Arcanos Menores – Entenda o significado de cada um e saiba como interpretá-los

Arcanos menores
44.002

Os tarólogos consideram a leitura dos Arcanos Menores a parte mais complicada do aprendizado. Além de serem 56 cartas, eles trazem significados opostos nas mesmas cartas. A interpretação irá depender dos demais Arcanos que o acompanham.

Alguns profissionais fazem a leitura utilizando apenas o Arcanos Maiores. No entanto, esta é uma leitura incompleta já que os Arcanos Maiores mostram um quadro geral, enquanto que os menores mostram os detalhes.

O que são os Arcanos Menores?

O baralho completo de Tarot conta com 78 cartas, sendo 22 Arcanos Maiores (que você pode conhecer clicando aqui) e 56 Arcanos Menores. Enquanto os primeiros representam o nosso destino, aquilo que não conseguimos mudar, o último mostra o nosso livre-arbítrio, o papel que temos na nossa vida para o desenrolar de cada situação conforme as escolhas que fazemos.

Antes da criação do baralho de Tarot, com 78 cartas, os ciganos utilizavam-se de um baralho comum para fazer as adivinhações. Assim, os Arcanos Menores são praticamente iguais as cartas de um baralho comum, tendo sido acrescentado apenas os cavaleiros. Eles também são divididos em 4 naipes: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

Cada naipe é composto por 14 cartas, que contam com números de Ás até 10 e com as figuras da corte: Rei, Valete, Dama e Cavaleiro.

Os vários planos espirituais e materiais são representados por cada naipe. O naipe de Espadas está relacionado ao plano mental, o de Ouros ao plano material, Copas ao plano sentimental e Paus ao plano extraterreno.

A função principal dos Arcanos Menores é completar os Arcanos Maiores e direcionar as pessoas. O Arcano Maior é a pessoa em sua essência. Os Arcanos Menores confirmam ou mudam a direção de um Arcano Maior, dependendo do conjunto e das combinações.

Arcanos Menores e seus significados

Naipes do Tarot

Os naipes do Tarot representam a divisão de classes e cada naipe está relacionado a uma área da nossa vida.

Copas (taças) – o Clero

Este naipe está ligado ao misticismo, ao amor Divino e ao amor humano. Na leitura, ele irá trazer tudo o que é relacionado à emoção: amor, romance, relações, cultura, intuição e o inconsciente.

Essas cartas não representam apenas o amor romântico, mas também as amizades e demais relações entre os seres humanos.

É um naipe que contém uma mensagem muito positiva, capaz de atenuar mensagens ruins de outras cartas.

Paus – o povo

Este naipe representa os camponeses e está relacionado com a ação, a energia. Assim, ele fala sobre as questões de trabalho, saúde, formação de personalidade e batalhas físicas.

Essas cartas vêm nos ensinar que podemos ter atitudes para alcançar nosso sucesso. Sua mensagem nos inspira para que possamos agir.

Espadas – a nobreza e o exército

Este naipe representa as batalhas emocionais que travamos dentro de nós mesmos. Sendo representado por um coração invertido com uma empunhadura, suas cartas nos mostram quando estamos usando o coração para machucar e ferir. São nossas prisões emocionais.

As cartas nesse naipe também nos revelam a parte mais lógica e analítica dos nossos pensamentos. Nossa mente pode ser nosso melhor amigo, mas também nosso pior inimigo. Quando não gerenciamos nossos pensamentos, podem surgir pensamentos negativos que criam confusão, ansiedade e conflitos.

Normalmente, as cartas desse naipe trazem mensagens de conflito, luta e animosidade. Elas costumam assustar um pouco quando aparecem em uma leitura.

Ouros – a burguesia

Esse naipe está ligado às finalizações de projetos e cumprimentos de promessas que fazemos com nós mesmos. Ele nos fala o que fizemos de certo e errado e quanto recebemos por isso. Por exemplo, se meu trabalho não foi bom, eu recebo pouco; se foi bem feito, eu recebo muito. Não se trata apenas de dinheiro, mas logicamente que tem uma ligação com finanças.

Normalmente, quando esse naipe aparece em nosso jogo indica estabilidade e espaço para crescimento no campo financeiro e material.

Significado dos números

Independente do naipe, cada número do tarot de Arcanos Menores está associado a um princípio. Elas indicam causas que darão origem aos acontecimentos.

  • Ás – indica a vitória ou o início de um novo ciclo;
  • 2 – indica algo que vem em dose dupla ou uma evolução;
  • 3 – implica que você terá que fazer uma escolha para conseguir equilíbrio e também refere-se a finalização de algo;
  • 4 – representa a estabilidade;
  • 5 – alerta para empecilhos no seu caminho;
  • 6 – anuncia que você conseguirá fazer um pequeno avanço em direção ao que busca;
  • 7 – indica inteligência;
  • 8 – fala sobre algo do nosso cotidiano;
  • 9 – representa a experiência;
  • 10 – indica uma vitória que será conquistada pelo esforço que foi feito antes.

Significado das figuras da corte

As figuras da corte representam as pessoas que terão algum papel nos acontecimentos previstos. Podem também anunciar a chegada de novas pessoas à nossa vida, com determinadas características.

  • Valete – anuncia a chegada de algo novo. Representa um jovem, enérgico, dinâmico e empenhado;
  • Cavaleiro – provavelmente você receberá uma proposta ou alguém irá te ajudar ou interferir em algo que você planeja;
  • Dama – uma mulher influente na questão poderá te ajudar ou atrapalhar;
  • Rei – um homem maduro, experiente e detentor de poder nesse assunto poderá te ajudar ou te atrapalhar.

Interpretação de cada Arcano Menor

Paus do Tarot

arcanos menores

Ás de Paus – indica que você irá começar um processo de evolução pessoal.

2 de Paus – alerta para a necessidade de estar atenta a tudo o que se passa à sua volta para não perder oportunidades.

3 de Paus – indica que se você se esforçar, conseguirá alcançar as suas metas.

4 de Paus – mostra que você ainda não chegou ao seu destino, mas que está em um bom caminho.

5 de Paus – pede para que você mude de atitude para que consiga alcançar o sucesso; se seguir como está, você provavelmente irá fracassar.

6 de Paus – indica que você conseguirá dominar as situações que te preocupam, mesmo que demore um pouquinho.

7 de Paus – pede para que você se mantenha firme nas suas ideias, mesmo se enfrentar uma fase de confronto.

8 de Paus – lembra-nos que tudo está em constante movimento; a única coisa que nunca muda é a própria mudança.

9 de Paus – indica que você precisa procurar o equilíbrio entre o plano mental e o plano físico para que possa superar os obstáculos que irão surgir.

10 de Paus – avisa que embora a situação esteja correndo bem, você precisa ter cuidado para não criar expectativas altas demais.

Valete de Paus – uma pessoa amiga irá trazer novidades em relação à situação que você perguntou; pode ser também que você terá uma surpresa inesperada.

Cavaleiro de Paus – indica que você dará um passo para a frente, mas que ao mesmo tempo, você deve agarrar o momento presente.

Rainha de Paus – se for uma mulher que estiver fazendo a pergunta, esta carta indica que ela alcançará um lugar de poder ou terá estabilidade financeira. É uma carta que geralmente se relaciona com a esfera material.

Rei de Paus – indica que poderá aparecer na sua vida um homem que irá te ajudar profissionalmente ou que tem um cargo importante e você entrará em conflito com ele.

Copas do Tarot

arcanos menores

Ás de Copas – esta é uma das cartas mais positivas de todo o baralho; é sinal de que você terá a proteção de Deus em relação à questão que você colocou.

2 de Copas – se você já tiver um relacionamento amoroso, é sinal de que viverá um período de estabilidade, forte comunicação e sintonia com o seu par.

3 de Copas – indica que uma fase da sua vida chegou ao fim e você iniciará um novo ciclo; representa a conclusão de um projeto.

4 de Copas – aponta que você viveu um desgosto que ainda traz com você, que lhe causa tristeza, indecisão e isolamento. Essa carta te aconselha a se virar para si própria para que possa compreender melhor seus sentimentos e necessidade e consiga avançar.

5 de Copas – esta carta te aconselha a mudar de atitude; se você fizer sempre a mesma coisa, obterá sempre os mesmos resultados.

6 de Copas – sugere que você precisa se libertar do passado e se concentrar no presente, pois só assim poderá ser feliz.

7 de Copas – recomenda que que você fique mais atenta ao que está a sua volta.

8 de Copas – significa concretização e felicidade; é uma carta de renovação que aponta para o início de uma nova fase na sua vida sentimental.

9 de Copas – simboliza a concretização dos seus sonhos! Geralmente, está associada a realização do seu maior desejo no que tange sua vida amorosa.

10 de Copas – representa a conquista da felicidade afetiva; indica uma conquista feliz.

Valete de Copas – é sinal de que vem novidades por aí! Provavelmente será algo positivo para sua vida afetiva; pode ser a chegada de um novo amor. Esta carta, no entanto, pede atenção porque será alguém sincero nos sentimentos, mas imaturo.

Cavaleiro de Copas – prenuncia uma grande surpresa! Um amigo pode declarar o seu amor para você ou poderá surgir alguém que fará seu coração bater mais forte.

Rainha de Copas – é sinal de que você é amada e que seu afeto é retribuído por quem você ama. Esta carta também pode indicar uma mulher próxima a você, que pode ser uma irmã, amiga, namorada. Essa é uma pessoa com quem você pode contar.

Rei de Copas – revela uma grande harmonia e estabilidade na vida afetiva.

Espadas do Tarot

arcanos menores

Ás de Espadas – mostra que você alcançará o sucesso por seu esforço árduo; é a recompensa pelo seu trabalho.

2 de Espadas – indica que haverá um duelo na sua vida, que pode ser de opinião, quando cada um defende uma ideia diferente.

3 de Espadas – pede para que você enfrente as situações sem fugir nem mentir para si mesma.

4 de Espadas – assinala que você está passando ou irá passar por um momento de inquietação e agitação, causado por um receio que possivelmente você trouxe do passado, de uma situação que não soube resolver.

5 de Espadas – indica que você se sente derrotada e vencida pelos pensamentos negativos, pela avareza e pela visão desequilibrada das situações.

6 de Espadas – provavelmente você fará uma viagem, que pode ser no sentido literal ou figurado; você passará por uma mudança positiva e entrará em uma nova fase após um período difícil.

7 de Espadas – aponta que alguém pode estar escondendo a verdade de você ou você não está admitindo para si mesma o que realmente sente e deseja.

8 de Espadas – revela que você está ligada a situações de sofrimento por falta de coragem de superar ou porque acha que merece. Esta carta vem te dizer: pare de sofrer!

9 de Espadas – indica que você está passando por um momento de angústia e desespero e se sente culpada pelo próprio sofrimento; a mensagem desta carta é para você avançar mesmo com medo da derrota.

10 de Espadas – esta carta vem te mostrar que se algo chegou ao fim é porque não era bom para você. Então, pare de se lamentar pelo que perdeu e reúna força para procurar um novo rumo.

Valete de Espadas – acontecimentos rápidos e inevitáveis estão por vir, por isso você tem que ser flexível para agarrar as oportunidades que surgirem no caminho.

Cavaleiro de Espadas – um imprevisto irá acontecer em breve e mudará o rumo da sua vida.

Rainha de Espadas – um dos arcanos menores mais temidos do Tarot, a Rainha de Espadas alerta para a existência de uma rival ou de alguém que não é de confiança que tentará te prejudicar.

Rei de Espadas – mostra que existe na sua vida alguém com quem você pode contar. No entanto, é uma pessoa de temperamento rígido, difícil de conquistar a simpatia. Caso essa pessoa não esteja do seu lado, será um forte opositor aos seus planos.

Ouros do Tarot

arcanos menores

Ás de Ouros – se a situação que você colocou em questão é delicada, esta carta indica que haverá uma solução segura para ela; os acontecimentos serão favoráveis para você. Ela também indica entrada de dinheiro e fechamento de bons negócios.

2 de Ouros – aponta que novas oportunidades chegarão a sua vida e você terá que fazer escolhas.

3 de Ouros – mostra uma situação de equilíbrio, resultante do seu esforço.

4 de Ouros – recomenda que você precisa entender o ponto de vista dos outros.

5 de Ouros – indica perdas e prejuízos. Normalmente, refere-se a sua vida financeira. Para as questões afetivas aponta para um sentimento de perda ou um coração partido.

6 de Ouros – esta carta não é muito clara, podendo ser positiva ou negativa conforme as demais cartas que a rodeiam. Estando rodeada por cartas positivas, indica que você receberá prêmios e recompensas. Se rodeada por cartas negativas pode te alertar para pessoas que estão te manipulando.

7 de Ouros – anuncia bons resultados e recompensas. Contudo, eles irão demorar a chegar ou não irão aparecer de forma clara.

8 de Ouros – mostra que você terá êxito por meio do seu desempenho e esforço.

9 de Ouros – indica que você está no caminho certo e é merecedor de confiança, por isso você receberá recompensas.

10 de Ouros – aponta que você terá segurança e prosperidade; suas metas serão cumpridas e conquistas, os problemas financeiros serão resolvidos e sua vida entrará em equilíbrio.

Valete de Ouros – sugere que alguém irá aparecer na sua vida para te ajudar a concretizar uma meta.

Cavaleiro de Ouros – indica que você tem paixão pelo trabalho que faz, que você está se entregando de corpo e alma no projeto que está envolvido.

Rainha de Ouros – aponta para a sua própria ambição; mostra aspectos que você dá mais valor.

Rei de Ouros – simboliza o poder financeiro e a inteligência posta em prática. Você provavelmente é alguém que sabe lidar de forma objetiva com as situações, é ambiciosa e determinada para conquistar seus objetivos e não tem medo de correr riscos.

Este foi apenas um resumo do significado dos Arcanos Menores. As oportunidades de interpretação são bem mais complexas! Quer entender mais a fundo e aprender a fazer uma leitura melhor dessas cartas no tarot? Faça o curso “Os Mistérios do Tarot – Arcanos Maiores e Menores”.

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online