O que Gandhi quis dizer com “seja a mudança que você quer ver no mundo”?

Mahatma Gandhi foi líder do movimento pela independência da Índia e ficou conhecido por ser uma pessoa iluminada, pois praticava a não violência. Ele acreditava que era possível mudar o mundo sem ter que pegar em armas e ferir outros seres humanos, animais e destruir cidades. Uma de suas frases mais conhecidas é: “seja a mudança que você quer ver no mundo”, mas o que ele quis dizer com isso?

 Você concorda que existe muita coisa errada no mundo? Injustiças, corrupção, falta de amor ao próximo, desrespeito com o planeta e com a natureza? Você está certa! Estamos cada vez mais egoístas, preocupadas com nossos umbigos e ignorantes das necessidades alheias. O que você faz para mudar esta situação?

Por que seguir o lema: seja a mudança que você quer ver no mundo?

Um dia um amigo me disse que gostaria de ir à África fazer trabalho voluntário ou até abrir uma ONG. Eu respondi que achava a ideia ótima, mas que ele deveria começar pequeno, fazendo pequenas mudanças no seu dia a dia para melhorar a qualidade de vida de quem o rodeia.

É isso que a frase significa. Você deve agir de acordo com o que acredita. Está cansada de corrupção, mas quando precisa, dá aquele jeitinho para resolver alguma situação?

Fala que precisamos diminuir a pobreza no mundo, mas ignora quem pede ajuda?

Quando você começa a agir como a mudança que gostaria de ver nos outros, o seu mundo começa a mudar. Você melhora a vida de pessoas próximas, seja ajudando um amigo, reciclando o lixo, cuidando de um animal abandonado ou simplesmente sendo honesta em suas atitudes.

Outra frase famosa e verdadeira é: pense globalmente, atue localmente.

A grande mudança de que o mundo precisa começa dentro de cada um de nós, em nossas mentes e nossos corações. Você passa a irradiar um brilho diferente, os outros percebem, são tocados por ele e modificados. Sempre que achar que algo está errado a sua volta, lembre-se da frase e seja a mudança que você quer ver, de verdade. O mundo vai mudar atrás, mas nada vai acontecer se nós continuarmos agindo e pensando como antigamente, emanando a energia destrutiva que estamos acostumadas.

Cobre mudanças dos governos, dos vizinhos e familiares, mas antes de tudo, perceba o que você está fazendo para mudar a situação. Comece por aí e veja o resultado refletido na sua comunidade!

Leia também:

Aprenda a aplicar o Feng Shui em casa

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *