A influência das fases da Lua para plantar em 2021 e garantir o sucesso da sua horta

fases da lua para plantar em 2021

As melhores fases da Lua para plantar em 2021 fazem parte de um conhecimento milenar que leva em consideração o desenvolvimento das plantas e a influência do ciclo lunar. Além disso, como qualquer organismo vivo, as plantas também sentem a energia da força gravitacional da Lua

Você sabia que os chineses cortam madeira e bambu apenas durante as Luas Minguante e Nova? Dessa maneira, esses agricultores respeitam o ritmo da natureza e a força dos astros, beneficiando-se de todo o potencial natural e sustentável dos vegetais.  

Portanto, é preciso estar atenta ao calendário lunar para escolher a melhor fase da Lua para plantar em 2021 e garantir uma boa colheita. Para te orientar na sua agricultura, preparamos esse guia com o poder de cada fase lunar para a plantação de sementes. 

Fases da Lua para plantar em 2021

fases da lua para plantar em 2021

Para que ums semente se torne uma planta saudável, é preciso somente água e luz solar, certo? Engana-se quem pensa que as fases da Lua não são importantes para plantar em 2021. Isso porque este satélite natural emite a energia proveniente da sua força gravitacional na Terra, desse modo, ele influencia toda a natureza que nos rodeia, inclusive as plantas e os animais. 

Longe de um mito, o estudo das fases da Lua para plantar faz parte de uma sabedoria milenar seguida por civilizações antigas do Egito e da Grécia. Aliás, a mitologia grega apresenta a deusa da agricultura, Deméter, em associação à Lua. Por isso, rituais eram feitos à deusa, em certas fases da Lua, com o objetivo de ter sua bênção para uma boa colheita. 

Um dito popular diz que a Lua Crescente favorece as plantas que dão frutos para cima da terra e a Lua Minguante, aquelas que dão frutos para baixo. Ou seja, quando a Lua mingua, o ideal é apostar nas raízes como batata, mandioca e rabanete.  

Mas se você está atrás de uma fruta bem suculenta, procure se dedicar à colheita do pomar durante a Lua Cheia, já que há uma grande quantidade de seiva nos frutos. Para a manutenção da sua horta, escolha a Lua Nova que é a fase do descanso e da adaptação da natureza. 

Porém, para seguir as melhores fases da Lua para plantar em 2021, é preciso prestar atenção desde o plantio da semente, pois, a gravitacional lunar exerce mais força nos primeiros momentos da planta. 

Confira o poder das fases da Lua e como elas influenciam a natureza e nossas vidas, no vídeo abaixo:

Influência da Lua e dos signos do zodíaco nas plantações

Além de procurar as fases da Lua para plantar em 2021, é fundamental levar em consideração a influência das constelações no comportamento das plantas. Nesse sentido, a astrofísica alemã Maria Thun, em seu estudo de agricultura biodinâmica, percebeu que sua horta portava-se de maneiras diferentes, de acordo com o ciclo lunar durante cada signo do zodíaco. 

Logo, para você saber o que deve ser feito na sua horta, seja ela no campo ou na sua varanda, deve-se levar em conta as fases da Lua para plantar em 2021 e a força dos signos. 

Atividades da horta, segundo a Lua e os signos do zodíaco:

  • Os compostos orgânicos que alimentarão a sua horta devem ser feitos durante a Lua Nova em Escorpião;
  • A preparação do solo é feita nas Luas Nova e Minguante, em Áries, Gêmeos, Leão, Virgem ou Aquário;
  • Utilize o fertilizante orgânico quando a Lua Minguante estiver em Câncer, Escorpião ou Peixes
  • Regue as plantas nos signos Câncer, Escorpião ou Peixes;
  • Os replantios podem ser feitos na Lua Crescente em Capricórnio, Câncer ou Escorpião; 
  • Por fim, as colheitas precisam ser realizadas nos signos de Áries, Leão, Sagitário ou Gêmeos

Para saber qual a melhor fase da Lua para plantar em 2021, fique por aqui e confira a influência lunar na agricultura

Melhores fases da Lua para plantar em 2021

Lua Nova

A Lua Nova é considerada uma fase para a plantação descansar e se preparar para o crescimento. Pois, ela inicia a sua influência sobre a Terra e, com isso, a seiva se movimenta no caule em direção aos ramos. 

Sendo assim, essa Lua favorece as atividades de controle, a eliminação de ervas daninhas e a manutenção das plantas

Plantação: almeirão, espinafre, couve-comum, árvores para a produção de madeira e ervas medicinais. 

Calendário da Lua Nova em 2021

fases da lua para plantar em 2021

Lua Crescente

Com a seiva presente no caule, ramos e folhas, a Lua Crescente é vista como uma boa fase para as plantações. Ou seja, aposte no plantio durante esta Lua, pois a planta é capaz de se desenvolver rapidamente e com muita força. 

Além disso, recomenda-se realizar as podas de prevenção de fungos e doenças durante a fase Crescente. 

Plantação: milho, pepino, tomate, quiabo, arroz, abóbora, feijão, jiló e berinjela.  

Calendário da Lua Crescente em 2021

fases da lua para plantar em 2021

Lua Cheia

A Lua Cheia é a fase em que a Terra recebe a influência lunar em sua maior força, por isso, ela é vista como a melhor lua para trabalhar o solo e realizar a colheita. Isso acontece porque a seiva localiza-se na parte superior da planta, isto é, na folhagem. Desse modo, o crescimento e o desenvolvimento rápido e natural é favorecido. 

No entanto, tenha uma atenção redobrada às pragas, pois esta Lua é suscetível à aparição delas nas folhagens. 

Plantação: hortaliças como alface, agrião, rúcula, couve-flor e repolho, e flores.    

Calendário da Lua Cheia em 2021

fases da lua para plantas em 2021

Lua Minguante

Se na Lua Cheia, a seiva chega nas folhas, durante a Lua Minguante, ela desce até as raízes. Esse fato define o bom momento para plantar sementes e podar as plantas. Além disso, essa é uma excelente fase para colher frutos. 

Outro ponto importante desta Lua é a sua força de resistência às pragas, sem falar no seu poder de cicatrização e recuperação aos ataques de parasitas. 

Plantação: batata, rabanete, mandioca, cenoura, cebola, beterraba, entre outras raízes. 

Calendário da Lua Minguante em 2021

fases da lua para plantar em 2021

Agora que você conhece as melhores fases da Lua para plantar em 2021, está esperando o quê para colocar as mãos na terra? Não perca tempo e invista na sua horta para colher frutos de dar água na boca. 

Aproveite para conhecer as fases da Lua em 2021:

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Astrid
A redação do Astrocentro traz para você os melhores conteúdos de astrologia, tarot, vidência e muito mais. A sua experiência é muito importante para nós, então não se esqueça de deixar o seu comentários falando o que acha do nosso blog, viu? Beijinhos!

Especialistas online