Conheça a origem e o simbolismo do Rider Waite Tarot

rider waite tarot

O Rider Waite Tarot é o baralho de tarot mais conhecido mundialmente. Suas cartas são vibrantes e mostram cenas e símbolos completos. A maioria dos decks que vemos utilizam-se do Rider Waite Tarot como base.

Ele foi desenhado em 1909 por Pamela Coman Smith, dirigida por Arthur Edward Waite. Por isso esse baralho também é conhecido como Rider Waite Smith Tarot.

Arthur Edward Waite (1857-1942) foi um estudioso do ocultismo e teve diversos trabalhos importantes publicados ao longo de sua vida. Segundo Waite, o simbolismo é a chave do verdadeiro Tarot.

Origem do Tarot

Não se sabe a origem certa das cartas de Tarot, mas sabemos que seu surgimento antecede em mais de cinco séculos o trabalho de Waite. Ainda assim, o baralho Rider Waite Tarot é o mais popular.

É geralmente aceita a hipótese de que as cartas de baralho surgiram na Europa na segunda metade do século XIV, provavelmente na Itália, com 78 cartas, que já seriam os 56 Arcanos Menores com os 22 Arcanos Maiores – ou cartas da alma.

No século XV, as cartas de Tarot passaram a ser desenhadas ou pintadas à mão para a corte.

Já no século XVI, um Tarot modificado ganhou popularidade: o Tarot de Marselha.

Como foi construído o Rider Waite Tarot

Antigamente, as 22 cartas dos Arcanos Maiores tinham apenas fotos. Assim, Pamela Colman Smith trabalhou em seus desenhos em cima de uma pequena lista de ideias de Arthur Waite sobre o que cada carta deveria representar.

Mas Pamela Smith também tinha sensibilidade psíquicas, além de talentos artísticos. Assim, combinou as ideias de Waite com suas próprias ideias, dando origem ao Rider Waite Tarot.

Acredita-se que a grande popularidade do Tarot durante tantos anos se deve pela maravilhosa contribuição de Pamela Smith.

Fatos biográficos sobre Pamela Colman Smith

A artista, ilustradora e escritora nasceu em Londres, em 1878. Filha de um comerciante de Nova York e de uma jamaicana, Pamela estava sempre viajando entre essas três localidades.

Aos 15 anos, ela se matriculou no Pratt Institute de Nova York para estudar arte. Diziam que ela desde cedo tinha um estilo de desenho muito maduro para sua idade, o que mostra que ela sempre foi uma visionária no que diz respeito ao simbolismo.

Por problemas de saúde, acabou deixando Pratt sem concluir o curso, mas seguiu trabalhando como ilustradora.

Em 1899, voltou à Inglaterra e tornou-se uma designer teatral. Seu talento era tão grande que ela chegou a ter três exibições de suas próprias pinturas em Nova York. Dizem que seu conhecimento sobre teatro influenciou muito na criação das artes do Tarot.

Publicação do Rider Waite Tarot

O primeiro baralho do Rider Waite Tarot foi publicado na Inglaterra e se chamava simplesmente Tarot Cards.

Ele foi vendido em um panfleto intitulado Key to the Tarot, escrito por Arthur Waite. Os desenhos em preto e branco de Pamela foram adicionados mais tarde ao livro.

Havia diferenças nos Estados Unidos e no Reino Unido em relação à lei de direitos autorais, o que acabou prejudicando Pamela, que não teve seu trabalho reconhecido. Somente nos dias atuais que as cartas passaram a ser referidas como Rider Waite Smith Tarot.

Rider Waite Tarot – Versões

Desde que o primeiro baralho Rider Waite Tarot chegou ao mercado, muitas coisas mudaram. Dezenas de outros editores publicaram suas próprias versões das cartas e redefiniram os desenhos de Pamela.

Muitas das cartas foram redesenhadas por outros artistas, principalmente para aproveitar as novas tecnologias de impressão e adicionar cor ao baralho.

Havia limitações na impressão cores na época em que Pamela Smith o desenhou.

rider waite tarot

O baralho Rider Waite Smith Tarot é o mais amado até hoje, por isso possui tantas versões. Ele se tornou tão popular porque as imagens construídas por Smith e Waite ajudam os leitores a entender melhor o significado das cartas do Tarot.

O uso de imagens detalhadas por Waite e Smith propiciaram que qualquer pessoa consiga entender o significado das cartas.

Não é necessário nenhum poder mágico para ler o Rider Waite Tarot. Mas é claro que habilidades psíquicas mais desenvolvidas ajudam a extrair mais e melhores informações das cartas.

As cartas de Rider Waite Tarot na atualidade não são utilizadas apenas para adivinhação, mas também como uma ferramenta reflexiva de autoconhecimento.

O simbolismo tão enfatizado por Waite em suas cartas foi explicado por Carl Jung em seu livro “Man and His Symbols”.

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta, as cartas da corte representam os arquétipos espirituais básicos construídos na mente humana.

Consulte o Tarot

Está com dúvidas sobre sua vida amorosa ou está sofrendo por amor? O Tarot do Amor pode acalmar seu coração e diminuir a sua ansiedade te dando as respostas que você procura.

Se concentre, faça a sua pergunta – como te ensinamos no artigo sobre como fazer perguntas ao Tarot -, embaralhe as cartas e escolha uma.

Pronto! Nela estará a resposta para sua dúvida.

rider waite tarot

Você também pode acessar nossa página de consultas e fazer conversar com um de nossos tarólogos on-line.

Você pode fazer o seu atendimento via telefone, e-mail ou chat.

rider waite tarot

Tem seu próprio Tarot e está aprendendo a lê-lo? Entenda mais a fundo sobre cada um dos 22 Arcanos Maiores:

Especialistas online

'

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *