O que é a regressão para o espiritismo?

espiritismo regressão

Você sabia que muitos dos seus problemas atuais podem ser oriundos de carmas de vidas passadas? Mas, por outro lado, a boa notícia é a possibilidade de evitar a ocorrência de acontecimentos frequentes trabalhando nossos carmas por meio da Terapia de Regressão de Vidas Passadas.

Segundo o espiritismo, com a regressão é possível desprogramar o trauma de uma ou mais vivências e reprogramar o presente de forma positiva.

Como em qualquer método que interfira no subconsciente humano, a Terapia de Regressão de Vidas Passadas possui riscos, por isso é fundamental que seja feita por quem possui capacidade ética, moral e espiritual para tal.

O que é Regressão de Vidas Passadas?

De acordo com o espiritismo, a regressão é uma forma de terapia de autoconhecimento. Por meio de um método de imersão psíquica, os pacientes conseguem relembrar acontecimentos ocorridos em vidas passadas, entendendo a raiz de alguns medos e traumas.

Normalmente, fobias e algumas barreiras psicológicas que nós mesmos impomos em nosso caminho são consequências de experiências ruins vividas anteriormente, seja na infância ou em outras vidas.

Situações mal resolvidas geram sensações e emoções que impedem nossa evolução, já que sempre que nos deparamos com algo semelhante ao que aconteceu anteriormente, recuamos, acreditando que o episódio traumático irá se repetir.

A Terapia de Regressão de Vidas Passadas possui como objetivo livrar o paciente desses traumas, libertando-o dessas amarras invisíveis que o impedem de alcançar suas metas e realizar sonhos.

Como funciona uma regressão?

Há várias formas de Regressão de Vidas Passadas. Assim, o método utilizado dependerá do conhecimento e especialidade do profissional que irá conduzir a sessão.

Normalmente, para induzir o paciente a um estado em que ele alcance seu inconsciente, os profissionais se utilizam de técnicas de relaxamento profundo ou da hipnose clínica.

Mas não pense que você chegará em um consultório e já iniciará a regressão. Antes de realizar a regressão em si, o especialista precisa conhecer muito bem o paciente, seus histórico pessoal e familiar.

Para isso, são realizadas algumas sessões preliminares, que também ajudarão o profissional a entender o problema do paciente, se há realmente necessidade de realizar o procedimento e quais seriam as possíveis causas para o problema.

A partir desse conhecimento, o especialista estará mais preparado para guiar a sua regressão.

Regressão – Como funciona

Após algumas consultas, o terapeuta vai agendar o dia da regressão. Essa sessão começará com o paciente sendo induzido a um estado de relaxamento por meio de visualizações.

O paciente, então, será levado a um estado alterado de consciência, mas ainda assim terá controle e lembranças do que está acontecendo.

A regressão então tem início, ficando o paciente em um estado hipnótico mediano. O terapeuta então fará perguntas para saber onde o paciente está, o que sente e observa.

O especialista vai guiando o paciente para tentar acessar a raiz dos seus problemas e traumas.

Neste momento, existem algumas formas diferentes para acessar as lembranças de experiências de vidas passadas.

São elas:

  • Experiências visuais – o paciente poderá ter flashes ou visualizar imagens nítidas do que vivenciou;
  • Experiências sinestésicas – pode ser que o paciente vá se lembrando do ocorrido por meio de outros sentidos, seja ouvindo sons, como tiros, músicas, trote de cavalos, ou sentindo cheiros, como de perfumes ou comida;
  • Experiências intuitivas – há casos em que o paciente não vê nem ouve nada, mas intuitivamente consegue perceber o que pode ter acontecido;
  • Experiências mistas – quando a regressão é extremamente bem-sucedida, as lembranças revelam-se de forma completa, com imagens, sons, cheiros. O paciente sente que realmente voltou para o passado ou para sua vida passada.

Após obter informações relevantes relatadas pelo paciente, o terapeuta fará com que ele volte aos poucos para o estado normal.

Em seguida, o especialista irá analisar a sessão, esclarecer alguns pontos, explicar os resultados encontrados e ensinar o paciente a como lidar com essas memórias para que elas não causem problemas no presente.

Mas é claro que nem sempre na primeira regressão será possível chegar ao trauma. Às vezes, são necessárias outras sessões para conseguir solucionar de vez o problema.

Ou seja, a Terapia de Regressão de Vida Passadas é um processo que demanda tempo e paciência.

Riscos da regressão de vidas passadas

De acordo com o espiritismo, a regressão de vidas passadas possui alguns riscos, principalmente se não for realizada por um profissional qualificado.

Riscos físicos

A regressão não é aconselhada para pessoas cardíacas, que já passaram por um enfarto do miocárdio ou sofreram algum tipo de acidente vascular cerebral. Hipertensos, idosos e gestantes também devem evitar realizar a terapia.

A terapia de regressão é desaconselhada para essas pessoas porque pode acontecer de o paciente sentir alguma emoção muito forte enquanto relembra uma situação vivenciada no passado, descontrolando os batimentos cardíacos e a pressão.

Riscos psicológicos

O principal risco psicológico de uma regressão é a pessoa ficar “presa” na vida passada. Ou seja, ela ficar pensando somente no que viu durante a regressão, fazendo com que a situação passada interfira no presente ou não conseguindo vivenciar mais o hoje em sua plenitude por estar constantemente remoendo o que aconteceu.

O terapeuta precisa estar preparado para ajudar seus pacientes a não ficarem sintonizados com o passado e voltarem totalmente para o presente.

Risco espiritual

O término de uma regressão é crucial para que o paciente não se exponha a um risco espiritual. A regressão somente pode terminar quando a recordação alcançar o Ponto Ótimo. Caso contrário, corre-se o risco de um espírito do passado atravessar pela brecha aberta da regressão e se tornar obsessor do paciente.

Quais são os benefícios da Terapia de Regressão de Vidas Passadas?

Segundo o espiritismo Kardecista, a regressão deve ser feita com muita cautela, sendo que nem toda interpretação feita pelo especialista de acordo ao que veio à tona durante a regressão deve ser dito ao paciente.

Entretanto, essa terapia possui muitos benefícios referentes ao autoconhecimento, ao crescimento espiritual e à paz interior, além de ser a resposta para a solução de aspectos negativos que prejudicam a vida de uma pessoa.

Durante a regressão, são trabalhadas recordações relacionadas a acontecimentos importantes de outras vidas que geraram sequelas na vida atual, como as fobias, medos e inseguranças.

Vários problemas psicológicos, emocionais, espirituais e até mesmo físicos podem ser resolvidos com Terapia de Regressão de Vidas Passadas, entre eles:

  • Traumas;
  • Depressão;
  • Fobias (de altura, lugares fechados, falar em público);
  • Dores sem explicação;
  • Distúrbios psicossomáticos (úlcera gástrica, alergias);
  • Distúrbios alimentares;
  • Síndrome do pânico;
  • Transtornos de ansiedade;
  • Estresse;
  • Problemas sexuais (impotência, ejaculação precoce, perda de libido);
  • Problemas de sono;
  • Dificuldades de relacionamento;
  • Problemas com a autoestima;
  • Vícios (álcool, cigarro).

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Faça uma consulta com um dos médiuns do Astrocentro.

Realizamos uma seleção criteriosa dos nossos especialistas, garantindo que você irá se consultar com um profissional sério e qualificado.

Para se consultar, acesse nossa página de médiuns e selecione o esotérico com o qual mais se identificar.

E nós te ajudamos nesta escolha, disponibilizando um perfil detalhado de cada um, com formação, especialidade, experiência, percentual de satisfação dos clientes e comentários de outras consulentes.

espiritismo regressão

Após definir o profissional que irá realizar a sua consulta, eleja uma forma de atendimento, que pode ser via telefone, chat online ou e-mail.

Por fim, preencha um rápido formulário com seus dados bancários e em menos de 10 minutos, você irá sanar todas as suas dúvidas com um especialista.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online