Conheça a força ardente da Deusa Sekhmet e sua história

Deusa Sekhmet

Deusa da guerra, do sol, das doenças e da cura, a Deusa Sekhmet é símbolo das emoções puras e intensas como a raiva e a paixão. Não é por menos que ela é frequentemente chamada de deusa da vingança egípcia, com seu impetuoso discernimento entre o bem e o mal, assim como o seu senso de justiça. 

Sua forma de mulher com cabeça de leão coberta por um véu é um fascínio não somente para quem se interessa pela mitologia egípcia, mas também para aquelas que cultivam o sagrado feminino. Muito poderosa, a Deusa Sekhmet teve a sua criação relacionada à destruição, mas a força do amor prevaleceu na sua essência. 

Quer entender mais sobre a simbologia da Deusa Sekhmet? Neste post, você confere a história da sua mitologia, assim como seu poder, seu culto de adoração e suas características. 

Quem é a Deusa Sekhmet? 

Atualmente, Sekhmet é conhecida como a deusa egípcia que guia suas devotas para desbravar os mistérios e segredos da vida, oferecendo sua proteção. Além disso, ela também orienta no entendimento de sentimentos fortes como raiva, ódio e rancor – emoções que, para ela, não devem ser reprimidas, mas sim trabalhadas. 

Porém, para a antiguidade egípcia, a Deusa Sekhmet foi criada pelo Deus Rá como uma maneira de punir a humanidade por seus erros mundanos e por suas ações furtivas e egoístas. Desse modo, Sekhmet desceu ao mundo e com seu rugido estremeceu a Terra, aniquilando à todos que desobedeciam Rá. Daí vem o nome Sekhmet Deusa da Vingança. 

Mas, entre suas vítimas, encontravam-se muitos inocentes. Arrependido, Rá teve a ideia de embriagá-la com uma bebida vermelha para, depois, transformá-la em Hathor. Portanto, a entidade apresenta duas facetas: Sekhmet, a leoa deusa do ódio e da guerra; e Hathor, a vaca deusa do amor e dos prazeres. 

Apesar dessa história sangrenta, Sekhmet é lembrada pelo seu senso de justiça, assim como pela sua coragem e força. Por isso, ela é a deusa invocada durante batalhas e momentos de decisões transformadoras. 

Nascida no deserto, ela também é chamada de Deusa do Sol por simbolizar o ardente e abrasador calor do sol. Desse modo, Sekhmet toma forma de Nesert, que em grego significa “chama”. Com isso, muitos passaram a mencioná-la como a Senhora Vermelha. Aliás, adivinha qual é a cor da roupa de Sekhmet representada em sua imagem? 

Adoração a Deusa Sekhmet

Deusa Sekhmet

Na Wicca, a Deusa Sekhmet é respeitada e invocada nos momentos quentes de ódio e raiva. Para isso, é preciso buscar uma fonte de calor, como um raio de sol ou uma vela acesa, e travar uma batalha espiritual com a própria deusa. Ao se livrar dos sentimentos que te consomem, a sua mente acalmará e você terá uma visão clara de como superar suas dificuldades. 

Mas no Egito antigo, Sekhmet era adorada junto com sua família: seu marido Ptah e seu filho Nefertem. Sendo que seu centro de culto era em Mênfis, onde os sacerdotes recitavam orações para evitar a ira de Sekhmet. 

Porém, era possível encontrar adoradores da Deusa Sekhmet dentro da realeza egípcia, inclusive, o próprio faraó invocava sua proteção, durante a guerra. Por isso, ela também simbolizava a deusa guerreira do Alto Egito, recebendo o título de Senhora Escarlate, pelo seu poder de destruição. 

Aliás, era comum que os egípcios oferecessem sacrifícios à deusa para acabar com a guerra ou reparar alguma injustiça. Sempre com muito cuidado, para não despertar a personalidade vingativa de Sekhmet. 

Poderes da Deusa Sekhmet

A Deusa Sekhmet é a deusa da cura e das doenças. Por isso, é considerada como a patrona dos curandeiros e médicos, trazendo a cura à todos os males que ela mesmo disseminou no mundo. Aliás, seus sacerdotes eram os melhores médicos, confiando à ela o título de Senhora da Vida, em contraposição à Senhora do Terror que seu passado destrutivo carregou. 

Não é mistério nenhum que o seu poder está na sua força e no seu senso de justiça. Na verdade, a Deusa Sekhmet detesta o mau e o combate com todas as suas forças, protegendo as pessoas indefesas e inocentes. 

Além disso, Sekhmet oferece inabalável proteção àquelas que a procuram por causa de uma injustiça. Nesse sentido, ela se torna uma poderosa aliada no controle das emoções e na sabedoria para agir de maneira correta e precisa. 

Ou seja, a Deusa Sekhmet coloca à tona esse ímpeto de acalmar a fera ou libertá-la quando preciso. Saber usar sua energia de maneira assertiva, aprender usar as palavras corretas e, o mais importante, defender-se são os ensinamentos mais preciosos de Sekhmet sobre o sagrado feminino.  

Símbolos da Deusa Sekhmet

Deusa Sekhmet

Sekhmet é conhecida pela figura de uma bela mulher com cabeça de leoa e vestido vermelho, simbolizando seu espírito sagaz e feroz.  Em volta de sua cabeça, encontra-se um círculo solar que representa seu calor e sua ardência. Além disso, a deusa egípcia carrega em suas mãos um ankn e uma serpente, símbolos da vida, da sabedoria e da cura. 

Abaixo, você confere outras característica da Deusa Sekhmet: 

Horóscopo egípcio: Signo de Sekhmet

Nascidas sob o signo de Sekhmet, as mulheres apresentam uma personalidade ousada e corajosa, de acordo com o horóscopo egípcio. Isso porque elas não fogem de um bom desafio, mesmo quando falta força de vontade para continuar. 

Por isso, as nativas de Sekhmet costumam iniciar uma empreitada com muito entusiasmo e largam tudo antes de acabar, principalmente, quando os resultados estão próximos. Pois, já ficou fácil, sem mistério, previsível! 

Não é à toa que em matéria de relacionamentos, as nativas de Sekhmet estão sempre em busca da paixão, mas uma vez acomodadas com alguém, partem à procura de mais desafios. Além disso, são mulheres cheias de energia, atrativas, um pouco autoritárias e agressivas, mas é esse mesmo o charme delas. 

Oração da Deusa Sekhmet para proteção

Senhora do leão, da batalha, da espada, Sekhmet, terrível deusa, estabeleça proteção a meu redor

Quebre as paredes que me confinam. Ajude-me a me livrar dos meus inimigos e obstáculos

Grande Senhora, ajude-me

Leoa da destruição e da vingança, meus inimigos me circundam buscando minha queda

Livre-me de suas influências

Conceda-me liberdade

Ó poderosa e terrível amada de Ptah, atenda a meu pedido por proteção

Que assim seja! E assim se faça!

Caso você esteja em busca de uma orientação específica, conte com os profissionais do Astrocentro e marque, hoje mesmo, a sua consulta online. São astrólogos, numerólogos, videntes e tarólogos prontos para te ajudarem.

Especialistas online

Alex Tarólogo

Tarólogo e Cromoterapeuta

98% Avaliações Positivas

2697 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Gigi Batista

Taróloga/Terapêutica

99% Avaliações Positivas

419 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Alex Tarólogo

Tarólogo e Cromoterapeuta

98% Avaliações Positivas

2697 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Cigano Italo

Tarologo

98% Avaliações Positivas

862 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *