O que é desapego e como ele interfere em nossas vidas

A maioria das pessoas imagina que o desapego significa viver com poucas coisas materiais, abrir mão do que é supérfulo e ter uma vida simples. Essa é uma maneira de ver, mas que parece muito difícil de ter na prática, já que vivemos em uma sociedade que quer sempre mais de tudo. Precisamos entender o que é desapego através de um outro ponto de vista, o do equilíbrio.

 Afinal, o que é desapego?

Desapego é a capacidade de abrir mão de objetos, pessoas, ideias e situações. Por exemplo, para mudar de vida e seguir em frente precisamos abrir mão do que não nos serve mais. Essa é a parte mais difícil, mas quando conseguimos, nos tornamos pessoas mais calmas e receptivas às mudanças e imprevistos.

O apego está relacionado ao medo de perder, de que amanhã o que tanto amamos não estará mais aqui. Isso faz com que nos grudemos a coisas, pessoas e situações que não cabem mais em nossa vida. Quem nunca guardou um vestido antigo, pois a moda pode voltar? Quem não ficou em um relacionamento destrutivo com medo de ficar sozinha? São nesses momentos que precisamos aprender o desapego, que está ligado ao amor.

O mestre indiano Osho tem um texto chamado O Desapego que explica bem como essa relação funciona. Leia um trecho:

“Todas as nossas misérias e sofrimentos não são nada mais do que apego. Toda a nossa ignorância e escuridão é uma estranha combinação de mil e um apegos. Nós estamos apegados a coisas que serão levadas no momento da morte, ou mesmo, talvez, antes. Pode estar muito apegado ao dinheiro, mas pode ir à bancarrota amanhã. Pode estar muito apegado ao seu poder e posição, mas eles são como bolhas de sabão. Hoje eles estão aqui; amanhã eles não deixarão nem um traço. (…)

Todas as nossas posições, todos os nossos poderes, o nosso dinheiro, o nosso prestígio, respeitabilidade são todos bolhas de sabão. Não fique apegado a bolhas de sabão; senão, estará em contínua miséria e agonia. Essas bolhas de sabão não se importam por estar apegado a elas. Elas continuam arrebentando e desaparecendo no ar e deixando-o para trás com o coração ferido, com um fracasso, com uma profunda destruição de seu ego. Elas deixam-no triste, amargo, irritado, frustrado. Elas transformam a sua vida num inferno.

Compreender que a vida é feita da mesma matéria que os sonhos é a essência do caminho. Desapegue-se: viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de si. Lembre-se que ele é um belo sonho, porque tudo está mudando e desaparecendo.”

Estas sábias palavras exemplificam bem o que é desapego e podem incentivá-la a abrir mão, seguir em frente e abraçar o que a vida mandar, sempre pronta para soltar quando necessário.

Leia também:

Aprenda a aplicar o Feng Shui em casa

Especialistas online

Zelei Egípcia

baralho cigano terapeuta floral reiki

83% Avaliações Positivas

195 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

CARLOS da LUZ

✨✨Consultor, cartomante, terapeuta

97% Avaliações Positivas

462 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Alex Tarólogo

Tarólogo e Cromoterapeuta

98% Avaliações Positivas

2692 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Walkiria Lopes

tarologa

100% Avaliações Positivas

9560 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *