Tudo sobre astrologia: O que é Mapa Astral?

O que é Mapa Astral?
Acabe com todas suas dúvidas!

O Mapa Astral é a ferramenta mais importante da Astrologia. É com ele que conseguimos entender a influência dos astros na vida humana. Ele é um compilado de informações sobre a tendência que alguns traços da sua personalidade terão. Entendeu? 

Realmente é algo muito complexo, tanto que o Mapa Astral é dividido em diversas partes para explicar exatamente como vamos agir em cada área da vida. 


O que é Mapa Astral? Entenda!

Na Astrologia, o Mapa Astral é o gráfico do céu no exato momento do seu nascimento. Tendo a noção de como cada Planeta e Casa estavam sendo influenciados pelo signo, é possível obter grandes informações sobre a personalidade da pessoa nascida naquele momento. 

Quando recém-nascida não é algo muito necessário, pois quem terá acesso a essas informações serão os pais. Talvez isso os ajude a entender mais sobre sua personalidade e se adaptar às suas características, mas não é algo muito comum. 

Agora fazer quando adulto é essencial, pois ele ajuda no autoconhecimento. Sem contar que é uma ótima opção para quem busca um direcionamento na carreira, nos relacionamentos e até mesmo na forma da realização dos seus sonhos.


Como funciona o Mapa Astral na Astrologia?

Essa ferramento, o Mapa Astral, tem como função mostrar a influência que todos os astros têm sobre sua vida. Ele é composto por 12 Casas que recebe a influência de um Signo e de um Planeta, como foi explicado anteriormente. Assim, cada um desses campos representa alguma área da sua vida: relacionamento, família, saúde, trabalho e até espiritualidade. 

Por isso que dependendo do horário e do local do seu nascimento, você terá uma influência diferente dos astros. E somente fazendo o seu Mapa Astral você será a noção de todas as ações que os astros são capazes de ter sobre você. 


O Mapa Astral revela muito sobre você, por isso tenha cuidado!

Saber o que é Mapa Astral não é uma tarefa fácil. Isso porque todas as informações que você recebe através dele é algo muito revelador e complexo. Sabendo que ele é uma espécie de retrato que mostra toda a sua personalidade, precisa tratá-lo como algo bem íntimo. 

Pode parecer loucura, mas o Mapa Astral é um forma da Astrologia te ajudar a se entender. Porém outras pessoas também poderão saber como você funciona. Isso pode ajudá-las a te manipularem e conseguir coisas de ti através de suas fraquezas. Por isso é necessário mostrar somente em quem sente confiança para revelar as suas verdades.

Os Eixos na Astrologia

Os Eixos na Astrologia são as divisões no Mapa Astral. É por isso que ele pode ser dividido em quatro ângulos que são conhecidos como quadrantes. Esse ângulos são separados pelo eixo horizontal que é conhecido como Ascendente e Descendente e o eixo vertical que é o Meio do Céu e o Fundo do Céu. Respectivamente essas divisões são as Cúspides (o início das linhas que marcam as Casas astrológicas) das Casa 1, 4, 7 e 10.

Signos Ascendentes e Descendentes

Quando fazemos o Mapa Astral é comum nos depararmos com algumas informações que nunca ouvimos falar. Esse é o caso dos signos Ascendentes e descendentes na Astrologia. Como são informações mais complexas de se conseguir (somente fazendo o cálculo do Mapa para ter o resultado) acabam não sendo tão conhecidos como o signo Solar.

Para acabar com essa dúvida, nós do Astrocentro, trouxemos uma breve explicação sobre o que são esses signos, porquê são importantes e como interpretá-los.


O que é o signo Ascendente?

á falamos da importância dos signos, Planetas e Casas na Astrologia. Mas ainda faltou uma das informações mais importante do Mapa Astral: o Ascendente.

O signo solar é bastante influente em nossa vida, pois é o que representa a nossa essência. Porém ainda não te apresentamos ao Ascendente, que apesar de citarmos que ele é o que rege a Casa 1, não falamos sobre a relevância desse signo.

O signo Ascendente (AC) é aquele que mostra o seu jeito de ser!

Sabe a maneira como você se posiciona nos acontecimentos da sua vida? Ou a forma que você mostra ser? Isso é tudo influência do signo Ascendente. Assim, dá para entender que ele é basicamente a primeira impressão que você passa. Incluindo até algumas características físicas.

Como sabemos qual o nosso signo Ascendente?

Para saber qual o signo Ascendente é necessário fazer o Mapa Astral, calculando a data, hora e local de nascimento podemos saber qual era o signo que estava posicionado na Casa 1, dando início ao Mapa e sequência as demais Casas. Depois disso podemos analisar quais são os signos que as regem e localizar onde estão os Planetas. Podendo começar uma análise mais complexa sobre a personalidade do indivíduo usando a Astrologia.

A importância do Ascendente

É necessários conhecer o seu signo Ascendente justamente porque ele te ajudar a entender melhor sobre sua personalidade. Como esse signo é a parte que mais transparece em você, principalmente depois dos 28 anos, ele é responsável por alguns desenvolvimentos internos seus como a melhora nas suas relações humanas e até a evolução espiritual.

O que é o signo Descendente?

Enquanto o signo Ascendente é o responsável pelo seu “eu-interior”, simbolizado pela Casa 1, o signo Descendente é o responsável por mostrar a sua forma de se relacionar com o outro que é a missão da Casa 7 na Astrologia. 

O que você espera do próximo? 

Como você lida com as vontades de outras pessoas? 

Qual o seu jeito de se aproximar de pessoas novas? 

Essas perguntas são respondidas pelo seu signo Descendente e ao contrário do lado emocional que é dado pela Lua ou do romântico da Vênus, ele traz a sua forma de relacionamento através do que sente falta em ti. 

Ou seja, ajuda no seu autoconhecimento sobre as características que faltam em você. 

É por conta disso que as pessoas tendem a procurar o seu parceiro ideal com personalidades do seu signo que estiver posicionado na Casa 7.  Assim, de maneira geral, o Descendente é o determinante das suas relações de modo completo na Astrologia. 

Seja no casamento, processos sociais, públicos, amigos e até inimigos. 

É o que acaba nos ajudando a entender quais aspectos precisamos melhorar e a importância de mudar alguns conceitos para que alcançamos a evolução que tanto procuramos alcançar durante o ciclo da vida. 


Como identificamos o signo Descendente?

Assim como o Ascendente, o signo Descendente necessita do Mapa Astral para ser localizado. Ele será o signo que estiver localizado na Casa 7 que é considerada muito importante por representar o seu potencial e as suas capacidades. Juntando ao signo Solar, Lunar e Ascendente, poderão trazer os traços mais fortes de sua personalidade.

Meio do Céu e o Fundo do Céu

O posicionamento do Meio do Céu indica qual o signo estava no meio - no alto - do céu na hora marcada no Mapa Astral. O Fundo do Céu já é o posicionamento oposto a esse. Logo, quando o primeiro representa as características, qualidades e virtudes que uma pessoa tem, o outro já representa os segredos internos que ela possui sobre sua personalidade. 


O que é o Meio do Céu?

O Meio do Céu é a representação da nossa vida social na Astrologia! 

O signo que estiver posicionado nela é a forma como iremos agir a nossa imagem pública, reputação, profissão e até nosso posicionamento na sociedade. É também a maneira como você vai em busca de reconhecimento, fama e até atividades sociais. É por conta disso que ele é associado a nossa maneira de ir atrás dos nosso objetivos, pois é aqui que vemos a nossa forma de agir para alcançar o que tanto almejamos. 

O Meio do Céu é a localização da Casa 10, aquela que representa como somos vistos socialmente e o nosso status pessoal. Considerada também como um norte para descobrirmos qual o nosso caminho para seguir, tanto social quanto profissional. 


O que é o Fundo do Céu?

O Fundo do Céu é a representação da nossa personalidade mais profunda. Aquela que a gente guarda. De acordo com a Astrologia, essa é a forma como nos dedicamos ao nosso lar, nos importamos com nossa família, origem e a vida privada. Esse posicionamento fala sobre o valor da infância, como vai funcionar sua criação e raízes psicológicas. Aquele que irá apontar os seus pontos de caráter devido ao que você aprendeu com a vida. 

Os quadrantes do Mapa Astral

Esses ângulos são muito importantes para entendermos nossa personalidade. Eles são responsáveis por emanarem energia que ditam como somos, ou como gostaríamos de ser. Mostra a nossa forma de agir em relacionamentos, como interagimos e também somos vistos pelas pessoas. Através deles podemos até entender melhor o nosso passado, presente e termos algumas previsões de tendências em relação ao futuro.


Mas como funciona a interação entre os ângulos na Astrologia? 

A interação entre os ângulos definirá se você é uma pessoa mais evidente ou que prefere ser discreta, mostra como será o seu desenvolvimento pessoal, se você se tornará independente ou sempre precisará de algo ou alguém. 

Apesar de parecer, ver isso através dos eixos não é complicado. Basta entender que o eixo vertical - aquele que representa o Meio do Céu e o Fundo do Céu - será a linha que irá separar as partes independentes e dependentes. Dessa forma, o centro da parte independente é o Ascendente, já o lado do Descendente é o centro que exibe a dependência. 

Quando você faz essa divisão no Mapa Astral, é possível dar uma analisado nos quatro quadrante, e aquele que tiver mais planetas é o que poderá definir se você é mais voltado para o público ou privado, se é mais autônomo ou submisso. 

Entendendo isso, agora você precisa prestar atenção no significado de cada quadrante e dos signos e Planetas que se encontram neles. 

É importante lembrar que cada Casa astrológica pertence a um determinado quadrante e isso não vai mudar. O que mudará serão os astros que estão encontrados neles. Assim, os quadrantes também mostram a nossa jornada do nascimento à morte e a forma de nos desenvolver nessas fases. Confira abaixo:

Primeiro quadrante

Independente e Privado

O primeiro quadrante se trata da definição da sua personalidade, seu desenvolvimento pessoal e a consciência de si mesmo. É por conta disso que as Casas 1, 2 e 3 pertencem a esse quadrante, pois são as Casas entre o Ascendente e o Lar.

Se você possuir muitos Planetas posicionados nesse quadrante é possível que seja uma pessoa independente e privada. Isso significa que está sempre fazendo as coisas para benefício próprio, traçando seu caminho podendo até ignorar a opinião dos outros e sem pedir ajudar.

Segundo quadrante

Dependente e Privado

Ele é responsável pela sua expressão pessoal. O modo como você lida na hora de se incluir na sociedade é ditado por aqui. É por isso que as Casas 4, 5 e 6 pertencem a ele, pois são as Casas entre o Lar e o Descendente.

As pessoas que possuírem mais Planetas nesse quadrante serão mais dependentes e privadas. Isso porque o seu foco na vida será conhecer pessoas e torná-las mais próximas e intimas, pois gostam de cuidar do outro. Assim, sua missão será encontrar alguém especial para viver essa jornada junto com eles. 

Terceiro quadrante

Dependente e Público

Este quadrante fala sobre a definição social e a consciência de que existem outras pessoas no mundo. Por isso as Casas 7, 8 e 9 estão nesta parte, pois estão entre o Descendente e o Meio do Céu. 

Se você tiver mais Planetas localizado neste quadrante, isso significa que você é uma pessoa mais dependente e que se importa com os outros. Logo, você será alguém que gosta de fazer amizades, que se importa com o outro e está sempre disposto a trabalhar em equipe. Esse tipo de conexão te trará muito sucesso.

Quarto quadrante

Independente e Público

O quarto quadrante é sobre a sua expressão social e o seu modo de integrar na sociedade. As Casas 10, 11 e 12 estão nesse quadrante e é a representação de uma pessoa que tende a ser independente e pública. Ou seja, ela prefere trabalhar sozinha, viver em ambientes impessoais, daqueles que gostam de se dedicar a uma carreira individual. 

Porém eles gostam de serem reconhecidos por isso e mostrar ao mundo o seu sucesso. Gostam de interagir com o coletivo e se preocupa em ensinar a sociedade.

Os signos opostos complementares

Os opostos complementares são signos que estão exatamente do outro lado do Mapa Astrológico. Mas apesar de estarem em lados diferentes, eles possuem características que se completam. Basicamente o que um tem o outro não. Assim, quando ambos se juntam, são capazes de formarem um par perfeito.

Esse tipo de análise é muito usada para falarmos sobre amor. Isso porque unir esses dois signos que são opostos tendem a trazer um crescimento e aprendizado para ambos com muita sintonia.

Confira qual o seu oposto complementar na Astrologia e viva um romance certeiro!

O Ascendente e o Descendente, assim como o Meio do Céu e o Fundo do Céu são opostos complementares. Desta maneira, sempre que você souber qual é o seu Ascendente, já pode deduzir qual o seu Descendente, e a mesma coisa com o Meio e o Fundo do Céu.

