
Nós, seres humanos, somos livres ou predestinados? Até que ponto ditamos nossos destinos? Será que temos mesmo livre-arbítrio?
É fato que a imensa maioria das pessoas se preocupa diariamente com o futuro. Afinal de contas, quem é que não tem dúvidas sobre o próprio destino? Quem não fica idealizando o dia de amanhã, seja para uma entrevista, um encontro amoroso, um almoço de negócios?
Todas essas questões convergem para um conhecido conceito filosófico e religioso: o famoso e quase sempre controverso carma. Mas você sabe realmente o que é carma?
Qual o significado de carma?
O sentido literal da palavra é ação.
Carma é um termo presente em várias culturas e religiões, como budismo, hinduísmo e espiritismo. Se fossemos traçar um paralelo científico, ele seria como a famosa lei física da ação e reação. Transpondo isto para o campo espiritual, significa que todas atitudes de um indivíduo geram consequências, nesta ou em outras vidas.
A lei do carma, comumente conhecida como justiça celestial, funciona assim: todo bem ou mal que tenhamos feito numa vida irá nos trazer consequências boas ou más futuramente, seja nesta ou em outras existências que estão por vir.
Mas qual a finalidade do carma? Ao contrário do que muitos pensam, não é a mesma coisa que destino, não implica em determinismo e não está necessariamente ligado a sofrimento.
O carma e a evolução do espírito
Como vimos, é uma espécie de dívida que os espíritos adquirem ao longo de suas existências. E todos, no decorrer de seus caminhos evolutivos, passam por sucessivas reencarnações, a fim de resgatar essas dívidas cármicas e seguir a caminhada rumo à perfeição.
Antes de reencarnar, o espírito é amparado por guias que o ajudam a planejar a próxima existência. Neste planejamento, ele tem o livre-arbítrio para escolher determinadas situações pelas quais quer passar e que irão contribuir para seu aprendizado e aperfeiçoamento.
É importante ressaltar que nem Deus nem os guias espirituais interferem nessas escolhas. Ou seja, o espírito tem total liberdade de escolher suas provações, de acordo com aquilo que ele está disposto a se submeter e desde que se sinta preparado.
Entender isso é a chave principal para compreendermos o que é carma. É impossível mensurar a imensidão do amor de Deus por todos nós, e ele de maneira alguma deseja que nós soframos, pelo contrário, nos dá infinitas chances de compensar nossas falhas, compreender nossos erros, perdoar e sermos perdoados.
É raro lembrar-se de eventos ocorridos em encarnações anteriores, mas com terapias de vidas passadas é possível reviver algumas memórias e superar certos traumas que nos impedem de sermos felizes: conheça mais detalhes sobre o tarot de vidas passadas (Pvi6) e a terapia de hipnose e regressão (Pvi5).
Comentários
Rainha Maria Padilha obrigado pela graça recebida eis maravilhosa….
Qual o especialista que orienta e vê sobre carma de vidas passadas? Preciso pra minha filha, obrigado.
Muita carma nessa hora sô!!! Também temos memória curta e memória longa…ara
porque tenho certeza de conhecer certos lugares que sei que nunca estive?
Por que sinto saudades de um tempo desconhecido?
Como faço para descobrir que tenho um carma contrário no passado.
Como faço para descobrir o que eu fiz na vida passada? Porque eu tenho um carma.
Como faço para descobrir o que eu fiz na vida passada? Porque eu tenho um carma.
Todo mundo tem carma ou só os piscianos?
Como faço para descobrir o que eu fiz na vida passada? Pq eu tenho um carma.
Como faço para descobrir o que eu fiz na vida passada? Pq eu tenho um carma.