Como funciona a numerologia pitagórica? Aprenda a calcular

numerologia pitagórica

A numerologia pitagórica é a principal vertente usada na região ocidental para estudar o significado dos números. É por meio dela que se revelam os conceitos e influências dos números em nossas vidas e no universo.

As vibrações cósmicas da numerologia permitem descobrir os melhores caminhos e as devidas orientações para seguir uma vida mais plena e feliz. O autoconhecimento e a harmonia são duas palavras-chave para quem deseja desvendar o significado dos números por trás de seu nome.

Continue lendo para saber em detalhes o que é numerologia pitagórica, como ela funciona e descubra como pode ajudar você!

O que é numerologia pitagórica?

A numerologia pitagórica é o estudo dos números que podem ser analisados para interpretar suas influências em nossas vidas. Esses números podem revelar vibrações cósmicas e fornecer orientações que nos ajudem a trilhar o caminho certo de acordo com nosso destino.

Como o próprio nome já dá a entender, a numerologia pitagórica é baseada nos fundamentos matemáticos de Pitágoras, que viveu na Grécia antiga em 600 AC. Ele é considerado o “Pai da Numerologia moderna”.

Cada número da numerologia de Pitágoras carrega significados e símbolos próprios. Quando desvendados, esses números nos ajudam a traduzir os mistérios de nossa própria existência.

Na numerologia pitagórica, cada número possui um valor metafísico de grande significado. É como se fossem mensagens que revelam características internas de cada pessoa. Por sua vez, essas podem influenciar e apontar vários aspectos do destino de cada uma.

Como a numerologia pitagórica pode te ajudar?

Antes de você aprender como calcular o seu número de acordo com a tabela de numerologia pitagórica, é interessante compreender como exatamente

A soma dos números em sua data de nascimento (chamado de número da primeira impressão) e a soma dos números obtidos a partir das letras do seu nome (chamado de número da expressão) possuem vibrações inter-relacionadas.

A questão é que esses números mostram uma grande quantidade de características pessoais. É possível explorar desde o propósito de vida, relacionamentos amorosos, combinação de nomes, dons e talentos para carreira e trabalho, o que o motiva, entre muitos outros.

O significado dos números na numerologia de Pitágoras podem ajudar também a determinar o melhor momento para grandes mudanças e atividades da vida.

Quer saber a melhor hora para investir? Quando você deve se casar segundo a numerologia? Ou para qual data marcar aquela sua viagem dos sonhos? Talvez para mudar de emprego ou até mesmo de endereço…

Com todas as informações de um indivíduo ou até mesmo de uma empresa, como o nome completo da certidão, razão social, data de nascimento ou data de fundação, é possível realizar um mapeamento numerológico.

A data de nascimento registra, dentre outras coisas, como vai ser a vida prática da pessoa, indicando os melhores momentos, os níveis de desafios e os testes a serem enfrentados. É possível até calcular a numerologia para na gravidez.

Algumas pessoas gostam de fazer só a numerologia do próprio nome, que revela os seus traços mais marcantes, além de identificar seu grau evolutivo.

Porém, o ideal é fazer um mapeamento completo, pois você tem uma visão geral de todos os aspectos. Qualquer aspecto analisado através da numerologia pode ser útil para o entendimento de si mesma e do que será encarado pela frente.

Como funciona a numerologia pitagórica?

A vertente pitagórica da numerologia entende que os números de 1 a 9 são os mais próximos da divindade, pois são considerados puros e originais, sendo chamados de elementares.

Os demais números são originados da combinação desses 9. Ao fazer a redução em uma operação numerológica pitagórica, todos os números duplos, com exceção do 11 e do 22, são decompostos até restar um só algarismo, que será um número elementar.

Essa redução é a simplificação de um método criado por Pitágoras para compreender a essência e o significado dos números na numerologia.

Nós explicaremos com detalhes esse cálculo mais abaixo no texto, para você aprender e fazer você mesma!

Para a numerologia de Pitágoras, todas as coisas podem ser transformadas em números e todas as experiências da vida estão contidas nos números de 1 a 9. Eles são como princípios místicos de evolução e das situações vivenciadas.

Cada número representa uma área da experiência humana e cada letra da tabela numerológica pitagórica corresponde a um número. Segundo os estudos de Pitágoras, os números são essências físicas e etéreas de tudo que há no universo e trazem características próprias.

Como fazer a numerologia pitagórica do nome?

O número que representa seu nome revela suas potencialidades, pontos fortes e o destino em relação a essas capacidades. Vamos aprender a fazer o cálculo da numerologia?

Veja abaixo a tabela de numerologia pitagórica:

123456789
ABCDEFGHI
JKLMNOPQR
STUVWXYZ
Tabela de Numerologia Pitagórica

No sistema pitagórico, é importante analisar os aspectos do seu nome completo dado no momento do seu nascimento. Isso porque ele estabelece a energia que você impactou no mundo quando chegou aqui.

Ou seja, será preciso usar cada vogal e consoante de seu nome e sobrenomes que você tenha. Então, pegue papel e caneta e vamos aos cálculos!

Para começar, é necessário somar todas letras do nome, até que ele se torne uma unidade. Isso é regra, a não ser que o resultado da soma dê 11 ou 22, pois esses dezenas contém o próprio significado.

Vamos dar o exemplo de numerologia pitagórica usando o nome “Maria de Souza”. De acordo com a tabela, temos ao seguinte combinação: M = 4, A = 1, R = 9, I = 9, A = 1, D = 4, E = 5, S = 1, O = 6, U = 3, Z = 8, A = 1.

Somando todos esses números, temos o resultado 52. No entanto, precisamos que ele se torne uma unidade, então somamos o 5 com o 2. Desta forma, precisamos fazer uma última soma: 5 + 2 = 7.

Ou seja, a numerologia pitagórica do nome Maria de Souza é 7.

Assista ao vídeo abaixo para mais detalhes sobre como calcular a numerologia do seu nome!

O que significam os números na numerologia pitagórica?

O significado dos números na numerologia pitagórica, quando desvendados, podem ajudar também a determinar o melhor momento para grandes movimentos e atividades da vida, como decidir quando investir, quando se casar, quando viajar, quando mudar de emprego ou de endereço.

Assim, podemos realizar um mapeamento numerológico de uma pessoa ou de uma empresa, a partir do nome completo de certidão, razão social, data de nascimento ou data da fundação.

Ou ainda revelar os traços mais marcantes da personalidade de uma pessoa através de seu nome, além de identificar seu grau evolutivo.

A data de nascimento registra, dentre outras coisas, como vai ser a vida prática da pessoa, indicando os melhores momentos, os níveis de desafios e os testes a serem enfrentados.

Numerologia Pitagórica – Número 1

O significado do número 1 na Numerologia pitagórica representa uma pessoa que sabe tomar iniciativa e tem uma ótima liderança, força e ambição.

Também é o número indicador da coragem, da independência, da individualidade e das realizações. Aliás, é tido como o principal número para principiantes, ou seja, para aqueles que estão começando em ciências esotéricas.

Numerologia Pitagórica – Número 2

A pessoa que apresenta a numerologia de nome com o número 2 é gentil e delicada. Ela apresenta uma passividade que a faz ser discreta e harmônica, demonstrando alta capacidade de sentir empatia e ser paciente.

É alguém que se preocupa em ajudar os outros, tem grande consideração pelas pessoas e isso a torna uma personalidade conciliadora. Está sempre buscando intermediar conflitos, querendo uma solução pacífica.

Numerologia Pitagórica – Número 3

O número 3 se caracteriza pela criatividade e pela expressão. É o número daquela pessoa extrovertida e comunicativa, que adora conversar e trocar ideias. Dentro da espiritualidade, o número 3 é considerado como a união entre o corpo, o espírito e a mente. Representa o equilíbrio.

A personalidade do número 3 é de uma pessoa agradável e cheia de talento, sempre em busca conhecimento e oferecendo em troca toda sua capacidade intelectual.

Numerologia Pitagórica – Número 4

O número 4 define uma pessoa bastante materialista, característica que se reflete tanto em sua vida pessoal quanto na profissional. O indivíduo que possui o significado do número 4 na numerologia evita coisas subjetivas, pois prefere ter os pés no chão.

Como sempre pensa nas questões práticas da vida, a pessoa de número 4 busca investir nas coisas que podem lhe oferecer maior segurança. Ela opta sempre pelos meios tradicionais para chegar aos seus objetivos.

Numerologia Pitagórica – Número 5

A pessoa de número 5 preza pela liberdade e por espaços abertos. Ela é sensual, divertida e se expressa em lugares onde pode gastar toda sua energia. Sua personalidade costuma ser superativa, inquieta, curiosa e impulsiva.

Além de tudo, a pessoa de número 5 tem uma imaginação bem fértil, adora fazer muitas coisas ao mesmo tempo, gosta de aconselhar e nunca nega ajuda quando alguém precisa. É uma pessoa pacífica e com muito a oferecer, merecendo a confiança de seus amigos.

Numerologia Pitagórica – Número 6

O 6 é o número das pessoas responsáveis, carinhosas, criativas e equilibradas, com senso de humanidade e lealdade. Ela sempre procura pela perfeição, gosta de dar atenção à família, aos seus relacionamentos e às suas responsabilidades.

A personalidade de uma pessoa número 6 é passional e humanista, sente grande necessidade de ajudar as pessoas. Às vezes, pode até se sacrificar por aqueles que ama. Costuma ser uma pessoa tolerante, apesar de se tornar teimosa quando contrariada repetitivamente.

Numerologia Pitagórica – Número 7

Apesar de parecer “fria e calculista”, a pessoa de número 7 é muito exigente, tanto com ela mesma quanto com os conhecidos e familiares. Ela gosta de ambientes bem organizados, prefere fugir do barulho e da agitação. Tem um grande apreço pela concentração e pela sabedoria.

No entanto, às vezes, uma pessoa de número 7 pode ser inflexível, se irritar fácil e se mostrar sarcástica. Mesmo assim, trata-se de uma pessoa sábia, que pensa a fundo em todas as coisas e se interesse por assuntos místicos e espirituais.

Numerologia Pitagórica – Número 8

O significado do número 8 na Numerologia caracteriza pessoas trabalhadoras e que sabem gerenciar seus esforços. Elas fazem qualquer tipo de sacrifício por aquilo em que acreditam. São exigentes, eficientes e ambiciosas.

Por outro lado, a pessoa de número 8 também pode ser muito fria, materialista e ter dificuldades em demonstrar seus sentimentos. São pessoas que lutam muito pelo que querem, tanto no aspecto material quanto espiritual.

Numerologia Pitagórica – Número 9

O 9 é o número que representa pessoas prestativas, generosas, artistas e criativas. Costumam estar ligadas a atividades como a escrita e a comunicação.

A pessoa de número 9 é simpática, generosas e emocional. Contudo, ao mesmo tempo, a pessoa com esse algarismo também pode ser possessiva, tendo uma excessiva apreciação pelas pessoas que amam, além de serem muito consumistas.

Numerologia Pitagórica – Número 11

O 11 é um número espiritual e intuitivo. Simboliza o idealismo, o perfeccionismo, a colaboração e a clarividência. Ou seja, caracteriza as pessoas mais idealistas e inspiradoras, capazes de iluminar o mundo e as pessoas através de suas ideias iluminadas.

De modo geral, as pessoas nativas do número 11 são aquelas que oferecem alegria e inspiração, mantendo os pés no chão a tal ponto que, em determinadas situações, podem ser um pouco inconvenientes.

Ligada à espiritualidade, e simpática, inspiradora, intuitiva e paciente.

Numerologia Pitagórica – Número 22

A pessoa de número 22 possui um ar etéreo ao seu redor. É aquela que sempre observa o mundo prestando atenção aos detalhes. Logo, é uma pessoa que mesmo seguindo o fluxo da rotina nunca está inteiramente no mundo.

Sua cabeça está ligada em outro plano, muito mais perfeito e cheio de sonhos e conceitos. Ela procura ver como as coisas podem ser, visando uma sociedade ideal, num sentido mais amplo. Às vezes, pode acabar se perdendo no mundo da lua.

Leia mais: Numerologia cabalística – Descubra qual o seu número e como ele influencia sua vida

Quer saber mais sobre numerologia?

Então confira nosso curso de numerologia ou então consulte com um de nossos numerólogos para conhecer melhor sua personalidade, seus desafios e tomar decisões que podem mudar sua vida.

Confira abaixo a apresentação de nosso Curso de Numerologia e se inscreva já!

Se preferir, você também pode se consultar com um de nossos numerólogos para conhecer melhor sobre as possíveis interpretações dos resultados de sua numerologia pitagórica.

Descubra mais sobre sua personalidade, seus desafios para futuro e veja como tomar decisões melhores que podem mudar a sua vida!

Clique aqui e marque uma consulta com nossos especialistas em numerologia

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online