O que são planetas retrógrado? Descubra como interpretá-los em seu Mapa Astral

planetas retrógrados

Você já ouviu falar sobre planetas retrógrados? Aposto que sim. E mais: tenho certeza que você ficou confusa e não entendeu muito bem o que significa. Achou apenas que era algo ruim para o qual você deveria se preparar, não é mesmo?

Por definição, um planeta é retrógrado está se movendo para trás no céu. No entanto, na Astrologia, o significado de um planeta retrógrado é muito mais profundo e complexo do que apenas um movimento aparente.

Em média, temos pelo menos um planeta em movimento retrógrada em cerca de 80% do tempo, e entender o verdadeiro significado, datas e efeitos de cada retrógrado pode ser uma ferramenta poderosa.

Neste artigo, iremos te mostrar os efeitos dos planetas retrógrados em nossa vida, sua conexão com nossas vidas passadas e de quebra você irá descobrir se você tem planeta retrógrado em seu Mapa Astral.

O que são planetas retrógrados?

Astronomicamente, o movimento retrógrado acontece quando a Terra está passando ou sendo passada por outros planetas. Da Terra, temos a impressão de que aquele planeta está se movendo para trás no céu.

No entanto, como os planetas sempre giram em torno do Sol na mesma direção, um planeta aparentemente se movendo para trás é uma ilusão. A aparência do movimento retrógrado ocorre devido à diferença relativa na velocidade.

É algo como quando você está sentado em um semáforo e o carro ao seu lado avança inesperadamente. Instintivamente, você pode se ver pisando nos freios por causa de uma sensação temporária de se mover para trás. É exatamente essa sensação que temos quando os planetas estão mais próximos da Terra.

Em resumo, o movimento retrógrado é um efeito colateral ilusório da proximidade planetária.

E o movimento retrógrado não é simplesmente uma questão de retroceder. Antes e depois do retrógrado propriamente dito, os planetas realizam grandes incursões em looping da eclíptica, onde seu movimento varia tanto na dimensão vertical quanto na horizontal.

Existem oito formas básicas que esses laços assumem, dependendo da relação entre a localização do retrógrado particular e a localização dos nós do planeta (os locais onde a órbita do planeta intercepta a órbita da Terra ou o plano da eclíptica).

Mas para a Astrologia, o que esse movimento significa?

Astrologicamente, quando tentamos entender o significado de um planeta se movendo para trás, a primeira coisa a notar é que é uma ocorrência incomum. A grande maioria do movimento planetário é direto, então direto se torna “normal”.

Na maior parte do tempo, os planetas se movem em movimento para frente, ou relativamente paralelos à eclíptica, que podemos considerar como a estrada principal.

Simplesmente por ser contrário ao fluxo normal, o movimento retrógrado representa uma exceção, ou talvez até um desafio, a esse senso de normalidade.

Mas como os planetas retrógrados se afastam da estrada principal, talvez seja mais apropriado pensar neles como buscadores ou exploradores que percorrem os caminhos celestiais em busca de algo que não está disponível na estrada principal.

Tipos de retrocesso

Por causa das diferentes formas de loop, existem pelo menos oito tipos diferentes de retrocesso para cada um dos planetas.

Durante seus respectivos movimentos retrógrados, Vênus, Mercúrio e Marte se aproximam da Terra mais do que o Sol, penetrando no espaço interior do coração de nosso sistema. Esses movimentos são mais extremos conforme o planeta vai se afastando da eclíptica, o que torna suas formas de loop mais exageradas.

Assim, podemos interpretar os retrocessos de Vênus, Mercúrio e Marte como sendo os mais pessoais, os mais desafiadores e que exigem os maiores ajustes.

Júpiter e Saturno realizam o movimento retrógrado em um terço do tempo. Como possuem formatos das suas alças mais achatados e menos extremos, interpretamos seus movimentos como algo menos pessoal, menos desafiador e que exigem ajustes menores.

Os demais planetas realizam seu movimento retrógrado no espaço exterior do sistema solar. Eles realizam esse movimento com mais frequência, em cerca de 40% do tempo. Por isso que a maioria das pessoas tem pelo menos um deles retrógrado em seu Mapa Astral.

Veja o tempo que cada planeta demora para realizar o movimento retrógrado:

  • Saturno retrograda por 140 dias e permanece parado 5 dias antes e depois.
  • Júpiter retrograda 120 dias é estacionária 5 dias antes e depois.
  • Marte retrograda por 80 dias e está parado 3 a 4 dias antes e depois.
  • Vênus é retrógrado por 42 dias e está estacionário aproximadamente dois dias antes e depois.
  • Mercúrio retrograda por 24 dias e é estacionário um dia antes e depois.

Cada planeta tem sua própria porcentagem de tempo quando deve retrogradar. Eles são:

  • 36,39% – Saturno
  • 30,24% – Júpiter
  • 19,76% – Mercúrio
  • 09,33% – Marte
  • 07,22% – Vênus

Quais os efeitos causados pelos planetas retrógrados?

Quando um planeta é retrógrado, tudo o que ele governa parece que para bruscamente. Quantas vezes o seu computador caiu durante um Mercúrio retrógrado?

Devido a essa influência, muitas pessoas acham a energia do planeta retrógrada problemática, mas não precisa ser. Você pode experimentar sua energia como disruptiva. Será que a ruptura é realmente uma coisa ruim?

Sair do caminho que estávamos traçando não precisa ser perturbador, principalmente se tivermos um plano B. Além disso, reduzir nossas expectativas, entendo que na vida nada é garantido, é muito benéfico.

Como te explicamos, o movimento retrógrado é um efeito colateral da proximidade. Assim, talvez o maior problema que você venha a observar durante um momento em que um planeta está retrógrado seja porque você está muito próximo de alguém, tão próximo que não consegue enxergar essa pessoa objetivamente.

O que fazer nessas horas?

Tome seu tempo! Fique um pouco distante e mude as perspectivas. No final, uma mudança de perspectiva pode te dar acesso a uma oportunidade que você teria perdido de outra forma.

O potencial dos planetas retrógrados é ser flexível, distorcer as coisas, torná-las incertas, ensinar sua mensagem de maneira indireta, ver a vida de uma maneira diferente das outras.

Fazendo isso corretamente, eles podem se fortalecer e se tornar adaptáveis, originais, inovadores e diferentes.

Se você observar os planetas retrógrados por essa lente, talvez esse movimento não seja ruim, mas sim transformador.

O indivíduo pode lidar com a qualidade de seus planetas retrógrados de uma maneira positiva ou pode usar seu potencial de maneira totalmente negativa. A essência está lá para fazer o bem ou o mal no planeta, mas cabe ao indivíduo usar isso da maneira certa.

Planetas Retrógrados no Mapa Astral

O planeta retrógrado no Mapa Astral mostra que você precisa desviar-se da norma de tempos em tempos. A maioria das pessoas tem dois ou três planetas retrógrados no Mapa Natal.

Com Mercúrio, Vênus ou Marte retrógrados, pode haver um foco na vida interior. A pessoa pode ter uma tendência a perceber as coisas muito subjetivamente em relação aos assuntos daquele planeta.

Com Júpiter e Saturno retrógrados, a pessoa pode se sentir fora de sintonia com a cultura dominante ou com um desejo intenso de efetuar mudanças na sociedade.

Os planetas exteriores retrógrados podem significar forças geracionais ou transculturais na vida de uma pessoa, fazendo com que se sintam um pouco fora de sintonia com as tendências atuais.

Mais de três planetas retrógrados são relativamente raros e significam uma pessoa que pode estar em grande medida fora de sintonia com o mundo ao seu redor – e fortemente dedicada a encontrar seu próprio caminho na vida.

Planetas Retrógrados e Reencarnação

Planetas retrógrados são energias dirigidas para dentro. Ao invés de sair de você para os outros, essas energias entram em seu eu interior, suas vidas e traumas passados, repetindo-os inúmeras vezes. É como se você repetisse um evento em sua mente várias vezes para analisá-lo novamente e aprender mais com ele.

Planetas retrógrados estão ligados a traumas específicos ou eventos de aprendizado de suas vidas passadas que causaram tanto impacto que você quer revisá-los novamente e extrair o máximo de aprendizado possível deles.

O planeta que está retrógrado em seu Mapa Astral pode indicar que tipo de trauma ou evento você experimentou em vidas passadas. Confira abaixo:

  • Mercúrio – talvez em suas vidas passadas você tenha abusado de seu poder, análise lógica e comunicação e tenha causado danos a um grande grupo de indivíduos.
  • Vênus – Possivelmente em seu passado, você e sua alma gêmea foram separados por forças além de seu controle e você nunca aprendeu a ter um relacionamento maduro. Se você nunca aprendeu o que é amor-próprio, amar o outro também não é possível.
  • Marte – Talvez em sua vida passada você foi um bandido, soldado ou escravo. Ou seja, alguém de poder físico significativo que serviu um mestre ou rei. Provavelmente, seu mestre fez você realizar atrocidades contra sua vontade, que prejudicaram um grande número de pessoas. Você seguiu as ordens cruéis de seu mestre, mas sua consciência interna o acusa.
  • Júpiter – Em suas vidas passadas, você deixou a sociedade, seja pela força ou por escolha, por seguir crenças espirituais não convencionais. Talvez você fosse uma bruxa ou uma sábia. Assim você aprendeu a manter suas crenças espirituais dentro de você por medo de perseguição. Isso é ruim, pois o ciclo tem que ser completo. Se você aprendeu algo de alguém, você deve passar para os outros, para que seu equilíbrio interno seja alcançado.
  • Saturno – Em suas vidas passadas, você talvez tenha sido escravizado, torturado e abusado por seus mestres. Você nunca aprendeu a falar sobre a injustiça que está sendo feita com você. Você trabalhou como escravo, dominado, intimidado e sem identidade. Você está preso nesse ciclo viscoso e agora precisa aprender a sair de uma mentalidade servil.
  • Urano – Em vidas passadas você causou estragos na vida de um grande grupo de pessoas liderando rebeliões. Suas revoltas lideradas tiveram sucesso. No entanto, em seguida, a perda do estabelecimento arruinou a vida de vários indivíduos. Este é o trauma que você está carregando. Você não pode continuar experimentando revoluções.
  • Netuno – Você, em suas vidas passadas, fugiu da responsabilidade. Você ainda está evitando esta lição de viver e funcionar no mundo real.
  • Plutão – Em suas vidas passadas, há um trauma em que você foi culpado, feito um bode expiatório e punido por algo que você talvez não tenha feito. Você estava sozinho na recepção e toda a comunidade foi contra você.

Como saber se tenho planeta retrógrado

Para saber se você tem um planeta retrógrado, você precisa fazer o seu Mapa Astral. Para isso, basta clicar aqui e preencher os seus dados. Você recebe seu Mapa Astral completo em seu e-mail em apenas alguns minutos.

Com ele, você irá descobrir as principais características do seu signo, ascendente, como a Lua, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno influenciam suas atitudes no amor, no trabalho, casamento, vida em sociedade, os carmas, suas vocações e projetos futuros.

Os planetas retrógrados são marcados no seu Mapa Natal por R ou Rx. Marte R ou Júpiter Rx indicam que esses planetas estavam retrógrados no momento do gráfico.

Se você quer realmente se conhecer melhor e se aprofundar na leitura de um Mapa Astral, faça o nosso curso “Interpretando o seu Mapa Astral”. Nele, você irá aprender:

  • O que representa cada um dos 12 signos e quais são suas particularidades;
  • O trânsito planetário entre os signos e as casas zodiacais e como esse trânsito influencia as diversas áreas da sua vida;
  • Qual área cada casa representa na sua vida;
  • Pontos chaves do Mapa Astral que revelam traços da sua personalidade, como Ascendente e Meio do Céu e muito mais.

O melhor é que estamos com diversas promoções. Se você comprar o curso AGORA, você ganha:

  • Seu Mapa Astral completo gratuitamente;
  • 20% de desconto em consulta via chat com um Astrólogo;
  • Materiais diversos em PDF que complementam as videoaula.

Entenda mais sobre o curso no vídeo abaixo.

Especialistas online

Bruxo Juan Del Mar

Oraculista

100% Avaliações Positivas

252 Consultas

R$4,49 por min. R$2,18 por min.

CONSULTAR AGORA

Cartomante Flor

Cartomante Sensitiva

95% Avaliações Positivas

367 Consultas

R$4,49 por min. R$2,18 por min.

CONSULTAR AGORA

Eva Melikk

Taróloga

99% Avaliações Positivas

999 Consultas

R$4,49 por min. R$2,18 por min.

CONSULTAR AGORA

Oraculista DonJulio

oraculista mago medium psicanalista

99% Avaliações Positivas

1498 Consultas

R$4,49 por min. R$2,18 por min.

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *