Yoga matinal e o que sua prática pode fazer por você

Yoga Matinal
1.167

A prática do yoga matinal tem sido considerada uma importante aliada para o equilíbrio de corpo e mente. Quem nos traz essa informação são as pesquisadoras Márcia Oliveira e Fabiana Winiawer através de seu artigo “Gestão de Corpo e Mente com Yoga: um Enfoque para Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida”. 

Márcia e Fabiana nos explicam como nossas percepções mentais são inevitavelmente refletidas em nosso físico. Portanto, a máxima “mente sã, corpo são” não poderia ser mais adequada para a prática da qual falaremos nas próximas linhas. 

Todos querem qualidade de vida, porém esquecem o necessário: é preciso colocar a mão na massa. Não perder o foco é o segredo e a disposição para mudança de hábitos será nossa raiz no processo de evolução. 

Finalmente, o quão disposta você está? Abriria mão da velha rotina para se lançar ao novo? Responda com sinceridade esses questionamentos. Se já estiver pronta prepare-se porque iremos reprogramar sua vida, vamos descobrir juntas como o simples hábito do yoga matinal pode nos fazer ir além e mudar quem somos. 

Você sabia que estamos falando de ciência?

Definir o Yoga como ciência significa concebê-lo de maneira metódica, em outras palavras, ele segue um caminho sistematizado. Para o médico e psicólogo Antônio Blay Fontcuberta (2004, p.28) “Yoga é a ciência da união, da junção e da integração humana.” 

Especialistas apontam o surgimento do Yoga datado há mais de 5000 anos no Norte da Índia, de acordo com a tradição hindu foi Pantajali o responsável pela codificação da prática do Yoga e o criador dos 8 caminhos que levariam o homem a atingir a iluminação:

Aqueles que almejam o equilíbrio, deveriam, portanto, basear suas atitudes diárias nos 8 caminhos ou preceitos

  • 1º preceito: “ yamas (conduta social)”;
  • 2º preceito: “niyamas (conduta individual)”;
  • 3º preceito: “asana (posturas físicas)”; 
  • 4ºpreceito: “pranayama (exercícios respiratórios);”
  • 5º preceito: “pratyahara (abstração dos sentidos);” 
  • 6º preceito: “dharana (concentração);”
  • 7º preceito: “dhyana (meditação);”
  • 8º preceito: “samadhi (hiperconsciência).”

Indicando o Yoga matinal

Atualmente, inserido no campo da terapia integrativa, o Yoga matinal é recomendado em clínicas e hospitais ao redor do mundo. Profissionais da saúde indicam essa prática a pacientes com dores crônicas a fim de conseguirem melhores resultados em seus tratamentos.

Oliveira e Winiawer concluem que até o momento “os resultados dessa terapia são satisfatórios”.

Com todo o exposto, fomos capazes de compreender a definição e de onde vem esse exercício terapêutico, contudo ainda nos resta a pergunta: 

Especialistas indicam a prática, mas e quanto aos benefícios do Yoga? É possível mensurá-los? Continue comigo para encontrarmos as respostas dadas pela ciência. 

O Yoga matinal na rotina diária: qual horário ideal para o exercício? 

Os mestres do Yoga aconselham que se inicie a prática do yoga matinal ao acordar, o horário da manhã é conhecido como Brahma Muhurta ou “horário do senhor”, nesse momento do dia, por estar com a mente mais tranquila a facilidade para concentração é maior. 

Caso não consiga realizar o exercício logo ao acordar não se preocupe, procure encaixar sua prática dentro de sua manhã independente do registro do relógio. 

Antes de iniciar seu exercício conecte-se com a gratidão, esse sentimento irá preparar nossa psique para o recebimento de outros bons sentimentos e pensamentos.

A hidratação também é recomendada, o profissional Gilberto Schulz aponta para os benefícios internos e externos da hidroterapia. 

Os benefícios da prática do Yoga para seu dia a dia

Reconhecido pela OMS, o Yoga apresenta para os praticantes eficácia fisiológica e psicológica. Iniciaremos com a apresentação dos benefícios fisiológicos:

Praticar yoga matinal auxilia:

  • no aumento da flexibilidade;
  • na manutenção da força e resistência muscular.

Além desses benefícios, os praticantes relatam melhora significativa em sua disposição ao longo do dia. Os exercícios de respiração incluídos na prática são eficazes para o controle:

  • da pressão arterial;
  • das dores crônicas;
  • da frequência cardíaca; 

Aulas de Yoga matinal foram ofertadas por um determinado período aos funcionários de um hospital público no interior de São Paulo, uma funcionária relatou que suas dores por conta da sinusite aguda foram significativamente amenizadas ao longo das aulas.  

Praticar Yoga ao acordar pode aliviar tensões, fazer com que o praticante tenha despertada sua consciência corporal e corrigida sua postura

Eficácia psicológica: a saúde da mente

A medicina integrativa cuja proposta envolve considerar o paciente como um todo (corpo e mente) engloba o Yoga, por não se voltar apenas para o físico mas também para o emocional, esse exercício integrativo apresenta os seguintes benefícios para a mente:

  • ajuda no combate a depressão;
  • diminuição do estresse;
  • auxílio no controle da ansiedade;
  • equilíbrio para os estados de humor;
  • aumento no ânimo e disposição;
  • melhora na qualidade do sono;

Pesquisadores ainda sugerem mudanças na vida social dos praticantes: o desenvolvimento do controle emocional transforma a maneira de lidar com as situações diárias. 

O desempenho sexual também é afetado de maneira positiva, os praticantes de yoga se tornam pessoas mais sensíveis e receptivas, logo o contato sexual passa a ser mais prazeroso. 

A longo prazo, os benefícios do Yoga são mantidos e expandidos, o praticante passa a notar melhora em sua capacidade de concentração, a famosa “falta de paciência” também perde espaço, o equilíbrio é restabelecido, pois agora o autocuidado inclui corpo, mente e espírito. 

Que tal começar agora? Assista ao vídeo a seguir e inicie sua prática:  

Sou praticante iniciante, quanto tempo levarei para notar os benefícios do Yoga?   

A eficácia dos exercícios de Yoga matinal é notada logo na primeira aula mesmo que o praticante seja iniciante.

Sabe aquele alívio de tensão? Pois é, essa é a sensação após a finalização da aula, isso independe de ser um praticante experiente, todos são capazes de notar.

O Yoga é mais que uma prática, é um estilo de vida para alguém que busca (seja praticante iniciante ou não) uma experiência de existência equilibrada e com qualidade. 

Todos nós ansiamos pela felicidade, mas às vezes nos esquecemos do fato deste sentimento não estar no exterior e sim no autocuidado que dispensamos a quem somos. 

Por isso, não perca mais tempo e trate-se com amor, converse com nossos especialistas e saiba mais sobre como a terapia holistica pode ajudar.

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online