A relação do autoconhecimento com a psicologia

A relação do autoconhecimento com a psicologia
1.926

A psicologia proporciona autoconhecimento? Sim! O autoconhecimento é um ganho muito frequente em consultas de psicologia, já que um dos focos dos psicólogos é gerar mudanças positivas no comportamento do paciente através de introspecção e reflexão dele próprio. Ou seja, a solução para problemas como timidez excessiva, falta de motivação, medos etc. está dentro de nós mesmos. É como dizia o grande filósofo grego Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo e seja quem és, pois se o que tu procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não achará em lugar algum”.

 Para adquirir autoconhecimento, busque por caminhos alternativos que podem ajudá-lo a se entender melhor. Com a nossa qualificada comunidade de videntes, disponibilizamos consultas de vidência online para uma orientação espiritual.

Suas percepções estão relacionadas às suas vivências

Pense no seguinte exemplo: se você está no seu trabalho e ganha um chocolate de um colega, aparentemente sem motivo algum, o que isso significa para você?

Algumas pessoas podem pensar que o tal colega está paquerando, outras que ele está tentando te comprar de alguma forma, outras, ainda, que ele não gostou do chocolate e apenas quer se livrar dele, e terão aquelas pessoas que simplesmente vão achar que o colega preza pela sua amizade e está apenas demonstrando isso.

A psicologia do autoconhecimento nos ensina que a forma pela qual você interpreta as diferentes situações do cotidiano diz muito a seu respeito, do seu conceito sobre as outras pessoas e suas próprias experiências de vida. Pense: aquele que interpretar que o colega preza sua amizade tem uma mentalidade muito diferente daquele que pensa que só ganhou o chocolate porque o outro não gostou. Mas como saber que mentalidade é esta e se preciso trabalhar para mudá-la? Justamente praticando o autoconhecimento, e a psicologia é uma ótima aliada para isso.

Os caminhos da psicologia para explorar o autoconhecimento

A psicologia tem duas abordagens diferentes de explorar o autoconhecimento de cada paciente. O psicólogo pode fazer o caminho de trás para frente, ou vice-versa.

Por exemplo, o psicólogo pode observar as situações que você relatar durante as consultas e a partir deste conteúdo voltar atrás em sua história de vida, identificando as origens dos sentimentos, comportamentos e aborrecimentos atuais. Ou, então, ele pode perguntar sobre sua infância e sobre períodos significativos de sua vida e a partir daí, gradualmente, ir sugerindo as possíveis causas dos problemas atualmente.

Na verdade, a psicologia do autoconhecimento funciona como uma ferramenta de apoio, que ajuda a despertar conhecimentos e elucidar dilemas interiores, até então adormecidos e não esclarecidos. Assim que você se conhecer melhor e compreender os motivos de agir e reagir de determinadas maneiras a determinadas situações, você descobrirá quais são seus conteúdos mentais mais significativos, quando eles entraram na sua mente e como fazer para trabalhá-los e melhorá-los. A psicologia auxilia no despertar do autoconhecimento, pois os profissionais desta área estudam anos para serem especialistas na mente humana e contam com diversas técnicas que podem ser aplicadas no estudo dela.

 

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online