Feng Shui 2020 – Saiba como aplicar e harmonizar as energias da sua casa

feng shui 2020

O Ano Novo Chinês começa em 25 de janeiro de 2020 e, astrologicamente, este será o ano do Rato de Metal. Anos de Ratos são energéticos e períodos em que você deve colocar em prática as sua metas e ficar de olho nas oportunidades que podem surgir.

Por isso, nada melhor do que se preparar para tirar o máximo de proveito das energias positivas desta nova fase. E uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é utilizar o Feng Shui 2020.

Esta é uma antiga arte chinesa que utiliza a disposição e a organização de objetos e espaços como forma de promover a harmonização energética, atrair as influências benéficas da natureza e criar um fluxo de energia favorável em um ambiente.

Leia também O que é Feng Shui e para que serve.

O ano do Rato de Metal no Horóscopo chinês

No horóscopo chinês todos os anos tem como representante um animal que influi diretamente nas características e intensidade dos acontecimentos. E os negócios são o foco nos anos de Rato, é um momento de gerenciar as finanças, pois todas as decisões tomadas neste ciclo influenciarão os próximos 12 anos. A dica para o período é buscar investimentos prudentes e de longo prazo para se manter seguro.

E para te ajudar nesta missão de minimizar qualquer risco ou ocorrência de cunho negativo para o próximo ano, o Feng Shui 2020 certamente poderá te ajudar. Saber como organizar desde a mobília até as cores certas permitirá criar uma atmosfera zen ideal e contornar qualquer energia negativa.

Para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença de cinco elementos na decoração: madeira, fogo, terra, metal e água, para atingir esse objetivo de harmonia e aconchego. 

Estes elementos estão ligados a formas, cores e materiais e podem ser representados em um ambiente para intensificar ou atenuar as energias presentes.

Quer uma forcinha extra na limpeza de um ambiente? Confira o vídeo abaixo e aprenda com o Pai Edson D’Osun a fazer os Banhos de Harmonia e Proteção para a sua casa:

Metal: o elemento do Feng Shui 2020

Foto de Janaina Naves Design & Arquitetura

Flexível e ao mesmo tempo rígido, é importante a aprender a manusear o metal para extrair todos o seu potencial.

As cores favoráveis para o Feng Shui 2020 para equilibrar os fluxos de energia dos 5 elementos do conceito chinês são azul e branco. Na verdade, a combinação da água (azul e preto) e do metal (branco, cinza e dourado), que permitem fluidez e permitem flexibilidade e uma dinâmica de sucesso em transações financeiras e no comércio, por exemplo.

Utilizar o azul e o branco no ambiente ou mesmo em roupas que você usa pode tornar as negociações mais fáceis, por exemplo, pois o elemento água evita que o metal fique em seu estado rígido e proporciona clareza nas negociações.

Como cada cor pode influenciar na energia do Feng Shui para 2020

Que tal escolher um cômodo pequeno da sua casa ou escritório para começar a colocar o Feng Shui 2020 em prática? Comece por tentar inserir as combinações de azul, preto, branco, cinza e dourado e perceba instantaneamente a mudança no fluxo das energias. 

Depois, aos poucos, você pode ir introduzindo outras cores, mas tome cuidado com o significado de cada uma delas para não causar conflito energético. Confira algumas outras cores feng shui 2020 ajudarão a encher sua casa de boas energias:

Roxo para Feng Shui 2020 

O roxo está relacionado ao elemento fogo e é a cor que expressa autoridade, sabedoria e coragem. É conveniente combiná-lo com tons pastel ou cinza. Este grupo também inclui lavanda, lilás, violeta e outros tons que combinam muito bem com o branco.

Preto para Feng Shui 2020 

Foto de Lídia Maciel

O preto está associado ao elemento água, o que sugere mistério e absorve toda a luz que recebe. Bem combinado com tons mais claros (brancos ou creme) dará um ar de profundidade e sofisticação.

Lembre-se: não é conveniente usá-lo sozinho, a menos que esteja em detalhes decorativos e não faça uso excessivo de preto, pois pode gerar um estado de desconforto com as pessoas ao seu redor.

Laranja e derivados para Feng Shui 2020

Tons derivados de laranja (pêssego, salmão) estão associados ao elemento fogo e são ideais para dar uma sensação de calor, boas-vindas e conciliação. É uma cor brilhante, sem exaltar os sentidos como o vermelho, que é cientificamente conhecido por gerar estresse e violência.

O laranja combinado com o branco forma a gama de cores pastéis, que são tons mais românticos, suaves e elegantes. Um bom lugar para considerar sua aplicação é em uma quarto de crianças.

Verde para Feng Shui 2020 

Foto de SP Estudio

O verde está relacionado ao elemento madeira e diretamente ligado à natureza e à abundância. Além disso, tem o privilégio de proporcionar vitalidade, tranquilidade e descanso à vista. O verde e as suas variações são ideais para o quarto, sala de estar, banheiro ou o quarto das crianças.

Amarelo para o Feng Shui 2020

Foto de Andrea Petini

O amarelo está ligado ao elemento terra e é até agora, a cor mais brilhante que existe, por isso ajuda a preencher um ambiente com alegria. É ideal para um quarto infantil ou cozinha. A cor simboliza a exuberância, o sol e a luz. Você pode utilizar a cor em detalhes, como as cortinas e a lençóis, ao invés de aplicar diretamente em paredes ou tetos.

Marrom para Feng Shui 2020 

Tons naturais como madeira e bege estão ligados ao elemento terra e são cores que dão uma sensação de equilíbrio, segurança e conforto.

Vermelho para Feng Shui 2020 

O vermelho está claramente relacionado ao elemento fogo e simboliza a paixão e atrai atenção ou direcionamento do fluxo de energia para um lugar específico, por exemplo, um lugar escuro.

Vermelho puro deve ser usado com moderação, de preferência em detalhes de decoração espalhados pelo espaço. As pessoas com estado depressivo podem até se beneficiar do uso de detalhes vermelhos em seu quarto, como uma mesa de cabeceira ou um enfeite, mas sem excessos é melhor!

Usando os guás do Baguá no Feng Shui 2020

O Baguá é uma ferramenta do Feng Shui que funciona como uma bússola com oito lados, onde cada um destes lados, chamado guá, corresponde a um setor da vida: educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, criatividade e sorte aos filhos, trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos. 

Saiba mais sobre o baguá no post: O que é baguá? Aprenda a usá-lo e melhore cada aspecto da sua vida!

Este instrumento deve ser colocado sobre a planta da área que você deseja harmonizar para identificar qual é o guá rege cada espaço ou setor. Confira o passo a passo de como utilizar: 

  • Coloque o Baguá no centro da planta da sua sua, sendo que o lado norte da casa deve coincidir com o lado norte do Baguá.
  • Você vai visualizar que cada cômodo da casa representa uma aspiração que está no Baguá.
  • Agora você deve identificar quais as características que cada cômodo tem que ter para que as aspirações da vida funcionam de forma positiva.

Por exemplo, o guá do trabalho é são regidos pelo elemento água, por isso é um bom lugar para ter uma fonte, aquário objetos com as cores azul e preto. Já nos ambientes de prosperidade e família tem como elemento a madeira, por isso vale investir em móveis e objetos de madeiras, que darão mais estabilidade para esta área.

Agora que você já sabe como utilizar o Feng Shui 2020 a seu favor para o novo ciclo, confira também outras formas de começar o ano com o pé direito:



Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *