Por que existem pessoas que podem ver espíritos e outras não?

ver espíritos

Essa é uma pergunta muito importante, não apenas para o espiritismo. Em algum momento, certamente, você se questionará na vida: Afinal, por que algumas pessoas conseguem ver espíritos e outras não?

Segundo Chico Xavier, famoso médium e filantropo, alguns nascem com a capacidade de enxergar espíritos ou perceber sua presença através de outros sentidos. Este é um dom dado pelo divino, o qual a pessoa pode aprimorar ou não.

No entanto, muitas vezes, quem não enxerga o espírito fica na dúvida se o que o outro está falando é realidade ou não.

Para clarear de vez essa questão, trouxemos os principais questionamentos sobre o que significa ver espíritos.

Os espíritos são vistos pelos olhos?

Pessoas que têm o dom de ver espíritos não necessariamente os enxergam com os olhos, porque é a alma que os vê. Ou seja, até mesmo uma pessoa fisicamente cega pode ver espíritos.

Quando a mediunidade da pessoa é a da vidência, ela enxerga os espíritos de olhos abertos ou fechados e é capaz de descrever de forma detalhada os gestos, fisionomia e até mesmo a roupa que o espírito está usando.

Mas existem outras formas de ver espíritos que listamos abaixo:

  • Mediunidade sensitiva – neste caso, a pessoa sente a presença do espírito, que lhe causa uma sensação agradável ou desagradável. Essa presença normalmente é confirmada por meio do arrepio.
  • Mediunidade intuitiva – é a capacidade do indivíduo de captar as mensagens enviadas pelos espíritos de maneira telepática.
  • Pressentimento – outras pessoas recebem informações do mundo astral por meio da premonição. Por isso, elas são capazes de adivinhar acontecimentos futuros. Ela pode tanto ver as imagens do que irá acontecer em sua consciência de maneira mais vaga, como uma lembrança, como assistir a tudo de maneira bem clara.
  • Por audição – ainda é possível ter contato com os espíritos apenas pela audição. Ou seja, a pessoa escuta as vozes dos espíritos pelo ouvido físico ou internamente e com eles inicia uma conversação.
  • Por psicofonia – neste caso, o espírito se apropria das cordas vocais da pessoa e as utiliza para transmitir uma mensagem. No entanto, o médium utilizado pelo espírito não tem conhecimento do teor da mensagem que está sendo transmitida.
  • Mediunidade psicográfica – neste tipo de mediunidade, o espírito age através das mãos do médium, como era o caso do Chico Xavier. Por meio das mãos de outra pessoa, o espírito escreve a mensagem que deseja enviar.

Como o espírito pode tornar-se visível?

O laço existente entre o nosso corpo e a nossa alma é chamado perispírito. É realizando alterações neste laço que o espírito se torna visível.

Quando morremos, o espírito ainda conserva o perispírito, que é para ele um corpo etéreo. Apesar de ser invisível para nós em seu estado normal, ele pode se tornar visível em algumas situações.

Quando quer se tornar visível, o espírito pode fazer uma espécie de modificação molecular em seu perispírito. É assim que ocorrem as aparições.

Esse processo é parecido com o que acontece com o vapor de água, que é invisível quando está rarefeito e visível quando está condensado.

Normalmente, quando um espírito se torna visível, ele adota a aparência que tinha quando era vivo, justamente para ser reconhecido.

Também é através do perispírito que um Espírito fala, escreve ou desenha com a ajuda de um médium.

Como não possui mais um corpo físico para realizar essas atividades sozinho, o espírito toma emprestado os membros e órgãos dos médiuns e os utiliza como se fossem seu próprio corpo.

Ele consegue fazer isso por meio de uma emanação fluídica. Por não ser um corpo físico e sim fluido, o perispírito pode atravessar qualquer obstáculo, até mesmo entrar em um lugar totalmente fechado ou dentro do corpo de outra pessoa.

Os espíritos mostram passado, presente e futuro?

Sim, os espíritos têm uma visão dos fatos presentes ou distantes, têm conhecimento sobre vidas passadas e possuem alguns pressentimentos ou visões do futuro.

Depois da morte, a alma consegue entender tudo o que aconteceu com ela em vidas passadas, no entanto, não sabe o que Deus está preparando para seu futuro.

Somente quando ela se aproxima de Deus é que consegue ter uma visão mais clara sobre o que irá acontecer. Assim, quanto mais próximo um espírito é de Deus, com maior perfeição ele consegue ver o futuro.

Animais conseguem ver espíritos?

Segundo o educador e pai do espiritismo, Allan Kardec, os animais são como irmãos mais novos dos seres humanos. Por isso, mesmo eles estando em processo de evolução, eles podem sim ver espíritos.

Muitas vezes, os animais conseguem perceber presenças espirituais antes de nós, seres humanos, por terem alguns sentidos mais desenvolvidos.

É comum ouvirmos falar de momentos em que cavalos se recusaram a avançar diante de um obstáculo imaginário, que provavelmente eram espíritos tentando detê-los.

No entanto, apesar de poderem ver espíritos, os animais não podem ser considerados seres mediúnicos, já que para isso é preciso de uma certa consciência e da união de fluidos similares que os animais não possuem.

E como os animais não conseguem comunicar o que veem, eles não podem servir de intérpretes ou mediadores entre o plano astral e o mundo físico.

Técnicas para ver espíritos – Desenvolva sua mediunidade

Se você já consegue ver espíritos e quer desenvolver este dom ou ainda quer aprender como ver espíritos, abaixo listamos algumas técnicas para ver espíritos que irão te ajudar a dominar essa habilidade.

Reflita sobre sua missão no mundo

O primeiro passo para desenvolver a sua mediunidade é refletir os motivos pelos quais Deus te deu esse dom. Você precisa entender qual é a sua missão e quais são os seus valores e virtudes.

Somente com uma ética impecável, você será capaz de dominar seu dom e utilizá-lo para o bem.

Pratique a gratidão

Ser grato a Deus por cada detalhe da sua criação, intervenção e misericórdia é importantíssimo para desenvolver a sua mediunidade.

Evite reclamar e tenha em mente que tudo acontece por um motivo.

Agradeça a Deus por sua imensa bondade e por sua perfeição. Por mais que muitas vezes não entendamos os motivos, tudo o que acontece ao nosso redor tem uma finalidade e um aprendizado espiritual.

Perdoe

Jesus é misericordioso e um de seus maiores ensinamentos para a humanidade foi o perdão. Coloque o amor em primeiro lugar e perdoe a si mesmo e ao próximo.

Converse com Deus

A base da mediunidade é a nossa conexão com Deus. Por isso, converse com ele durante os diversos momentos do seu dia.

Abra seu coração e se coloque como instrumento da Sua misericórdia, pedindo que potencialize a sua mediunidade, te dê capacidade de discernir o certo do errado e de utilizar o seu dom apenas para o bem.

Fortaleça a sua fé, confie na presença de Deus em todos os momentos e na Sua perfeição.

Estude

É muito difícil você aprimorar sua capacidade de ver espíritos sem o devido conhecimento do que são os espíritos, como eles se comportam, suas dores e capacidades. Estude sobre o plano astral e tudo o que o envolve.

Também é interessante buscar contato com um médium de confiança mais experiente, que possa ser o seu mentor.

Ore

E claro que é preciso muita oração para desenvolver sua espiritualidade. Por meio da oração, estreitamos nossos laços com Deus e fortalecemos a nossa fé.

Vejo espíritos, e agora?

Se você costuma ver, sentir ou ouvir espíritos, é fundamental abrir-se sem medo para este mundo. Como em qualquer tipo de relação, insegurança e desconfiança atrapalham.

Por isso, se deseja entrar em contato com o outro lado, tenha intenções claras e, se precisar, procure a orientação de um guia espiritual.

Pessoas que podem ver espíritos têm muitas experiências positivas, basta que o dom seja direcionado para fazer o bem ao próximo e para proporcionar o crescimento espiritual.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online