Tudo o que é preciso saber sobre a aromaterapia com óleos essenciais

Aromaterapia com óleos essenciais

Tem dias que você chega em casa com uma dor de cabeça chata e é só sentir aquele cheirinho bom que tudo passa, não é mesmo? Saiba que esse alívio acontece graças aos odores de óleos naturais específicos. Aliás, o uso de plantas para aliviar dores crônicas e promover o bem-estar tem sua eficácia cientificamente provada. Não é à toa que a aromaterapia com óleos essenciais está se popularizando cada vez mais. 

Esta técnica natural é responsável por estimular diferentes partes do cérebro que ajudam no alívio de sintomas como ansiedade, depressão, insônia. Além disso, a aromaterapia com óleos essenciais auxiliam na diminuição de dores crônicas, promovem o bem-estar e fortalecem o sistema imunitário.  

São inúmeras as possibilidades terapêuticas que a aromaterapia com óleos essenciais oferece.  Aqui, você vai descobrir como funciona a aromaterapia e os principais óleos essenciais. 

Aromaterapia com óleos essenciais

Talvez você nunca tenha ouvido falar desta terapia alternativa, mas a aromaterapia com óleos essenciais é uma técnica de cuidado integrativo do corpo físico e emocional centenária. Comunidades egípcias, gregas e romanas já utilizavam ervas e óleos de plantas para fins terapêuticos e, até mesmo, para tratar pacientes. 

Através da aromaterapia, são usados óleos essenciais de plantas para auxiliar na curar de doenças físicas e psicológicas. Além disso, a aromaterapia também é recomendada para equilibrar energias e vibrações e, desta maneira, promover uma vida melhor e saudável. 

Tudo isso acontece por causa dos óleos essenciais que estão presentes em flores, folhas, raízes, cascas e sementes. Eles são responsáveis pelo o odor das plantas e cada aroma possui uma propriedade específica que atua em nosso corpo e cérebro. Por isso, ao sentir o aroma de um certo óleo essencial, você tem a sensação de estar mais calma ou com mais energia

Há ainda quem também utilize a aromaterapia com óleos essenciais para fins estéticos. Uma vez que a substância pode ser usada para tratar problemas de pele – lembrando que é importante combinar o seu uso com um óleo vegetal para não machucar a epiderme.  

Quer saber mais como a aromaterapia funciona? Confira o vídeo abaixo que o Astrocentro preparou para você:

Quer aprender tudo sobre a aromaterapia? Não perca tempo e garanta já o seu Guia Completo dos Óleos Essenciais disponível no Astroshopping.

Como usar a aromaterapia com óleos essenciais

Aromaterapia com óleos essenciais

Por oferecer inúmeros benefícios, a aromaterapia com óleos essenciais possui diferentes maneiras de utilização. 

  1. Inalação: a técnica de aromaterapia mais completa para obter todas as propriedades dos óleos essenciais, você pode inalar o odor diretamente do frasco, segurando a respiração por 2 a 3 segundos antes de expirar;  
  2. Aromatizador: com o uso de um difusor, adicione 2 gotas de óleo essencial num recipiente com água ou no próprio aparelho de difusão de fumaça;
  3. Evaporização: recomendado para usar no trabalho, pingue algumas gotas em um pedaço de pano ou em bolas de algodão e deixe-a evaporar naturalmente;
  4. Spray: em um recipiente spray com água, adicione algumas gotas do óleo essencial de sua escolha e espalhe no ambiente;
  5. Vaporização: indicado para pessoas com problemas respiratórios, acrescente as gotas do óleo em uma bacia com água fervente e inale a fumaça liberada;
  6. Massagem: para aplicar o óleo essencial diretamente na pele, misture-o com um óleo vegetal, como o de oliva ou o de côco, e massageie a área desejada;
  7. Banhos: adicione algumas gotas do seu óleo preferido em uma banheira com água morna, aproveite este momento de tranquilidade para inalar o vapor do aroma. 

Principais óleos essenciais da aromaterapia

Aromaterapia com óleos essenciais

Agora que você viu as mil e uma maravilhas que é a aromaterapia com óleos essenciais, você não vê a hora de colocar tudo isso em prática, não é? Então, te ajudamos com a lista dos principais óleos essenciais: 

Laranja

Diminui a ansiedade e alivia o estresse, o óleo de laranja pode ser usado em banhos ou em difusores para os momentos de tensão. Além disso, ele é ótimo para melhorar o humor de qualquer uma.  

Sálvia

Um excelente aliado na diminuição da pressão arterial, além de relaxar o corpo e a mente. O uso contínuo do óleo de sálvia também é conhecido por melhorar a memória e a atenção. Então, caso esteja muito esquecida e com a cabeça nas nuvens, dá-lhe óleo essencial de sálvia! 

Canela

O óleo essencial de canela também aumenta a concentração e o foco. Além disso, promove uma sensação de bem estar e calma quando usado em banhos e vaporização. Já sabe o que você vai fazer para diminuir aqueles sentimento de frustração pós-trabalho, né? 

Camomila

Existem dois tipos de óleo essencial de camomila: a camomila romana e a camomila alemão. A camomila romana é indicada para aliviar as dores musculares, de dentes, enxaquecas e reumatismo. Já a camomila alemã é um excelente anti-inflamatório usado para dores musculares, articulares e intestinais. 

Hortelã-pimenta 

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um antídoto contra a fadiga mental, depressão, ansiedade e estresse. Além do mais, seu uso está atrelado ao combate da enxaqueca, de tonturas e náuseas. 

Jasmim

Precisando de uma ajudinha para melhorar seu humor? Conte com o poder do óleo essencial de jasmim para se sentir mais otimista e cheia de energia positiva. Aliás, o jasmim também é conhecido com um poderoso afrodisíaco. 

Capim-limão

Se você anda preocupada, tome um demorado banho com algumas gotas de óleo essencial de capim-limão. Isso porque ele diminui os níveis de ansiedade e tensão. Outra utilização do capim-limão diz respeito a sua propriedade repelente, ou seja, ele ajuda a manter afastar os insetos. 

Melaleuca 

Com propriedades cicatrizantes, a melaleuca é indicada no tratamento de feridas, machucados e problemas de pele. Além disso, este óleo essencial também é antifúngico, antibacteriano e repelente. Tudo o que você precisa para combater bactérias! 

Cravo-da-índia

Para qualquer problema que você possa ter na boca, aposte no poder do óleo essencial de cravo-da-índia. Pois ele é usado no alívio de dores de dente e de gengiva, no combate da candidíase oral, além do mais, ele previne infecções. 

Mirra 

Usado em tratamentos estéticos por sua propriedade antioxidante, o óleo de mirra também possui benefícios antibacterianos e antifúngico. Além disso, ele é um remédio contra as dores musculares muito popular na Índia. 

Você conferiu o quanto a aromaterapia com óleos essenciais pode te ajudar. Porém, antes de iniciar qualquer tratamento, consulte o seu médico para uma orientação profissional. 

Se você ficou interessada nas inúmeras possibilidades terapêuticas dos óleos essenciais, descubra mais sobre o tema no curso de aromaterapia do Astrocentro. Nele, você aprenderá sobre:

  • Primeiros passos;
  • Cosmética natural;
  • Viva em plenitude;
  • Saúde integrativa;
  • Óleos essenciais;
  • Combinação de aromas.

Está curiosa? Assista o vídeo abaixo para saber mais:

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *