O que é autoconhecimento e como ele pode mudar a sua vida

O que é autoconhecimento

Você sabia que se conhecer melhor, entender mais sobre como você é, o que o motiva e que pessoas sua personalidade pode influenciar é muito importante em sua vida pessoal, social, profissional e amorosa? Então, aprenda um pouco mais sobre o que é autoconhecimento e seus benefícios no seu dia a dia.

Bem, o autoconhecimento é estudado por muitos e por diferentes aspectos, alguns bem simplistas. Mas, na realidade, ele é algo bem mais complexo e que exige uma atenção maior da parte de quem se interessa em conhecer.

Pensando nisso, hoje preparamos para você um material que vai lhe ajudar a conhecer melhor o que é o autoconhecimento em sua verdadeira forma e definição, quais as personalidades que existem e, ainda, um teste de autoconhecimento para que você descubra qual o seu jeito de ser e como se adaptar melhor a si mesmo.

Vamos lá!

As diversas visões do autoconhecimento

Mas, objetivamente, o que é autoconhecimento?

Na verdade, autoconhecimento, ou conhecimento de si, é algo que especifica como cada ser é em sua individualidade. No entanto, existem diferentes pontos de vista sobre o que é autoconhecimento, há o lado ético e o lado em que ele é visto apenas como objeto de investigação, algo que se busca e que quer se conhecer.

Como objeto de investigação, o autoconhecimento é visto como uma coisa simples: ele é a essência de cada ser humano em sua individualidade. Já, do lado ético, como um filósofo pensaria, ele é o estado que alguém que se encontra para posteriormente ter a oportunidade de ser mestre de si mesmo. Quem se conhece melhor, tem mais condições de detectar e tentar se livrar de uma fase de depressão, por exemplo.

Profundo, não? Afinal, por este ponto de vista, a pessoa se conhece bem melhor, podendo usar essa maestria sobre si mesmo com o objetivo de ser um ser humano melhor no trabalho, na vida social, nos estudos, nas relações amorosas e familiares, entre outros.

Como você deve ter percebido, as duas explicações sobre o que é autoconhecimento se cruzam e se completam ao mesmo tempo, sendo uma apenas uma resposta fixa e a outra um resultado de análise mais aprofundada.

O conceito de autoconhecimento

Agora que você sabe o que é autoconhecimento, vamos observar o conceito de acordo com a linha de pensamento de dois grandes nomes históricos.

Sócrates – O filósofo Sócrates via o autoconhecimento como uma tarefa contínua, e sempre dizia a famosa frase “conhece-te a ti mesmo”. Para ele, devemos sempre estar fazendo uso da auto-análise e partir dela para não nos deixarmos enganar sobre nós mesmos, e nem sobre nossos desejos e aspirações.

Freud – Segundo Freud, através de um estudo mais complexo do cérebro humano, quando estudamos e nos aprofundamos em nosso subconsciente através de terapias psicanalíticas satisfatórias, é possível interpretar quais são as reais motivações humanas, ter um autoconhecimento verdadeiro.

O processo de autoconhecimento: uma jornada interior a seguir

Saber mais sobre si mesmo é uma forma de entender o que é o autoconhecimento e aplicá-lo em sua vida. Isso pode fazer com que você tenha mais capacidade de guiar decisões, planejamentos, organizações e realizações de objetivos e metas de forma satisfatória e com excelência.

É uma maneira, também, de testar sua maturidade para diferentes desafios, como entrar em um novo emprego, iniciar uma faculdade ou até mesmo mudar de país ou sair por aí, para explorar o mundo e fazer novas descobertas sobre si mesmo e os outros.

Saber o que é autoconhecimento não basta. É preciso sabre usar esse processo como a ferramenta principal para que o ser humano consiga mudar seu comportamento e se tornar alguém melhor, você pode viver por aí triste, mas sua personalidade é de alguém feliz e positiva. Então, se você se autoconhecer, vai ser mais fácil se adaptar a si mesmo e viver melhor.

Aqui vão algumas perguntinhas que você pode fazer para si mesmo a fim de se autoconhecer e descobrir, afinal qual o meu lugar no mundo?:

  • O que eu gosto de fazer?
  • O que me faz feliz?
  • Do que eu não gosto?
  • Quais meus objetivos profissionais e pessoais?
  • Quais suas maiores qualidades?
  • Quais os seus principais pontos que precisam melhorar?

Por que é importante conhecer a si mesmo?

Na vida pessoal, para quem consegue conhecer mais de si, as realizações são diversas, como:

  • Repensar as atitudes;
  • Potencializar a coragem;
  • Trabalhar seus pontos negativos;
  • Fortalecimento de suas qualidades;
  • Consciência de suas metas, desejos, objetivos e propósitos.

Na vida profissional, o processo de autoconhecimento verdadeiro pode levar a:

  • Auxiliar-lhe e capacitar-lhe a alcançar os seus resultados;
  • Obter de experiências cada vez mais profundas;
  • Realizar de seus objetivos;
  • Ajudar a sua empresa a crescer mais ainda (e crescer junto a ela, por que não?).

Se você gostou do assunto e passou a entender melhor o que é o autoconhecimento, um bom começo seria fazer uma pausa, olhar para as perguntas que sugerimos e tentar descrever um pouco sobre você.

Isso vai lhe ajudar a desenvolver melhor as suas aptidões e vantagens mentais, sociais e sentimentais.

Este post foi escrito pela equipe da Descubra o Mundo, a maior agência de intercâmbio online do Brasil.

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *