Por que usar roupa branca no Réveillon? Entenda a origem dessa tradição

roupa branca no réveillon

Dezembro está se aproximando e as festas de fim de ano também. Tenho certeza de que você já parou para pensar em como e onde irá passar a virada, não é? Provavelmente, você também já começou a pensar no seu look e aposto que cogitou usar branco. Mas você sabe por que as pessoas escolhem roupa branca no Réveillon?

Estamos acostumadas a pensar na cor branca no Ano Novo como uma tradição. Isso acontece porque nós, brasileiros, associamos essa cor com harmonia, calma e paz.

Por essa razão, as praias, no último dia do ano, ficam repletas de pessoas de branco. Mas você sabe de onde vem esse costume e o por quê? Saiba mais sobre essa superstição.

Roupa branca para Réveillon – origem

A moda de trajar branco na virada de ano veio da África, onde os praticantes da religião Candomblé iniciaram essa tradição.

Eles vestiam o branco, pois essa cor representa a purificação espiritual. Depois, iam às praias e faziam oferendas a Iemanjá para conseguir sucesso no ano que estava começando.

As pessoas que frequentavam as praias começaram a achar bonito esse costume e passaram a usar branco também.

Não foi só isso que virou moda, o hábito de pular as sete ondas e oferecer rosas vermelhas para a Rainha do Mar também faz sucesso por aqui.

Por que roupas brancas trazem sensação de paz?

A cor branca transmite calma e pureza. Como, ao longo dos anos, o costume dos africanos foi transferido e absorvido por nós, a definição de “purificação espiritual” acabou se tornando “paz”.

O branco é a união de todas as cores. Quando vemos essa cor, pensamos em inocência e esperança. Assim, ela se tornou ideal para trazer sensações que te livram das energias pesadas e te dão forças para começar coisas novas.

Por conta disso, acredita-se que usar branco no Ano Novo traz proteção contra conflitos nos próximos 12 meses.

A superstição diz que usando roupa branca no Réveillon as pessoas terão um ano repleto de harmonia. Ou seja, nada de DR’s no relacionamento, brigas e desentendimentos na família e estresse no trabalho.

Essa é a cor que traz a tranquilidade e renovação de energias positivas em sua vida. Apesar de uma cor clichê na virada, vale apostar nela por seu grande significado.

Quais roupas brancas usar para Réveillon?

Não existe um modelo que dê mais paz do que o outro. O importante é ter uma peça de roupa, a calcinha ou um acessório nessa cor na hora da virada.

Para quem vai passar o Ano Novo na praia, uma boa dica é usar um short e uma camiseta nessa cor. Ou optar por usar apenas o short branco e combiná-lo com uma camiseta cinza, amarela ou rosa, por exemplo.

Também é possível o contrário: um short dourado e uma camiseta branca.

roupa branca no réveillon

Outra opção muito boa e mais romântica é substituir a camiseta por um cropped. Ou o short por uma saia e fazer uma combinação de uma segunda cor com o branco.

Os vestidos brancos também são clássicos e existem diversas opções. Para um jantar em família ou festa fechada, pode ser usado um vestido mais justo e curto.

Na praia, os modelos que mais combinam são os curtos e soltinhos ou longos com tecidos leves e esvoaçantes.

roupa branca no réveillon

Caso a grana esteja curta para comprar uma roupa branca para Réveillon, aposte apenas em uma calcinha nova dessa cor, o resultado será o mesmo.

Acessório para usar com vestido branco no Réveillon

A combinação que fica mais a cara do Réveillon são as produções com vestido branco e todos os acessórios dourados ou todos os acessórios pratas, desde anéis, brincos, pulseiras, colares passando pelas bolsas e sapatos. É aquele tipo de look para apostar sem erro!

Mas você também pode optar por usar acessórios em outras cores, como o laranja, azul, rosa, vermelho e preto. O vestido branco é uma peça coringa e combina com acessórios de todas as cores, só saber equilibrá-los.

roupa branca no réveillon

Como o branco é uma cor discreta, na hora de montar seu look, vale investir em maxi colares ou em maxi brincos – nunca os dois juntos, hein!

Esses acessórios irão dar ao seu visual uma cara mais elegante, porém despojada!

Outra opção bacana de acessório para usar com vestido branco no Réveillon são os cintos. Os modelos de couro são os mais indicados.

Eles ficam lindos tanto com vestidos justos quanto com vestidos largos. Nos vestidos largos, os cintos ainda colaboram para que você fique com a cinturinha marcada.

Se você for passar o Réveillon na praia, uma ótima escolha são os acessórios em formatos de concha. Super combinam com o clima praiano e com o vestido branco.

Caso você queira atrair outras energias para o seu próximo ano, além de paz e harmonia, você pode aproveitar para usar essa segunda cor nos acessórios. Saiba o significado da energia das demais cores te ajudará nessa escolha.

Especialistas online

'

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *