Conheça a mitologia da Deusa Bastet e sua relação com os gatos

deusa bastet

A Deusa Bastet é a protetora do lar, da vida doméstica, da fertilidade, do parto, dos segredos femininos e dos gatos.

Ela afasta todas as doenças e maus espíritos das mulheres e das crianças. Conheça mais sobre a deusa egípcia Bastet.

História de Bastet

A Deusa Bastet é filha do Deus do Sol Rá e está intimamente ligada ao conceito do Olho de Rá (o olho que tudo vê) e da Deusa Distante (uma entidade que deixou Rá e voltou para transformar o mundo).

Por essas questões, Bastet era considerada uma divindade solar, exercendo poder sobre os eclipses solares. Depois, quando os gregos chegaram ao Egito, passaram a associá-la com Artemis. Assim, Bastet deixou de ser uma divindade solar para se tornar a Deusa da Lua.

Reverenciada por homens e mulheres da 2ª dinastia do Egito (entre 2890 a.C. à 2670 a.C.), Bastet era representada pela figura de uma mulher com uma cabeça de leoa.

No entanto, como começaram a associar sua imagem com uma divindade mais agressiva, os egípcios passaram a suavizar sua representação utilizando-se uma cabeça de gato.

Assim, ela se apresentava mais companheira e ajudante da vida diária, e não mais como uma vingadora selvagem.

deusa Bastet

Nas representações da deusa egípcia Bastet também encontramos um instrumento musical sagrado em uma de suas mãos, o sistro, que seria uma forma de representar seu amor pela música e pela dança.

Ela também pode ser vista em imagens carregando um Ankh, que é a cruz da vida dos antigos egípcios.

Em alguns lugares, ela ainda aparece com um grande brinco na orelha, um colar e um cesto onde coloca suas crias.

Adoração aos gatos

No Egito, acreditava-se que os gatos eram a reencarnação da deusa Bastet. Por isso, eles eram tratados da melhor maneira possível, sendo vestidos com joias de ouro e autorizados a comer nos pratos de seus donos.

Fazer mal a qualquer gato era considerado um pecado imperdoável contra a própria deusa e um mau presságio.

Quando os felinos morriam, eles eram mumificados e enterrados em locais reservados para eles.

Na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo, havia muitos templos que cultuam essa deusa, o que acabou enriquecendo a cidade, já que se tornou um local de peregrinação.

Muitas pessoas iam à Bubastis para prestar suas consagrações à deusa Bastet e enterrar os corpos dos seus gatos mortos na cidade.

Inclusive, o próprio nome da cidade, Bubastis, foi dado em homenagem à deusa. Os egípcios antigos tinham esse costume de nomear as cidades com nomes de deuses.

5 fatos interessantes sobre a Deusa Bastet

  1. Acredita-se que a deusa egípcia Bastet tenha dois filhos: Maahes, o deus da guerra com cabeça de leão, e Khonsu, o deus da lua e da juventude;
  2. Todo ano era realizado na cidade de Bubastis um festival em homenagem à Bastet. Esta festividade recebia mais de 700.000 homens e mulheres, excluindo crianças. Os peregrinos chegavam de navio à cidade, vindos de todas as partes do Egito;
  3. O período em que a deusa foi adorada coincide com o momento em que o vinho teve seu maior consumo. Diziam que a euforia do estado de embriaguez agradava Bastet. Ela também era considerada deusa da alegria, da música, da dança e do amor;
  4. Quando os gregos chegaram ao Egito e passaram a associar Bastet à Ártemis, também começaram a considerar Hórus, o deus da guerra e do céu, como irmão de Bastet, já que Ártemis tinha um irmão, Apolo;
  5. Os pesquisadores não chegaram a um acordo sobre a origem e significado do nome Bastet. Alguns acreditam que Bastet significa “a desoladora”, outros já afirmam ser “aquela do frasco de unguento”, já que a palavra “unguento” e “bastet” possuem o mesmo hieróglifo.
  6. Em algumas representações, Bastet aparece lutando com uma serpente chamada Apep, que seria inimiga de Rá, seu pai.

Altar para a deusa Bastet

Se você sente uma forte atração pelo poder e história de Bastet, você pode montar um altar em sua casa em honra a essa deusa, pedindo proteção para o seu lar.

Em um móvel, coloque a imagem da deusa Bastet rodeada por fotos da sua família e de seus gatos. Se você tiver outros animais de estimação, também pode colocar as fotos deles.

Para homenageá-la, você pode acender uma vela de cor verde ou branca. Também pode comprar o incensário da deusa e acender um incenso para proteção, como o de mirra, o de 7 ervas ou o de citronela.

deusa bastet

Peça à deusa para que te cubra com seu amor maternal. Como toda mãe felina, sua ferocidade vem à tona quando um de seus filhos é ameaçado.

Especialistas online

'

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *