Como praticar yoga? Saiba como fazer essa atividade

como praticar yoga
787

Já ouviu falar em maneiras de como praticar Yoga?

Em algum momento de nossas vidas nos deparamos com possíveis hobbies e costumes que nos caracterizam e digam mais sobre nossa personalidade. Nesse caso, estamos falando em algo muito maior que um hobbie, mas um estilo de vida mais saudável.

Sabe aquela roupa que usamos, nossa música favorita, paladar, tipos de filmes que gostamos de assistir?

São detalhes minuciosos que nos descrevem por meio de nossa cultura, incluindo o modo com que nos conectamos espiritualmente com o mundo e a prática de yoga e meditação proporcionam isso.

A importância de saber como praticar Yoga

O yoga é, acima de tudo, um estilo de vida que interfere em vários detalhes na rotina de quem o pratica.

Essa atividade física é conhecida por ajudar no equilíbrio e alinhamento dos chakras de modo que você conheça detalhes sobre você mesma.

Além do mais, ajuda a  explorar todo um mundo de possibilidades, incluindo: curas, filosofia, espiritualidade e estilo de vida.

Sem dúvida, essa é uma das terapias holísticas mais antigas, antes mesmo da ciência considerá-la como uma atividade complementar para tratamentos de saúde (mental e física) e que muda para melhor o seu dia-a-dia e bem-estar.

Conheça agora algumas vertentes de como praticar yoga, e saiba as opções que este mundo possibilita com sua vasta sabedoria.

Como praticar yoga em casa?

Durante o período da pandemia, diversas atividades ganharam um meio de ser realizada remotamente, incluindo hobbies, trabalho, compras de supermercado etc.

As atividades físicas sofreram um grande impacto, pois a necessidade de contato com outras pessoas em ambientes propícios como academias e quadras, estavam com a circulação proibida.

Dessa forma, foi necessário encontrar soluções criativas para manter-se ativo. Seja por aplicativos de exercícios ou atendimento de um profissional remoto, o que importa é não ficar parada.

Uma das questões sobre exercícios de meditação é:

Como praticar yoga? Já que são exercícios físicos e podem depender de deslocamento, não é mesmo?

O Yoga foi uma das soluções mais buscadas desse período

Felizmente o Yoga e a meditação sempre foram atividades caseiras e não sofreram tanto com a modalidade remota, assim como a sua prática é perfeita para se fazer tanto em grupo quanto sozinho. 

Praticar yoga em casa é uma experiência única. A ideia de usar seu espaço caseiro para a harmonização dos chakras é sem dúvida uma opção edificante. Já que nossa casa é o nosso primeiro contato com o mundo quando acordamos e partimos para a jornada do dia.

Como praticar yoga fora de casa

Para o yoga, o ambiente externo pode ser uma vertente interessante, pois o contato com a mãe natureza ajuda a purificar nossas energias. Limpando, assim, as vibrações negativas e carregadas da rotina.

Inclusive, muitas pessoas utilizam cristais para ajudar na concentração e purificação de energias de baixa frequência.

Nada impede de você carregar o seu cristalzinho energizado no bolso ou colocar em cima do tapete enquanto faz seu pranayama.

Se você não sabe qual a melhor pedra utilizar, certamente um dos nossos consultores, do Astrocentro, especializados em cristais saberá orientar você. Consulte-se já!

Aproveite o Yoga ao ar livre

Felizmente, a atividade do yoga se dá pelo estado de concentração e alinhamento de chakras, e não pelo espaço onde você irá praticar.

A intensidade da sua concentração pode ser auxiliada pelo poder dos cristais, independente de onde esteja.

Mas saiba que depende muito do seu estado de concentração e do quanto o ambiente é calmo para sua conexão.

Só quem já esticou o tapete sob uma grama verde sabe como é delicioso sentir o aroma da natureza e se abastecer de boas energias naturais.

Yoga em grupo também pode?

Posições de yoga para iniciantes
Posições de yoga para iniciantes

Terapias em grupo costumam funcionar e com o yoga não é diferente. A palavra que resume a sua versatilidade é a socialização, capaz de unir as pessoas com uma sinergia poderosa e que pode dar resultados mais interessantes do que os que fossem praticados sozinho.

Diferentes vertentes do yoga

O yoga é uma terapia holística com embasamento filosófico. Várias ramificações dentro de sua complexidade contém uma vasta gama de possibilidades, e que você pode se identificar com os diferentes tipos de yoga existentes como:

  • Tantra yoga: uma das práticas mais conhecidas, desenvolve os aspectos físicos e mentais e espirituais;
  • Jnana yoga: esta modalidade responde perguntas mais internas, como a busca pelo autoconhecimento. Geralmente com o auxílio de algum guia ou conselheiro;
  • Raja yoga: aqui a meditação ganha um certo destaque, a busca pelo despertar da iluminação e o conhecimento da realidade são o foco;
  •  Karma yoga: a prática ligada a religião do yoga, nela o contato com o divino interior se intensifica, por meio da devoção à vida e suas ações espirituais;
  • Bacti yoga: esta por sua vez é o contato direto com a tradição indiana, o misticismo e o amor ao divino. É o caminho da conexão espiritual com os deuses;
  • Hatha yoga: um meio de praticar o yoga no seu modo clássico. As palavras Hatha significa sol e lua, e a modalidade busca o equilíbrio das forças opostas, o sol e a lua, assim como o homem e a mulher.

As posições e significados

Diversas posições são possíveis dentro das vertentes (ou estilo) do yoga, o que afirma que ele é uma atividade física poderosa. Dentre tantas posições você pode conhecer algumas delas como:

  • cachorro olhando para baixo: conhecida por ser uma postura de posição, capaz de fortalecer as costas e melhorar o alongamento;
  • posição da montanha: aqui suas costas devem estar totalmente retas, para ajudar a melhorar a postura, foco e o equilíbrio;
  • postura do arco: ajuda a fortalecer os músculos abdominais;
  • posição do diamante: cria uma proteção ao corpo como um todo, deixando mais resistente e ajuda na digestão;
  • postura da árvore: ajuda a manter o foco,a concentração e a atenção nas coisas ao redor.

Algumas posições podem se repetir em mais de uma ramificação no yoga, mas o diferencial está na busca filosófica, que alinha o movimento do corpo com a diferente meditação.

Existem várias posições para diversos tipos de yoga, a forma com que você irá fazer essa terapia holística é o que determina o seu caminho espiritual.

E agora que você conhece um pouco mais sobre como praticar yoga, para uma orientação precisa conheça um dos terapeutas holísticos que trabalham no Astrocentro, esses guias irão te ajudar a encontrar o seu caminho antes de entrar no mundo do yoga de vez.

Até a próxima!

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online