Lei da ação e reação: o que é carma? Livre-se do carma negativo

O que é carma

Será que você realmente sabe o que é carma (karma)? Ou acha que tudo o que acontece de ruim é culpa de um aspecto cármico? Hoje, vamos falar da lei da ação e reação, também conhecida por causa e efeito. E como se livrar dos carmas negativos.

De fato, há muitas interpretações sobre o que é carma, a começar por conceitos do Budismo. Em paralelo, o Espiritismo trata da bagagem que trazemos de outras vidas. Ou seja, as lições que temos a aprender durante a evolução.

Justamente por isso, fica a reflexão: quem fomos nas vidas passadas? Quais as consequências das nossas ações? E como isso tudo afeta o dia a dia, nessa encarnação e nas próximas?  

Afinal, o que é carma?

Carma é um reflexo das ações passadas, significando literalmente “ação”. Por exemplo, se você fez mal a alguém, sofrerá a consequência disso em algum momento. Do outro lado da moeda, as atitudes positivas são recompensadas.

Logo, mesmo diante de situações negativas, é preciso enxergar a oportunidade de consertar os erros. Assim, todos podemos nos tornar pessoas melhores, ao praticar boas ações, espontaneamente. Aliás, essa é uma maneira simples de explicar o que é carma, não é?

Quais são os tipos de carma?

Seguem alguns exemplos para facilitar o entendimento sobre o que é carma e suas expressões, na visão espírita:

  • Bumerangue: o sofrimento causado volta para você. E o mesmo se aplica ao bem que foi feito; 
  • Organismo: se você machucou alguém, pode nascer com uma expressão disso na próxima vida;
  • Simbólica: sua intuição pode ser mais apurada, se você notou o lado bom de outras pessoas na vida passada;

Segundo o Budismo, o carma pode ser gerado por corpo, fala e mente, envolvendo os aspectos:

  • Positivo: atitudes que visam ajudar outras pessoas;
  • Negativo: atos com a intenção de prejudicar terceiros;
  • Neutro: ações não intencionais.

Além disso, há ainda outros aspectos cármicos a considerar:

  • Determinante e detalhado: o primeiro define se o nascimento será como um animal ou ser humano. Já o segundo delimita as circunstâncias da vida, a família, a nacionalidade etc.
  • Compartilhado e individual: os aspectos cármicos podem ser vivenciados por muitos seres ao mesmo tempo, como em um país. Porém, isso afeta as pessoas de diferentes maneiras.
  • Programado e não programado: enquanto um acon­te­ce inevitavelmente, o outro é fortuito.

Entenda o que é carma e livre-se do carma negativo

A seguir, selecionamos 5 reflexões ligadas ao que é carma. Dessa forma, fica mais fácil compreender como podemos trabalhar os carmas negativos.

Quais são as leis do carma?

  1. A grande lei: tudo aquilo que você fizer, algum dia receberá em troca. Em outras palavras, quando plantamos boas sementes, temos boas colheitas.
  2. Criação: todos estamos conectados com o Universo. Por isso, é essencial criar condições para receber aquilo que desejamos.
  3. Humildade: tudo o que existe dentro de nós se espelha pelo caminho. Assim sendo, se apenas enxergamos coisas ruins, ficaremos presos às energias inferiores.
  4. Crescimento: para evoluir, é importante se transformar. Então, não podemos esperar que outras pessoas mudem. Isso deve partir de nós mesmas, afinal.
  5. Responsabilidade: assuma a sua responsabilidade em algo que não deu certo. O Universo é um espelho que reflete aquilo que oferecemos. 
  6. Conexão: tudo está conectado no mundo, mesmo que não possamos enxergar. Para tal, confie na trama que envolve passado, presente e futuro.  
  7. Foco: manter o foco no que é positivo não dá abertura para sentimentos negativos. Com isso, os pensamentos depressivos não terão espaço.
  8. Doação: os aprendizados devem ser compartilhados. Dessa forma, podemos beneficiar outras pessoas.
  9. Aqui e agora: viva o momento, sem se prender nos acontecimentos do passado. Para evoluir e viver bem, mantenha sua atenção no tempo presente.  
  10. Mudança: é fundamental aprender com situações ruins, de modo que elas parem de se repetir. Nesse caso, busque identificar e compreender essas lições.
  11. Paciência e recompensa: seja paciente ao semear a colheita, que pode render bons frutos. No fim das contas, o empenho é recompensado com abundância e plenitude. 
  12. Importância e inspiração: dedique-se aquilo que você quer, de todo coração. Isso porque recebemos do Universo o que é compatível com os esforços dedicados.

É possível reverter o carma negativo?

Para começar, tenha em mente que você não está sendo punido por erros do passado. Na verdade, essa é uma oportunidade de crescimento e de evolução, em prol do bem comum.

Aceite o ciclo de causalidade que envolve as vidas passadas. Nem tudo representa sofrimento. Tente praticar boas ações, hoje e sempre. Trabalhe suas dores e aflições. Esqueça o determinismo do “destino”. Encontre um ponto de equilíbrio para lidar com situações difíceis. 

Enfim, busque uma vida plena e próspera. Seja feliz. Faça o bem. Evolua. E compartilhe coisas boas.

Como identificar o carma no Mapa Astral?

Os nodos lunares são dois pontos opostos do Mapa Astral e relacionados com o carma. Tais nodos representam as nossas bagagens, com destaque para a relação entre causa e efeito.

  • Cauda do dragão, o nodo lunar Sul: aqui está a energia negativa dos carmas. E isso inclui as ações mal resolvidas (ou incompletas) das vidas passadas. Sendo assim, este nodo é ligado ao conceito de “causa”.
  • Cabeça do dragão, o nodo lunar Norte: essa energia positiva representa o propósito de vida. Ao vislumbrar o caminho a trilhar, também podemos descobrir características que devem ser desenvolvidas. Portanto, este nodo é relacionado ao conceito de “efeito”. 

E o que significa darma?

Você conhece a diferença entre karma e dharma? O carma diz respeito à lei da causa e do efeito. E o darma representa o caminho da verdade e do conhecimento.

  • Carma: lei impessoal, que opera de acordo com o livre-arbítrio;
  • Darma: lei natural, que abrange a criação de todas as coisas.

Agora que você sabe o que é carma, que tal começar a trabalhar esses aspectos no dia a dia? Por sinal, conte com os especialistas do Astrocentro na sua jornada de autoconhecimento. E aproveite também para conferir mais conteúdos no Blog e no Youtube.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Candida Thomazelli
Candida Thomazelli projeta prédios e sonhos, escreve sobre magia e como deixar a vida leve. Cozinha coisas gostosas, deita no quintal para ver estrelas e, quando tem sorte, vê um ou outro satélite, mas pensa que é estrela cadente. Vive a magia da natureza e se encanta com cada amanhecer. Frui vita!

Especialistas online