Saiba o que é Espiritismo?

A doutrina espírita é tida como religião para uns e filosofia para outros, mas o importante é que tem guiado a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo desde o século XIX. Na verdade, a mediunidade sempre existiu. Existem registros de pessoas que viam e falavam com espíritos desde o Egito antigo e fenômenos como objetos que se movem, batidas nas paredes e vultos são observados desde antigamente. Por isso, explicaremos o que é Espiritismo e sua origem.

Porém, foi nos anos de 1850 que o professor Denzard Rivali (que depois ficou conhecido como Allan Kardec) decidiu estudar uma situação específica: As Mesas Girantes. Tratava-se de um encontro em que pessoas entravam em contato com espíritos, que respondiam a perguntas batendo com a mesa no chão algumas vezes indicando “sim” ou “não”. O professor ficou convencido de que não existia charlatanismo na história e passou a estudar o tema. Foi então que trouxe a noção de que os espíritos têm muito o que nos ensinar e contar sobre o mundo dos vivos e dos mortos.

A partir de conversas com os seres do mundo dos mortos e com resultados de suas pesquisas, ele escreveu “O Livro dos Espíritos” e depois outras obras que juntas, formam a literatura básica da Doutrina Espírita: “ O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”, com as quais ele busca esclarecer o que é o Espiritismo e a Doutrina Espirita.

Segundo o próprio Allan Kardec, a Doutrina Espírita trata “da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela emanam”.  O que o espiritismo mais prega é o amor ao próximo, o perdão às ofensas e a caridade. Já dizia o professor: “ Fora da caridade não há salvação”.

O Espiritismo foca principalmente no aperfeiçoamento moral do homem. Inclusive, para os espíritas, a reencarnação é exatamente uma maneira de nosso espírito aprender e evoluir. Cada vida que temos nos ensina algo importante para nossa evolução final. “ Nascer, viver, morrer e renascer de novo, progredindo sempre. Tal é a lei”, Allan Kardec.

É importante frisar que todas as religiões acreditam no mundo espiritual. A diferença delas para o Espiritismo é que este acredita na comunicação com este mundo com a ajuda de médiuns.

Conheça alguns princípios para entender o que é o Espiritismo

  • Unidade de Deus – O espiritismo não acredita na Santíssima Trindade. Para os espíritas, Deus é a inteligência suprema, é algo; não alguém.
  • Reencarnação – O espírito deve voltar ao mundo dos vivos quantas vezes for necessário para evoluir e atingir a perfeição moral e material.
  • Comunicação com os espíritos – Através de médiuns é possível entrar em contato com espíritos e aprender mais sobre a conduta que devemos ter, além de descobrir o que acontece do lado de lá.
  • Lei da causa e efeito – Todas as suas palavras, ações e pensamentos do passado constroem o futuro a partir do agora. “Quem semeia o bem colhe o bem. Quem semeia o mal, colhe o mal”.
  • Jesus – Ele foi criado por Deus para ser o maior guia e modelo para toda a humanidade.
  • Caridade – Devemos não só ajudar o próximo com atos de caridade, como devemos fazer o bem a quem está ao nosso lado, sem julgamentos e perdoando sempre.

Estes são apenas alguns detalhes para você entender o que é o Espiritismo e entender os princípios da Doutrina Espírita, que é muito mais abrangente. Um dos maiores seguidores de Allan Kardec foi Chico Xavier, que psicografou vários livros cheios de histórias bonitas e sabedoria para levarmos ao dia a dia. No fundo, o espiritismo é uma maneira de vivermos de maneira menos egoísta, mais plena e sábia.

Leia também:

 

Especialistas online

'

Comentários

  • Artigo muito esclarecedor e de muita autoridade.
    Para mim então que sou leiga, foi ainda mais maravilhoso.

    Obrigado,

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *