Significado de sonhar com pandemia – Confira aqui!

sonhar com pandemia

O efeito do coronavírus está sendo tão profundo que muitos passaram a sonhar com pandemia. Não à toa, a BBC fez uma reportagem sobre como os nossos cérebros estão sobrecarregados e esse estresse foi transferido para o nosso estado de sono. 

Após mais de um ano vivendo com esses processos, qual é o significado de sonhar com pandemia?

Sonhar com pandemia

Máscaras, distanciamento social, álcool em gel, ruas vazias e medo. Esses são alguns dos sintomas que estão fazendo parte do nosso dia a dia por conta da pandemia da covid 19. Durante o dia, as imagens provocam emoções, mas a noite as emoções provocam imagens. 

A COVID-19 alterou nossos mundos de sonho: o quanto sonhamos, de quantos sonhos nos lembramos e a natureza de nossos próprios sonhos. No início de 2020, quando as diretrizes para ficar em casa foram amplamente implementadas, a sociedade experimentou de forma bastante inesperada o que chamamos de onda de sonho: um aumento global no relato de sonhos vívidos e bizarros, muitos dos quais relacionados com coronavírus e distanciamento social. Termos como sonhos com coronavírus, sonhos de bloqueio e pesadelos COVID surgiram nas redes sociais. No início de abril do ano passado, os meios de comunicação social e convencional começaram a transmitir a mensagem: o mundo está sonhando com o COVID-19.

Uma matéria publicada na scientific american mostra que estudos mais recentes encontraram mudanças qualitativas nas emoções dos sonhos e nas preocupações com a saúde. 

E quais eram esses sonhos?

Relatos de sonhos de brasileiros adultos em isolamento social apresentaram altas proporções de palavras relacionadas à raiva, tristeza, contaminação e limpeza. A mineração de textos de relatos de 810 sonhos finlandeses mostrou que a maioria dos grupos de palavras estava carregada de ansiedade; 55 por cento eram diretamente sobre a pandemia (falta de consideração pelo distanciamento social, idosos com problemas), e essas emoções eram mais prevalentes entre as pessoas que sentiam maior estresse durante o dia. 

Um estudo com 100 enfermeiras recrutadas para tratar pacientes COVID-19 em Wuhan, China, revelou que 45 por cento tiveram pesadelos – o dobro da taxa de vida entre pacientes ambulatoriais psiquiátricos chineses e muitas vezes maior do que entre os 5 por cento da população geral que tem transtorno de pesadelo.

E o que sonhar com pandemia significa?

Uma matéria publicada na CNN fala que quando olhamos para o cérebro das pessoas quando estão dormindo, você pode realmente dizer as diferenças entre quando estão sonhando e quando não estão. E podemos certamente ver que a atividade cerebral muda em função dos sonhos. 

Há outra teoria dos sonhos – a teoria da função reguladora do humor – que diz que os sonhos são para a solução de problemas por meio de questões emocionais que vivemos.

O estresse de uma pandemia – com sua família, trabalho e problemas mentais – pode resultar em sonhos que são igualmente perturbadores, pois os sonhos podem não apenas nos ajudar a enfrentar, mas também refletir a realidade.

Sonhos ou medo da realidade?

Os sonhos vívidos podem servir como mecanismos de enfrentamento ou como a maneira do nosso cérebro de processar novas circunstâncias.

O que sabemos é que são os padrões de informação sensorial que estão sendo transmitidos no cérebro. Então você tem visão, audição, tato, olfato e paladar. O que é mais interessante sobre os sonhos é que eles serão predominantemente baseados na visão ou na audição.

Medo de pegar a doença. Isso inclui preocupações em ser testado, distanciamento social, isolamento e infectar outras pessoas.

  • Dificuldades de respirar
  • Medo de perder o emprego
  • Medo de alguém da família pegar o vírus
  • Medo de morrer
  • Apocalipse
  • Perderei o emprego?
  • A vida normal voltará?

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Nadini Lopes
Nadini de Almeida é jornalista, sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis e da Tradição Gardneriana, tendo sido iniciada em Nova Iorque. É ordenada pela Fellowship of Isis e membro do Museu de Magia e Bruxaria do Brasil.

Especialistas online