O famoso Retorno de Saturno

Se você é daqueles que gosta muito de Astrologia, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o Retorno de Saturno! 

Essa é uma fase muito conhecida por ser o momento no qual alcançamos a nossa maturidade. É bastante citada em músicas, poemas e filmes. Um dos exemplos mais populares que podemos citar é a canção "Vinte E Nove" da banda brasileira Legião Urbana em que o refrão diz: 

"E aos vinte e nove com o Retorno de Saturno decidi começar a viver!"

Mas apesar dessa sua popularidade, muitas pessoas não sabem realmente qual o significado do Retorno de Saturno, sua importância e influência na vida. Confira a seguir a explicação sobre esse evento astrológico tão necessário e essencial para a nossa história! 


O que é o Retorno de Saturno?

Enquanto a Terra demora em torno de 365 dias para dar uma volta completa no Sol, Saturno já demora 29 anos. Assim, o Retorno de Saturno é o momento em que o Planeta está voltando para o seu ponto de “origem”. Na Astrologia, esse acontecimento é muito importante, pois representa o primeiro ano de vida de uma pessoa. 

Parece uma história bem confusa, mas só parece!

Para começar vamos lembrar que Saturno é conhecido por ser o Planeta do limite. Quando ele finalmente volta para o seu ponto inicial, é porque ele já absorveu muitos conhecimentos, conheceu suas próprias limitações e quando a pessoa chega nessa idade, é o momento no qual ela mais conhece sobre si mesma. 

Tornando assim, esse momento no qual ela tenha a sua primeira chance de mostrar a sua evolução pessoal, na qual ela conseguiu aprender com seus erros e tentar uma nova fase da vida de sucesso.  

O Retorno de Saturno é muito conhecido por trazer muitas transformações e mudanças na vida das pessoas. Algumas, se tiverem o signo Ascendente de um elemento diferente do Solar, podem até apresentar características mais fortes do Ascendente. Principalmente em sua maneira de agir em determinadas situações. Porém, só podemos determinar a influência dessas oscilações com uma boa análise do Mapa Astral.

A influência do Retorno de Saturno na nossa vida

Na Astrologia, o retorno de Saturno significa o momento em que as pessoas alcançam o seu primeiro grau de maturidade. Ocorre por volta dos 29 anos na vida de uma pessoa, mas pode ser considerada entre os 28 aos 30 anos. Essa é aquela fase na qual a pessoa já tem mais noção sobre os seus limites, suas escolhas e como elas influenciam no seu futuro.

É por conta disso que o retorno de Saturno representa o período mais ajuizado da vida de uma pessoa. Esse é o momento em que nós deixamos para trás os assuntos e sentimentos supérfluos. Passamos a entender melhor a nossa existência, o objetivo dela e dando valor mais a vida. Assim, naturalmente, começamos a nos desenvolver e evoluir.

Faz parte dessa fase deixar alguns amigos, hábitos e paixões para trás. Depois do retorno de Saturno, só mantemos em nossa vida aquilo que tem funcionalidade e que nos ajuda a ir atrás dos nossos sonhos e metas. 


Porém algumas pessoas não aceitam isso tão bem…

Existe muita gente mimada nesse mundo. Algumas, durante todo esse tempo, nunca precisou ter compromisso com nada. Só que de acordo com a Astrologia não dá para escapar desse período de responsabilidade da vida, e é com o retorno de Saturno que ela chega.

Assim, quem não foi preparado durante esse tempo para assumir suas obrigações, acabam sofrendo demais nesse período. Afinal, é um choque descobrir que não é mais criança, não é mesmo?

Outras pessoas que também podem se sentir mal nesse período são aquelas que estão acostumadas com relacionamentos tóxicos. Tudo porque o retorno de Saturno obriga a gente a se livrar de coisas e pessoas que não nos agregam em nada. Dessa maneira, descobrir que aquelas pessoas que mais amamos são pessoas que não agregam em nada na nossa história, acaba sendo um espanto. Por isso o retorno de Saturno pode parecer muito assustador!

Se ver na posição de ter de encontrar outros amigos, amores e vida social parece ser aterrorizante nesta altura do campeonato, não é mesmo? Mas precisamos lembrar que é necessário. É importante crescer, evoluir, amadurecer e saindo de um ambiente no qual você nunca conseguirá progredir vai só te trazer felicidade, mesmo que no começo pareça que não. 


Já outras pessoas aceitam muito bem...

