Runas Futhark – Conheça o alfabeto nórdico e descubra o significado de cada runa

significado das runas futhark
36.764

As runas Futhark formam um oráculo milenar utilizado pelos povos nórdicos, trazendo mensagens de previsão do futuro e orientação em diversos aspectos da vida, desde conselhos sobre colheitas e guerras, até avisos sobre saúde. 

Os significados das runas auxiliam o consulente não apenas em sua busca pelo autoconhecimento, mas também em momentos de dúvida, onde a orientação desse oráculo é essencial para saber como agir. Os significados das pedras variam de acordo com sua posição e com as runas estão à sua volta. 

Confira mais sobre o que são runas no vídeo:

A origem das Runas Nórdicas

Não se sabe exatamente de onde e como o alfabeto Futhark se originou. A origem das runas antigas Futhark é envolta em mistério e suposições. Inclusive a palavra runa, em termos saxões, quer dizer “sussurro misterioso”. Isto porque sugere a transmissão oral e sagrada de um conhecimento ancestral, uma iniciação secreta à magia. Assim, apesar de ser um alfabeto, as runas Futhark são também um sistema simbólico espiritual, através do qual sacerdotes ensinavam seus segredos.

O significado das runas Futhark está relacionado a muitos símbolos e deuses nórdicos, mas há teorias de que houve intervenção na formação do alfabeto Futhark por povos isolados latinos, gregos e romanos.

O alfabeto Futhark

O alfabeto Futhark Antigo é composto por 24 runas e uma 25ª runa branca, denominada Wyrd. Seu nome deriva das seis primeiras runas que o compõem: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho e Kenaz. As runas são usadas até hoje como um oráculo, ou seja, uma ferramenta que dá respostas e/ou orientações sobre o futuro em diversos aspectos.

Esse alfabeto é dividido em três conjuntos de oito runas cada, chamados Aettir, palavra que significa “família” ou “tribo”. Cada Aett reúne runas com significados semelhantes e é regido por um par de deuses.

Primeiro Aett

Regido pelos deuses da fertilidade Frey e Freyja, esse Aett está relacionado ao material e às qualidades que devem ser adquiridas pelo indivíduo. Esse conjunto representa a criação da ordem a partir do caos e os elementos básicos que a compõe, como fogo e gelo. Fazem parte deste Aett as runas Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Kenaz, Gebo e Wunjo.

Segundo Aett

Os deuses guardiães responsáveis por esse Aett são Heimdall e Mordgud, e este é o conjunto que rege as emoções, descrevendo a superação de obstáculos, as recompensas do trabalho, os conflitos internos e o caminho para o sucesso. Deste Aett, que descreve as forças que desorganizam e destroem, mas que também dão abertura a um novo ciclo, fazem parte as runas Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Perth, Algiz e Sowilo.

Terceiro Aett

O terceiro e último Aett está voltado para as questões mentais e espirituais, esclarecendo o que o indivíduo deve melhorar para alcançar a iluminação e a auto suficiência: trata sobre a evolução do homem. Regido pelas por Tyr e Ziza, este Aett é composto pelas runas Tiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Othala e Dagaz.

Entenda como o jogo de runas funciona no vídeo:

O significado das runas

Existe um significado espiritual e um significado mundano em cada uma das runas, sendo que o significado ligado ao material é essencial para interpretar os lançamentos.

É importante saber que cada runa pode possuir ou não uma posição invertida, que refere um significado diferente quando lançada. Geralmente, os significados das runas em posição invertida são opostos aos significados em posição reta. É importante notar que, devido ao seu formato, nem todas as runas podem ser interpretadas em posição invertida.

Confira abaixo os significados das runas, mas não deixe de conferir o post completo sobre cada uma!

  • Runa Fehu: na posição reta, indica realizações, riqueza e bem-estar; quando invertida, essa runa prevê perdas e dificuldades para concretizar planos.
  • Runa Uruz: é runa do fechamento de ciclos e de novos começos, do potencial e da força de vontade; invertida, indica medo das mudanças e possibilidade de contratempos.
  • Runa Thurisaz: representando a força do caos, é uma runa de proteção, sacrifício e direcionamento de poder para agir; invertida, indica conflitos, ansiedade e desgastes.
  • Runa Ansuz: simbolizando a ordem, essa runa representa a voz do deus Odin e está ligada à comunicação; invertida, é sinal de desentendimento e falta de comunicação.
  • Runa Raidho: é a runa do movimento e das viagens, tanto físicas quanto espirituais; invertida, é sinal de obstáculos no caminho ou um caminho completamente errado em busca de nossos objetivos.
  • Runa Kenaz: runa do fogo criativo, indica a capacidade de transformar ideias em realidade; invertida, é sinal de imprudência e perdas na vida pessoal, afetiva ou profissional.
  • Runa Gebo: simbolizando união e suporte mútuo, é um sinal de período de liberdade e de relações harmoniosas; devido ao seu formato, não há interpretação de posição invertida.
  • Runa Wunjo: runa realizadora de desejos, está ligada à alegria, ao descanso e ao sucesso; invertida, é um sinal de conforto demais, um conforto negativo.
  • Runa Hagalaz: uma runa bem negativa, ligada ao poder destrutivo da natureza, também é conhecida como Runa-Mãe, pois possui a base para todas as outras runas; essa runa é simétrica, ou seja, não possui posição invertida.
  • Runa Nauthiz: é um prenúncio de dificuldades e atrasos; há quem diga que não há interpretação dessa runa em posição invertida, mas desse modo, indica que a situação não pode ficar pior.
  • Runa Isa: runa neutra que não possui forma invertida, simboliza gelo e significa preservação, proteção e resistência.
  • Runa Jera: energia da lei de causa e efeito, é símbolo de justiça, cautela e equilíbrio; é sinal de questões jurídicas ou relacionadas à lei e não possui posição invertida.
  • Runa Eihwaz: runa de transformação e renovação, de resistência e coragem para assumir riscos e ir atrás dos objetivos; não possui posição invertida.
  • Runa Perth: trazendo sorte e ajudando a atingir objetivos, é uma runa ligada ao destino pessoal de cada um; invertida, é sinal de como o destino afeta negativamente nossas vidas.
  • Runa Algiz: uma runa de proteção, indica novas oportunidades e relacionamentos; invertida, é sinal de vulnerabilidade, enganos e decepções.
  • Runa Sowilo: representando a energia e o poder do sol, é a runa do sucesso, da ambição e do propósito da alma; não possui posição invertida.
  • Runa Tiwaz: runa da natureza competitiva e que indica sucesso nas disputas; invertida, é sinal de desmotivação e falta de coragem e lealdade.
  • Runa Berkana: runa de fertilidade e recomeço, indica resultados que podem ser alcançados; invertida, é sinal de conflitos, principalmente familiares.
  • Runa Ehwaz: runa da colaboração e das mudanças, traz harmonia para todo tipo de relacionamento; invertida, seu significado não é muito negativo, mas pode indicar bloqueios e desentendimentos a caminho.
  • Runa Mannaz: runa do entrosamento entre pessoas, da vida social; quando invertida, é sinal que não há apoio vindo do grupo do qual faz parte.
  • Runa Laguz: ligada ao elemento água, é uma runa de fluidez e intuição; invertida, significa excesso de imaginação, estar no mundo da lua.
  • Runa Inguz: runa do potencial de realização, é sinal da passagem para um estágio melhor, da possibilidade de mudança positiva; não aceita posição invertida.
  • Runa Othala: representando herança ancestral, controla tudo relacionado à propriedade; invertida, é indicação de atrasos, problemas familiares ou problemas que não são resolvidos com dinheiro.
  • Runa Dagaz: runa da fé e da esperança, é sinal de fechamento de um ciclo e o começo de um novo; sem possuir posição invertida, indica que mudanças estão a caminho.

Saiba como consultar as Runas Antigas

As runas Futhark são mais que um simples alfabeto milenar, são também uma ferramenta esotérica, um oráculo que irá lhe servir como um guia espiritual.

Para saber o significado das runas Futhark de forma aprofundada e saber interpretá-las, deve-se ser dotado de uma grande intuição, possuir espiritualidade aguçada e estar em sintonia com você e com o outro.

Os especialistas do Astrocentro são experientes e estão capacitados para tirar suas dúvidas e transmitir as mensagens dos oráculos. Converse com nossos esotéricos especialistas em runas e receba orientações sobre amor, saúde, vida profissional e muito mais!

As consultas podem ser feitas por telefone, email ou chat, e você sabe o valor que será cobrado antes mesmo de conversar com os esotéricos.

consultar runas online

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online