Significado das cartas do Tarot de Marselha – Desvende os mistérios dos 22 Arcanos Maiores

significado das cartas do tarot de marselha

Com 78 lâminas, o significado das cartas do Tarot de Marselha está relacionado às suas figuras, que compostas por personagens e situações arquetípicas que fazem parte do inconsciente e da memória coletiva da humanidade.

As cartas do tarot de Marselha são atemporais, ou seja, não se prendem ao tempo e não se limitam a nenhuma coordenada geográfica, nível cultural ou social. Cada carta é uma página solta que ajuda a compor um verdadeiro livro da vida.

Neste livro, está contida uma sabedoria secreta, combinada com conhecimentos tradicionais da magia hermética, da cabala e de outros oráculos.

Em nosso artigo sobre o sábio e antigo oráculo do Tarot de Marselha, você pode aprender sobre o poder de previsão de suas cartas e a divisão delas em dois grupos: os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores.

Agora, falaremos sobre o significado dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha, que são formados por 22 cartas.

Significado das cartas do tarot de Marselha

0 – O Louco (Andarilho)

Este Arcano Maior do Tarot de Marselha indica que você está numa eterna busca, muitas vezes sem sabe especificamente do quê.

Esta carta representa o princípio e o fim, o pensamento inconsciente, o querer, o destino e a ingenuidade.

O Louco pode significar o início de uma nova empreitada, com disposição para encarar o novo e o desconhecido. Também representa a moral e o questionamento de padrões dúbios de comportamento.

O significado desta carta do Tarot de Marselha ainda pode ser a inclinação a se voltar mais para a espiritualidade.

I – O Mago

Esta carta apresenta transformações, a assimilação de novos conhecimentos, a criatividade, a atitude e disposição e a comunicação.

A carta do tarot de Marselha O Mago pode significar literalmente o nome dela. Ou seja, se relaciona a alguém que seja de fato um mago ou um bruxo e mostra que a magia e o misticismo estão no ar e que com eles é possível fazer grandes realizações.

II – A Sacerdotisa

Simboliza o poder e o domínio feminino, a essência da mulher, com seus segredos e seu sexto sentido.

O significado da carta do tarot de Marselha A Sacerdotisa refere-se também ao inconsciente, aos pressentimentos e aos sonhos premonitórios.

Representa uma mulher guerreira, que luta com sabedoria por seus objetivos.

Este arcano mostra ainda a importância da humildade em reconhecer limitações e saber a hora de se retirar e esperar oportunidades.

III – A Imperatriz

O principal conceito que Arcano Maior do Tarot de Marselha representa é a maternidade.

Ele fala das responsabilidades e dos prazeres de ser mãe e simboliza a independência feminina, vontade de crescimento, capacidade e competência, fertilidade, sabedoria e inteligência adquiridas pela experiência.

Pode indicar também uma personalidade forte e vida próspera.

IV – O Imperador

Esta carta do Tarot de Marselha simboliza a capacidade de controlar situações e liderar pessoas, indicando posição de superioridade e responsabilidade, além de força de caráter e lealdade.

Este arcano contém ainda uma ambição positiva na vida, pautada por ética e princípios.

O Imperador também pode indicar uma situação de paternidade, demonstrando um homem protetor, otimista e disciplinado.

V – O Hierofante

O significado desta carta do Tarot de Marselha é valorização da vida espiritual, busca por equilíbrio, paz interior e sabedoria divina.

O Hierofante representa uma pessoa que tem amor pelos semelhantes e é fiel aos seus valores morais e espirituais. É alguém muito ligado às tradições e sempre pronta a dar bons e sábios conselhos.

VI – Os Enamorados

Representa ou é indicativa de situações de dualidade, dúvidas e incertezas. Trabalha com o conceito do “talvez”, das probabilidades, da necessidade de se fazer escolhas.

Esta carta do Tarot de Marselha passa uma mensagem de que nada na vida é irreversível, definitivo ou para sempre. Pode indicar também o início ou o término de um relacionamento.

VII – O Carro

Este Arcano Maior do Tarot de Marselha simboliza prosperidade divina e terrena, abundância espiritual e material. Denota ritmo e movimento sempre em frente, com objetividade, energia e força.

O Carro também pode sugerir o início de uma conscientização interior, o começo da caminhada rumo ao autoconhecimento. Indica uma alma impetuosa, ousada e alegre.

VIII – A Justiça

O principal significado desta carta do Tarot de Marselha pode ser traduzido em uma frase: “chegou o momento de colher os frutos”.

Representando o equilíbrio, a lei e a ordem, este arcano possui uma dualidade interessante, que varia de acordo com suas atitudes: você pode ser penalizado por ações ruins ou recompensado por benfeitorias. Ou seja, representa literalmente o conceito de justiça. Significa também a resolução de processos em julgamento.

IX – O Eremita

Simboliza uma pessoa sábia e experiente, sempre em busca de iluminação e sabedoria. Esta carta geralmente representa profissionais da saúde, pensadores (filósofos), professores etc.

O Eremita pode significar uma necessidade de meditação, afastamento de pessoas e coisas materiais, justamente para poder ter mais foco na espiritualidade. Remete a prudência, magia, mistérios e desapego.

X – A Roda da Fortuna

Esta carta do Tarot de Marselha indica eventuais e positivas mudanças da vida, sempre no intuito de evolução: mudança de ares (de emprego), mudança de lar (para uma residência mais espaçosa e confortável), mudança de relacionamentos amorosos e de amizades.

Este arcano também indica sorte, como seu próprio nome diz (fortuna).

A Roda da Fortuna representa novas portas, janelas e oportunidades, coisas que inevitavelmente estão para acontecer; esforços e iniciativas em curso

XI – A Força

O significado desta carta do Tarot de Marselha é racionalidade sobre a passionalidade, força da razão sobre a emoção, o triunfo da mente e da inteligência sobre nossos impulsos físicos.

A Força também é símbolo de paixão, compaixão e sedução, e de como com um bom coração, honestidade, amor e respeito ao próximo se pode alcançar todos os objetivos na vida.

XII – O Enforcado

Este Arcano Maior do Tarot de Marselha representa o poder de um ato de sacrifício em prol de algo maior. Esta carta também simboliza a necessidade de se abrir mão dos desejos carnais e materiais e ter mais foco na parte espiritual.

O Enforcado mostra uma pessoa com dons para ser sensitiva e pode ser indicativa de mudanças drásticas em nossas vidas.

Algumas palavras que definem esta carta são: resiliência, adaptação a situações difíceis e quebra de padrões.

XIII – A Morte

Ao contrário do que muitos pensam, esta carta não significa necessariamente a morte de alguém. Seu significado principal é o fim de ciclos, quase sempre dolorosamente no começo (término de relações amorosas ou profissionais, por exemplo), mas que acabam levando a renascimentos e transformações positivas.

Ela representa a transição das fases ao longo da vida sob várias perspectivas: da infância para a adolescência e desta para a fase adulta, do colegial para a faculdade, o começo da carreira profissional.

A Morte simboliza a necessidade de saber lidar com a zona de conforto e as mudanças.

XIV – A Temperança

Esta carta do Tarot de Marselha simboliza principalmente o equilíbrio: pessoas serenas, tranquilas e compassivas. Representa a busca por harmonia e estabilidade.

É indicadora de novas descobertas, talentos aflorando e surgimento de novos amores e amizades.

Esta carta do Tarot de Marselha significa a resolução de problemas, o clareamento de ideias que levam a soluções geniais, antes impensáveis, que estavam bem debaixo de nossos olhos.

XV – O Diabo

Assim como A Morte, a carta O Diabo não deve ser julgada como algo necessariamente ruim somente por sua aparência, ou, mais especificamente, por seu nome.

Ela pode representar, dentre outras coisas, amores e paixões terrenas, luxos materiais e tentações mundanas.

Simboliza emoções e prazeres desenfreados e pode indicar alguém que comumente é vitimizado por suas próprias manias e obsessões.

Também indica aquele tipo de pessoa excessivamente teimosa, que nunca sabe a hora certa de parar.

XVI – A Torre (A Casa de Deus)

Esta carta do tarot de Marselha pode indicar tendências egoístas e egocêntricas, bem como pessoas excessivamente orgulhosas.

Ela também representa duas coisas muito importantes no caminho da felicidade: necessidade de um constante controle financeiro e equilíbrio emocional.

A Torre significa necessidade de aprendizado, principalmente para lidar com as inseguranças comuns do dia a dia.

XVII – A Estrela

O significado desta carta do Tarot de Marselha é grandes alegrias, esperança e felicidade.

Este arcano indica que o universo sempre conspirará a seu favor, proporcionando equilíbrio e harmonia em todas as áreas da vida.

Ele também mostra que, com muito esforço e dedicação, nunca faltará sorte, qualquer que seja o empreendimento.

A Estrela simboliza força e leveza de espírito, perseverança e fé, e pode ser sinônimo de grandes inspirações.

XVIII – A Lua

Representa, dentre outras coisas, atos instintivos, poder da imaginação sem limites, fantasia, mistério e magia.

A carta do tarot de Marselha A Lua está muito relacionada ao mundo onírico (sonhos) e é indicadora de força e coragem espiritual.

Uma lição importante que ela traz é para evitar se deixar levar por quaisquer pensamentos, sejam bons ou ruins. Ou seja, vale o velho ditado “pensar duas vezes antes de tomar qualquer atitude ou realizar qualquer ação”.

XIX – O Sol

Esta carta do Tarot de Marselha encarna e simboliza de uma só vez os conceitos de sucesso, saúde, fortuna e felicidade.

É indicadora de sagradas bênçãos divinas para casais (fertilidade e gravidez) e significa grande capacidade de resiliência e renovação física, material e espiritual.

O Sol representa energia, vitalidade, proteção, desenvolvimento e fartura.

XX – O Julgamento

Representa as decisões mais relevantes e significativas, aquelas que de tão importantes tem a capacidade de mudar nossas vidas.

O Julgamento poderá mostrar revelações e profecias a se concretizarem num curto espaço de tempo. Também remete à libertação e ao renascimento espiritual.

Esta carta indica boas surpresas e simboliza amizades fortes e duradouras, assim como uniões matrimoniais.

Outro significado que ela pode carregar são avisos ou alertas para se preparar para possíveis martírios espirituais.

XXI – O Mundo

O último e um dos mais importantes Arcanos Maiores do Tarot de Marselha, O Mundo, assim como A Justiça, carrega também o significado da recompensa e de colher os frutos que foram plantados.

Mas vale ressaltar que tanto as boas como as más ações voltam para você na forma de coisas boas e ruins.

Esta carta simboliza conhecimento interior, bem-estar, superação de limites, vitória sobre os medos, fortuna, riqueza e a conquista dos objetivos.

Quer se tornar especialista no assunto e aprender a ler as cartas do Tarot de Marselha com assertividade? Faça o curso “O novo Tarot de Marselha – Arcanos Maiores”.

No curso, você irá aprender:

  • A origem do Tarot;
  • O que representa cada elemento desenhado em uma carta;
  • O significado mais aprofundado dos 22 arcanos maiores;
  • Como jogar as cartas e interpretá-las.

Comprando o curso, você ganha ainda:

  • 20% de desconto para realizar uma consulta via chat com um tarólogo do Astrocentro.

Especialistas online

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16655 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Yaskara Taróloga

Tarologa

97% Avaliações Positivas

15346 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16655 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Henrique Libório

Bruxo e Oraculista

96% Avaliações Positivas

386 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *