O que é autoconhecimento?

“Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.”

A citação acima teve origem na Grécia Antiga e é de autoria de ninguém mais ninguém menos que Sócrates, talvez o mais famoso dos grandes filósofos atenienses. Mas como ela ajuda a explicar o que é autoconhecimento?

O autoconhecimento é a busca dos homens, em seu próprio interior, por respostas e entendimentos para várias questões sobre si mesmo e sobre a vida, e o objetivo é evoluir a partir destas percepções. Ao mesmo tempo, o autoconhecimento é a capacidade que nos permite perceber e agir de forma gradativa sobre tudo aquilo que necessitamos transformar em nós mesmos.

Explore seus medos e frustrações consultando um de nossos videntes para conseguir autoconhecimento.

Na sociedade atual, ter uma maior percepção sobre si mesmo através do autoconhecimento é o que nos permite alterar nossas crenças erradas, tudo aquilo que nos faz mal e nos causa conflitos internos e que atrapalha diversas áreas da nossa vida. Através do autoconhecimento é que se consegue ampliar a consciência sobre os potenciais adormecidos, reconhecendo nossos próprios defeitos e colocando foco em nossas qualidades e naquilo que realmente somos. Por isso é preciso praticar o caminho do autoconhecimento, pois é apenas a partir dele que se consegue criar uma identidade própria e se diferenciar dos demais.

Algumas considerações sobre o que é autoconhecimento

Na opinião da psicóloga e especialista Juliana Bento, da Clínica de Especialidades Integradas de São Paulo, ”quem conhece a si mesmo tende a valorizar mais a própria vida e a aumentar sua autoestima, obtendo estabilidade emocional”.

Mas, além de valorizar nossas qualidades e aumentar nossa autoestima, saber o que é autoconhecimento e colocá-lo em prática no nosso cotidiano também faz com que tenhamos consciência de nossos próprios defeitos, e estando conscientes disso podemos trabalhar positivamente para melhorá-los.

Segundo Cynthia Boscovich, especialista da Sociedade Brasileira de Psicanálise, “é essencial encarar nossas limitações, medos e inseguranças, pois com este autoconhecimento estamos mais aptos a superar as dificuldades e mais preparados para tomar as decisões do dia a dia”.

Quem não sabe o que é autoconhecimento e não o pratica acaba sofrendo com problemas muito atuais como angústia, transtornos de ansiedade e depressão. É fato: se você se conhece melhor, adquire o hábito de refletir antes dos seus atos e de controlar melhor suas emoções.

Desta forma, quando o indivíduo assimila o que é autoconhecimento, vive com mais tranquilidade e paz em seu interior, o que acaba acarretando diversos benefícios em todas as áreas da vida: pessoal, profissional, social e amorosa.

Para pensar um pouco mais sobre o que é autoconhecimento e sobre a importância desta prática em nossa vida, reflita sobre a segunda parte da famosa citação de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”: “Se o que tu procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não achará em lugar algum”.

 

Especialistas online

Clara romkatt

Clara romkatt

Taro,numerologia

100% Avaliações positivas

119 Consultas

Alex tarólogo

Alex tarólogo

Vidêncida,cartas ciganas e tarot marselha,cromoterapia

92% Avaliações positivas

410 Consultas

Madalena taróloga

Madalena taróloga

Tarot,baralho cigano,rituais de amor e prosperidade

100% Avaliações positivas

514 Consultas

Fabiana viegas

Fabiana viegas

Baralho cigano,tarot,amor

97% Avaliações positivas

4435 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *