Os filhos de Exu costumam ter uma personalidade um tanto peculiar. Por isso, quando eles encontram outras pessoas que possuem as mesmas características que eles, acontece profunda identificação. Eles se sentem mais acolhidos e aceitos.
É comum um certo temor do Pai de Santo em comunicar ao iniciado que é um filho de Exu. Isso acontece porque há mitos ocidentais e orientais de perigo e desgraça que andam junto desse orixá.
Entre os mitos está o de que as pessoas que possuem esse orixá como guia possuem azar, sendo marcadas pelo destino como sofredores. No entanto, ele está entre os orixás mais importantes. O Exu possui a função de promover a comunicação entre o ser humano e os orixás, já que ele fala todas as línguas. Conheça melhor essa divindade.
A personalidade dos filhos de Exu costuma ser contraditória, mas faz com que eles se tornem populares rapidamente, sendo amados por uns e odiados por outros. Veja abaixo as características mais marcantes das pessoas que possuem esse orixá como guia.
Características dos filhos de Exu
São contraditórios
A contradição é a marca registrada dos filhos de Exu, é algo nato a eles. São pessoas que podem dizer sim, querendo dizer não. Podem escolher um caminho em detrimento de outro só por teimosia, mesmo sabendo que a outra opção seria melhor.
É uma pessoa que diz que irá a um lugar, mas no fim não vai. Ou diz que não vai, acaba tirando energia sabe lá de onde e aparece.
Quando lhe convém, pode ser extremamente trabalhador, eficiente, incansável e obstinado. Esse comportamento só é possível porque ele foca no que irá ganhar. No entanto, como ele é totalmente imprevisível, pode deixar o trabalho em que se empenha apenas por capricho.
Os filhos de Exu têm caráter ambivalente: são ao mesmo tempo boas e más pessoas. Eles possuem uma ligeira inclinação para a maldade, o desatino, a obscenidade, a depravação e a corrupção. Mentem para salvar seus segredos e se tornam dominadores com imensa facilidade.
Essa oscilação entre o bem e o mal é a marca da personalidade deles. São capazes de serem bons conselheiros, principalmente se houver uma recompensa para suas ações.
Eles entram e saem ilesos de qualquer confusão, a tempo de se divertir, observando as consequências.
Tem sexualidade aflorada
Muito ligados ao sexo, eles são sensuais, amantes intensos, que emitem uma grande energia sexual por onde passam.
Apesar de normalmente não serem tão belos como os filhos de Oxum, eles possuem um magnetismo natural e uma boa lábia, capaz de conquistar muitos corações.
Adoram os prazeres da vida, o que faz com que muitos os considerem como amorais, mas é só uma forma diferente de ver a vida.
A reciprocidade nas paixões é algo importante para os filhos de Exu: quando eles recebem amor, amam intensamente. Mas se são feridos, ferem de volta, e em dobro.
Dão sempre aquele jeitinho
Para sair por cima de qualquer situação, eles lançam mão do que estiver ao seu alcance. Contam uma mentirinha aqui, fazem uma brincadeirinha acolá. Deve um dinheiro aqui, enrola para pagar outro lá. Essas atitudes costumam causar tumultos e discórdias em sua vida.
Assim como seu orixá, não aceitam certos desrespeitos e quando enfurecidos, partem para uma vingança sem piedade.
São brincalhões
As pessoas que possuem Exu como guia costumam ser brincalhonas. É impossível ficar próximo a elas sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário feito por ela.
Adoram pregar peças nos outros, seja escondendo objetos, contando mentiras ou ensinando o caminho errado.
Muito carismáticos, estão sempre com um sorriso no rosto. Mas também amam dizer milhões de palavrões.
São prestativos
Os filhos de Exu não negam ajuda a seus amigos. São muito prestativos e bons conselheiros, ajudando a resolver problemas financeiros e amorosos de coração aberto.
Mas fique atento. Eles não fazem nada de graça. Apesar de ajudar de coração, podem cobrar a retribuição do conselho ou do favor mais tarde.
Eles gostam de resolver problemas quando sabem que serão bem recompensados, embora pareçam desligados e despreocupados. Estão sempre atentos, fiscalizam tudo e se intrometem onde não deve.
São provocadores
Os filhos de Exu estão sempre metidos em confusão. Isso acontece porque eles são provocadores e vivem fazendo leva e traz.
Seja em assuntos amorosos, financeiros, políticos ou pessoais, eles gostam de provocar, alfinetar as pessoas, saber de verdade o que elas pensam. Para começar uma discussão e bater boca, é um salto.
No entanto, são esquivos. Assim, apesar de provocar, conseguem sair ilesos de qualquer confusão.
Eles são misteriosos e conseguem fazer o certo tornar-se errado e o errado tornar-se certo.
Filhos de Exu no amor
As pessoas que possuem Exu como guia são capazes de amar profundamente mais de uma pessoa, mas garantem a todas igualmente o mesmo ardor, paixão e afeto.
O homem de Exu
Exu, o orixá do sexo, da procriação e da fertilidade, faz de seus filhos homens com enorme poder de sedução. Cabe a ele o papel de dar continuidade à espécie.
Justamente por ser extremamente sensual, ele é capaz de agir dessa forma com várias pessoas ao mesmo tempo.
O mais interessante de tudo é que ele dificilmente se afasta definitivamente das mulheres com quem manteve vínculos amorosos e sexuais.
Por esta razão, não é difícil reconquistá-lo, principalmente se ele se deu bem sexualmente com essa parceira interessada em tê-lo de volta.
As melhores parcerias para os filhos de Exu são com mulheres de Oxum, Oxumaré, Oyá e Oxóssi.
A mulher de Exu
Assim como o homem, a filha de Exu é dotada de muita sensualidade. Mas esta é uma característica que ela não deixa transparecer com facilidade.
Pelo contrário, ela tenta escondê-la atrás de uma imagem bastante reservada. Poderá fazer isso durante toda vida se não se sentir segura com seu companheiro.
E segurança emocional para uma filha de Exu significa encontrar um homem que desenvolva com ela uma grande cumplicidade. Aí sim ela se soltará e se mostrará como realmente é: extremamente sensual.
Só que para revelar-se plenamente deverá ser conduzida, já que ela costuma ser passiva nas artes do amor.
As melhores parcerias para as filhas de Exu são com homens de Oxum, Oxumaré, Oyá e Oxóssi.