformação

Esta Casa representa todas as coisas que poderão realizar uma transformação no seu ser, como a pesquisa, o interesse por ciências místicas, eventos passados, herança, morte, entre outros.

A Casa 8 preocupa-se com o poder, seja sobre os outros ou sobre si mesmo. É uma Casa complexa cujo segredos do universo são revelados.

Aqui, passamos da autoconsciência para uma consciência mais universal. Assim, irá indicar a sua capacidade de compartilhar recursos e ser altruísta.

Resumindo: a oitava Casa indica como você compartilha seus recursos com os outros.

O signo que está aqui é Vrishika, correspondente de Escorpião.

9ª Casa – Bhagya Bhava, Casa da Sorte

Esta Casa representa nossa mente superior. Nela está o aprendizado espiritual, a intuição, a caridade, a virtude, o destino com base em vidas passadas, a meditação.

Na Casa 9, o pensamento é mais profundo e elevado. Ela mostra a sua capacidade de considerar várias teorias e pontos de vista.

Por meio dela, você inicia uma jornada para descobrir o significado da vida. É onde você irá buscar por algo maior.

É a Casa do debate filosófico, das grandes questões da vida, como “o que eu estou fazendo da minha vida?”, “é isso mesmo que eu quero?”, “o que significa isso tudo?”.

Ao perceber que você faz parte de algo maior, você irá buscar por orientar o mundo para fazer o bem coletivo. É nessa Casa que as tradições serão questionadas e você fará a sua rebelião contra as convicções da sociedade.

Os planetas que estiverem posicionados nessa Casa em seu Mapa Védico irão dizer se você está pronto para incutir nos outros a sua visão pessoal e angariar pessoas para entrar nessa luta pelo bem com você.

Quando os planetas são propícios, há uma abertura para a busca por algo maior. Quando não são, o processo de vida não é plenamente assumido.

Resumindo: a Casa 9 é responsável pela espiritualidade e pela renúncia.

O signo que representa esta Casa é Dhanu, correspondente à Sagitário.

10ª – Dharma Bhava, Casa da Carreira

Por meio da Casa 10, você irá descobrir quais são suas habilidades, vocação, quais profissões mais combinam com você, qual o melhor caminho para construir sua carreira, modo de vida, poder, fama, status.

Ela irá apontar para onde você está indo. Nela está a sua imagem pessoal, autoridade, honra, prestígio e ambição.

A décima Casa é responsável por te ajudar a imprimir sua marca no mundo. Ela indica os seus anseios, não apenas nas questões materiais, mas também nas esferas intangíveis. O grau de motivação que você está disposto a empenhar para conquistar esse sucesso será ditado pelos planetas que estiverem nesse Casa.

O signo que domina esse espaço é Makara, que corresponde ao signo de Capricórnio.

11ª Casa – Labya Bhava, Casa dos Ganhos

É a Casa dos amigos, da esperança e dos desejos. Ela está preocupada com o seu futuro. Ela fala sobre os seus amigos que se relacionam com sua imagem pública. É a consciência social.

Nesta casa, o senso de identidade não é mais individual, mas se estende a um grupo. Esse grupo pode ser tanto a sua família, quanto uma classe profissional, uma tribo ou raça. É aqui que sua consciência social se desenvolve, as regras de governança são revisadas e a mudança é efetuada. Seu grau de adaptação ao convívio em sociedade será mostrado pelos planetas que aqui estiverem.

O signo que representa a Casa 11 é Kumbha, que corresponde à Aquário.

12ª Casa – Vyaya Bhava, Casa das Perdas

Nesta Casa entram as despesas, o exílio, o fim da vida, o desapego, a separação da família. Ela representa o que pensamos da nossa vida e como enxergamos o futuro. Também se refere ao Karma, vidas passadas e assuntos espirituais. É aqui que estão os resultados de ações que você realizou no passado, seja individualmente ou coletivamente.

Os planetas que aqui estão irão indicar o tipo de karma que você terá que enfrentar, como ele pode ser resgatado. Eles também irão mostrar as questões que a sua alma está enfrentando, os impulsos e reações que precisam ser controlados.

Por exemplo, se o Sol estiver na Casa 12, indica que seu karma é referente ao seu pai. Se for a Lua, é referente a sua mãe. Mercúrio indica a mente, Vênus o amor. Marte indica a agressividade, Quíron a mágoa. Urano indica a rebelião, Netuno as ilusões e Plutão, o poder. Saturno sugere uma pesada carga kármica enquanto Júpiter é o excesso.

Resumindo: a 12ª é uma Casa de mistério e segredo.

O signo que representa esta Casa é Meena, correspondente ao signo de Peixes.

Agora que você já conhece o significado das Casas na Astrologia Védica, descubra seu signo indiano e entenda sua personalidade.

Especialistas online

Esotérico Online: Elisa Tarologa

Elisa Tarologa

Taróloga , Sensitiva e Terapeuta

85% Avaliações Positivas

897 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Lua Nova Séfira

Lua Nova Séfira

Cartomante Sensitiva

98% Avaliações Positivas

510 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Taróloga Soniah

Taróloga Soniah

tarologa

95% Avaliações Positivas

228 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Alexandre Nunes

Alexandre Nunes

BARALHO CIGANO, TERAPEUTA HOLÍSTICO

98% Avaliações Positivas

759 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA

Comentários

  • Gratidão pelo trabalho. Sou nova na astrologia…por curiosidade venho observando…😍❤️🙏🏼

    • Ah, Silvia! Assim a gente fica sem graça, haha.
      Muito obrigada pelo carinho e por suas palavras maravilhosas. Isso nos incentiva para que continuem escrevendo mais e mais conteúdos úteis e didáticos.
      Beijos!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *