Como anda sua autoestima?

A definição de autoestima na psicologia é uma avaliação subjetiva que faz de si mesma, podendo ser positiva ou negativa. Ou seja, o quanto gosta de si mesmo exatamente como você é.

Ela envolve vários fatores emocionais, de personalidade e contexto social. Se uma pessoa está inserida em um círculo, seja familiar, profissional ou amoroso, onde sempre é criticada, certamente sua autoestima vai ser baixa. Já se for sempre elogiada e estimulada, ela será elevada, consequentemente alguém mais confiante e feliz.

Porém, algumas pessoas não conseguem elevar seu amor-próprio mesmo em ambientes propícios, e acabam se sentido mal por isso, sem perceber que não é sua culpa, podendo estar apenas deprimidos ou “doentes da alma”.

Por isso, separamos nove dicas de como melhorar sua autoestima sem precisar mudar drasticamente sua rotina, cidade ou emprego. Apenas praticando diariamente pequenas atitudes e pensamentos para se transformar de dentro para fora.

9  dicas de como melhorar sua autoestima

  1. Não ache que todos querem te prejudicar ou que o mundo é um lugar ruim, cheio de pessoas maldosas. Existem outras tantas com a alma boa que podem te ajudar. Por isso, pratique o bem sem ver a quem.
  2. Acorde todos os dias com o pé direito e com o pensamento em: “Meu dia vai ser maravilhoso e estou me sentindo fabulosa!” Essa boa energia que vem de dentro simplesmente transborda, contagiando o ambiente e as pessoas ao seu redor.
  3. Seja autocrítica, mas não muito! Problemas com dinheiro ou relacionamentos você provavelmente terá pelo menos um deles. Por isso, se estiver passando por algum, faça algo para mudar e não fique apenas pensando no que pode fazer! Se quiser, peça uma ajudinha para as simpatias de amor ou dinheiro.
  4. Saia da casa ou convide um amigo para passar à tarde com você. A convivência com outras pessoas faz bem para alma, você pode se divertir, trocar ideias e se tornar alguém mais sociável com a autoestima elevada.
  5. Enfrente seus medos! Comece aos poucos com os mais simples, evoluindo até os mais complicados. Você irá perceber que depois que conseguir se livrar um a um, sua vida será bem mais leve e sem limitações. Acredite, você só terá sucesso se tentar!
  6. Proponha-se a fazer aquilo que faz bem e que gosta, essa prática eleva sua autoestima, porque mostra que você é capaz de fazer algo e deixar alguém feliz.
  7. As pessoas que estabelecem objetivos tem mais sucesso ao longo das suas vidas, comparativamente aos que não os estabelecem. Ao definir metas claras e práticas, você tem um alvo em direção ao qual se pode movimentar.
  8. Pergunte a si mesma: Como posso fazer o outro se sentir bem? Seja uma gentileza, elogio ou simplesmente uma mão estendida. Você pode se surpreender como a gratidão ilumina vidas e faz uma corrente do bem.
  9. Motive-se diariamente! Leia algo inspirador, ouça uma boa música e se energize para estar sempre motivada a ir atrás dos seus objetivos.

Para que serve a autoestima?

Quanto mais elevada a autoestima da pessoa, mais ela será capaz de lidar com os problemas que fazem parte da vida, como: acabar um relacionamento ou ser demitida, superando de uma forma mais tranquila e equilibrada. Sem desesperar!

Acreditar em si mesma e no seu potencial é a melhor arma que você tem. Nunca se esqueça disso.

Lembre-se: Energia positiva atrai mais positividade, por isso, comece a praticar nossas dicas agora e certamente colherá bons frutos mais cedo do que ficando parado.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online