Runa Eihwaz – A força por trás do crescimento e da evolução

runa-eihwaz
11.468

Décima terceira runa e parte do segundo Aett do Futhark Antigo, a runa Eihwaz é um símbolo de transformação e renovação, que remove o que já não é mais benéfico ou em bom estado, dando espaço para o novo.

A runa, também chamada de Eoh, representa o som “Ei” e está associada ao teixo, uma árvore resistente, porém tóxica. Por ser uma runa simétrica, a runa Eihwaz não pode ser invertida.

Continue com a gente para descobrir mais sobre os simbolismos e significados da runa Eihwaz!

Simbologias da runa Eihwaz

runa-eihwaz
Imagem: zukunftsblick

A runa Eihwaz é riquíssima em detalhes e simbologias, e é importante conhecê-las para entender seu significado. De forma geral, essa é uma runa poderosa, que simboliza vida, morte e renascimento, resistência e paciência, proteção e regeneração.

O poder da runa Eihwaz consegue conectar a mortalidade do físico e a imortalidade do espiritual: nessa visão, a expressão da vida continua após a morte em uma nova vida que renasce; a morte, assim, é apenas um estágio de um ciclo e enxergá-la dessa forma é uma maneira de perder o medo e aceitar sua existência.

Ela também simboliza a coragem e a força para assumir riscos e continuar em seu caminho até atingir seus objetivos. A runa Eihwaz é a resistência para superar os desafios da vida: por mais que o processo seja repleto de sacrifício e sofrimento, o resultado será amadurecimento e sabedoria.

Confira em detalhes outras simbologias dessa runa!

Quer entender melhor o que são runas e como elas podem ser usadas? Assista ao vídeo!

Runa Eihwaz e o teixo

A principal simbologia dessa runa é com o teixo, uma árvore que simboliza resistência, morte e vida eterna, já que consegue resistir aos invernos mais severos, persistindo até a volta da primavera. A árvore, desde a casca até seus frutos, é extremamente tóxica; por isso, ao mesmo tempo que simboliza persistência, vida e imortalidade, também é um símbolo da morte.

O teixo também tem uma relação forte com proteção, já que guerreiros usavam sua madeira para confeccionar seus arcos. Além disso, amuletos e talismãs também eram feitos a partir dessa árvore.

Para continuar prosperando, o teixo se regenera e multiplica a partir dos galhos que tocam o chão e criam raízes ou de sua parte interna apodrecida; assim, o teixo representa o poder de regeneração.

Por fim, a resina do teixo é de coloração avermelhada; árvore com rachaduras aparentam estar sangrando: há, assim, uma relação com o sangue menstrual e a gestação.

Runa Eihwaz, Yggdrasil e coluna vertebral

Yggdrasil é a Árvore da Vida na Tradição Nórdica, representando o cosmo multidimensional e abrigando e interligando os nove mundos; suas três raízes representam a dimensão dos deuses, a dimensão dos homens e a dimensão dos mortos.

Assim como Yggdrasil sustenta os nove mundos, a coluna vertebral sustenta o corpo: a coluna possui 24 vértebras, assim como há 24 runas no Futhark Antigo. A coluna também abriga os sete chakras principais e, em conjunto com dois outros chakras, relaciona-se mais ainda à Árvore da Vida.

Interpretações da runa Eihwaz

Em um jogo, a runa Eihwaz indica mudança e transformação: pode ser que um começo ou um fim de um relacionamento, situação ou pessoa, ou o retorno de alguém ou algo do passado. Assim como A Morte no tarot, essa runa anuncia uma grande mudança que, pode parecer incerta no começo, mas será possível perceber que ela é necessária.

Ela também pode indicar um teste de resistência perigo que está prestes a acontecer, podendo acontecer de fato ou não. Há um prenúncio de atraso quando a runa Eihwaz aparece no jogo, mas ela aconselha a ter paciência e persistência para lidar com essa situação.

Apesar de significar morte, o aparecimento da runa Eihwaz em uma leitura não significa que necessariamente haverá uma morte. No entanto, se acompanhada de runas negativas ou invertidas, alguém próximo pode vir a falecer, ou no mínimo haverá influência de energias negativas vindas de pessoas que abusam de álcool ou drogas, ou têm um comportamento obsessivo.

Sendo uma runa de proteção, a Eihwaz dá um empurrão para assumir riscos e não desistir dos sonhos até que sejam alcançados. 

No amor, essa runa indica uma união que traz crescimento e amadurecimento para as duas partes no relacionamento. 

Um dos conselhos trazidos por essa runa é que devemos lidar com os problemas com calma e antecedência, antes que eles se tornem grande demais. Ela também aconselha a avaliar nossas expectativas e aceitar nossas limitações, evitando, assim, frustrações.

Devido ao seu formato, não é possível interpretar a posição invertida da runa Eihwaz.

Quer saber como as runas podem te orientar e ajudar a caminhar melhor em sua vida? Converse com os especialistas do Astrocentro!

Como usar a runa Eihwaz

O uso principal da runa Eihwaz, assim como os arcos feitos do teixo, é de proteção: ela auxilia na defesa física e mental e, em combinação com outras runas de proteção, melhora autodefesa e pode ser usada como runa base, servindo como escudos ou amuletos.

A runa Eihwaz pode servir como uma ajuda para superar obstáculos e desafios, dando força, coragem e confiança em nossas atitudes.

Durante a meditação, essa runa pode ser usada como guia para descobrir influências de vidas passadas no presente e outros detalhes sobre o passado.

Por ser uma runa relacionada à vida, morte e renascimento, a runa Eihwaz pode ser usada, com cautela, para entrar em contato com outros planos.

Gostou de conhecer os significados da runa Eihwaz e ficou curiosa para saber mais? Confira os significados de outras runas:

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online