Na Astrologia o retorno de Saturno pode ser considerado sim uma fase de muita felicidade. Isso porque as pessoas que estão prontas para esse momento, almejam bastante pela transformação que ocorre nesse período. Assim, é o momento em que ela consegue grandes realizações, as recompensas por seus esforços durante todos esses anos e que começa a enxergar a sua vida da maneira como sempre sonhou.

A famosa Revolução Solar

A Terra demora em torno de 365 dias para fazer uma volta completa no Sol, certo? Isso é algo que aprendemos desde criança nas aulas de geografia. Na Astrologia, essa volta completa se chama a revolução Solar. Só que ao contrário de ser contada no início do ano, como 1 de janeiro, essa volta é contada do exato momento do seu nascimento.

Assim, quando você faz o seu Mapa Astral, com as informações do dia, horário e local, é dado o grau do Sol no momento do seu nascimento. No ano seguinte, quando o Sol alcançar esse mesmo grau, ocorrerá a sua primeira revolução Solar.

Não falamos abertamente que é o seu aniversário, pois a revolução Solar acontece exatamente no mesmo grau e minuto que você nasceu. E como o ano não é exatamente contado com as horas e dias corretos, e sim uma base que o ser humano criou para que consigamos marcar o tempo das coisas, ele não é exatamente o dia que se comemora todos os anos o seu aniversário. 


A influência da revolução Solar 

Entendendo o que é essa revolução Solar, está na hora de aprendermos a usá-la a nosso favor, certo?

Como a revolução significa uma renovação de energia em nossa vida, o ideal é fazer com que ela se torne um guia anual. Dessa maneira podemos analisar os acontecimentos que estão por vir e se preparar para o que iremos enfrentar. É como se fosse um Mapa Astral Anual e sabendo quais serão as novidades do ano, é possível que nos organizemos para os novos desafios nos dando uma vantagem de usar a Astrologia.

Gostou deste texto e quer saber ainda mais sobre o tema?

Não perca nossos outros textos sobre:

Agora que você já conhece os princípios básicos de como um Mapa Astral funciona e influencia a sua vida, que tal se aprofundar com um dos cursos do Astrocentro?

Interpretando o seu Mapa Astral: neste curso online, Brendan Orin, que é Sacerdote Wiccaniano e estudante das artes ocultas desde 2002, ensina o passo a passo que todo mundo deveria saber sobre Astrologia para poder se conhecer melhor através de seu mapa astral e também para comentar e compreender o que os editais e previsões zodiacais publicam.

É um curso bastante prático, rápido e com um investimento bem camarada: apenas R$ 29,90, em até 2x. Aproveite!

Astrologia Completa com Otávio Leal, famoso astrólogo e terapeuta holístico, leva os alunos por uma jornada de autoconhecimento para que aconteça o encontro entre o saber e a prática.

Com este curso você será capaz de não somente compreender os astros, mas também de dar os seus primeiros passos em direção a um estágio profissional. Para quem deseja trabalhar com Astrologia no futuro, esse é um ótimo começo.

Confira também nosso canal no Youtube, onde mensalmente publicamos um horóscopo feito pela querida Astróloga Serena Salgado.

Para não perder nenhum vídeo, assine o nosso canal e ative as notificações.

Fique por dentro

Saiba de todas as nossas novidades através das redes sociais:

casas astrológicas

Astrologia para 2021 – Descubra como os astros vão influenciar a sua vida

No geral, a astrologia para 2021 é bem otimista e promete mudanças ... Leia Mais

planeta regente de sagitário

Planeta regente de Sagitário – De onde vem tanta sorte e otimismo?

Você sabe qual é o planeta regente de Sagitário? Ele tem grande ... Leia Mais

sonhar com caverna

Quer saber o que significa sonhar com caverna? Encontre a resposta aqui

O significado de sonhar com caverna está ligado com a sua imensa ... Leia Mais

3-de-espadas-no-tarot

Três de Espadas no Tarot – Tudo que você precisa saber sobre a carta da mágoa

Você sabe qual é o significado do Três de Espadas no Tarot? ... Leia Mais

como se proteger de energias negativas

As melhores dicas sobre como se proteger de energias negativas

Você já se sentiu como se estivesse dando tudo errado ao seu ... Leia Mais

sonhar com remédio

Sonhar com remédio – Conheça os diferentes significados

Sonhar com remédio pode ser mais comum do que você imagina e ... Leia Mais