O que é I Ching? Descubra a origem e os mistérios desse oráculo milenar

Você sabe o que é I Ching? Também chamado de Livro das Transmutações, Transformações ou Mutações, o texto contém não apenas explicações sobre as leis do universo, mas é também um oráculo chinês milenar que pode servir como um guia para as escolhas do dia a dia.

Ficou curiosa para entender melhor sobre esse oráculo? Continue lendo para saber tudo sobre o que significa I Ching e como esse oráculo funciona!

O que é I Ching?

Um dos livros mais consultados na China e no Leste Asiático, o I Ching, ou Livro das Transmutações, contém conselhos valiosos de como viver e de como tomar as melhores decisões em inúmeras circunstâncias. A consulta a esse oráculo é feita por meio de 3 moedas ou, em alguns casos, varetas ou cartas.

Para entender o que é I Ching, é necessário compreender sua constituição: o livro é composto por 64 símbolos distintos – cada hexagrama é composto por dois trigramas, totalizando 6 linhas, inteiras e/ou cortadas. 

Ao consultar o significado de um hexagrama no I Ching, é possível encontrar algumas informações; o primeiro deles é o ideograma, ou o nome propriamente dito do guà. 

Encontra-se, também, o julgamento: significado do hexagrama de forma mais simbólica, seguido de textos das linhas, contendo interpretações sobre cada uma das linhas do hexagrama. 

Por fim, apresenta-se uma mensagem adicional, contendo um modelo de comportamento a ser seguido ou um conselho sobre a situação indicada pelo oráculo.

Outro elemento importante para compreender o que é I Ching é que o livro e oráculo baseia-se na ideia de polaridade Yin e Yang. Enquanto as linhas inteiras representam o princípio Yang (positivo, dia, luz, céu, masculino), as linhas cortadas simbolizam o princípio Yin (negativo, noite, sombra, terra, feminino). 

o-que-e-i-ching-yin-yang

O que é I Ching – Qual é sua origem?

Agora que você já sabe o que é I Ching, que tal descobrir um pouco sobre sua origem? O surgimento do I Ching data há mais de 5 mil anos e conta com alguns personagens diferentes. 

O primeiro deles é o Imperador Fu Xi, criador dos oito trigramas fundamentais. Ao observar a natureza, o imperador percebeu que todos os elementos poderiam ser reduzidos a um conjunto de três linhas inteiras e/ou cortadas, totalizando oito combinações diferentes. 

O Imperador Wen, fundador da Dinastia Zhou, foi o responsável pela combinação e pela nomeação dos trigramas nos 64 hexagramas conhecidos, além de redigir seus julgamentos, ou seja, seus significados.

O Duque de Zhou, filho do Imperador Wen, escreveu sobre a interpretação de cada uma das linhas dos 64 hexagramas, totalizando 384 leituras. Por fim, o filósofo Confúcio é creditado por fazer comentários explicativos sobre cada um dos hexagramas. 

Como funciona o I Ching?

Após compreender o que é I Ching, a forma mais fácil de consultá-lo é utilizando três moedas. Após jogar as moedas por seis vezes e analisar seus lados, é possível a um hexagrama distinto, responsável por trazer a resposta ao seu questionamento.

Deve-se sempre ter em mente que cada um dos lados da moeda representa uma polaridade: o lado “cara” corresponde à polaridade Yang e tem valor 3, enquanto o lado “coroa” é polaridade Yin, com valor 2. Ao somar os valores obtidos em cada jogada, uma linha será obtida: linhas pares são abertas (— —) e linhas ímpares são fechadas (——-).

Quatro resultados distintos podem ser obtidos a partir de cada jogada:

  1. Três caras = Yang + Yang + Yang = 3 + 3 + 3 = 9 = linha Yang móvel (—o—)
  2. Duas caras e uma coroa = Yang + Yang + Yin = 3 + 3 + 2 = 8 = linha Yin em repouso (— —)
  3. Duas coroas e uma cara = Yin + Yin + Yang = 2 + 2 + 3 = 7 = linha Yang em repouso (——-)
  4. Três coroas = Yin + Yin + Yin = 2 + 2 + 2 = 6 = linha Yin móvel (—x—)

Mas preste atenção: quando um trigrama é sorteado com uma de suas linhas móveis, essa se transforma na polaridade oposta e, portanto, passa por uma mutação. Assim, uma linha Yin móvel (—x—), após passar pela mutação, torna-se uma linha Yang em repouso (——-). A linha Yang móvel (—o—), por sua vez, transforma-se em linha Yin em repouso (— —). 

o-que-e-i-ching-trigramas

Dessa forma, dois hexagramas distintos são obtidos; ao buscar as orientações do I Ching, deve-se considerar a interpretação das linhas que foram alteradas, tanto no hexagrama original, quanto no hexagrama que passou pela mutação.

Antes de jogar as moedas, é preciso formular uma pergunta prática para a sua vida, de forma mental ou mesmo em voz alta; esse processo deve ser repetido seis vezes: uma vez para cada uma das três linhas dos dois trigramas que compõem o hexagrama. 

A resposta vem a partir da análise do resultado das moedas e da união dos trigramas, obtém-se um hexagrama: basta, então, buscar seu significado e suas orientações no Livro das Transmutações.

A união do trigrama superior Água e o trigrama inferior Trovão, por exemplo, resulta no hexagrama “O Começo”, que indica que agora é o momento ideal para organizar-se para construir as bases para um futuro, ainda que dificuldades possam surgir, principalmente no início da jornada.

Lembre-se: para melhores resultados, você deve estar concentrada, com pensamentos positivos e formular sua pergunta de forma clara e objetiva. Uma boa ideia é induzir um clima agradável através de incensos, velas e músicas suaves.

Por que consultar o I Ching?

Após entender o que é I Ching e como ele funciona, fica uma pergunta: por que consultá-lo? O oráculo fornece uma chance de aprendermos a lidar com determinada situação e de encontrar o melhor caminho para lidar com os acontecimentos na vida, em qualquer aspecto, seja ele profissional ou familiar.

Se você tem uma dúvida ou situação em sua vida amorosa que necessita de uma resposta imediata, uma dica é consultar o Tarot do Amor. É gratuito e rápido!

o-que-e-i-ching-tarot-do-amor

No entanto, se a sua pergunta é mais complexa ou exige uma orientação melhor, não deixe de consultar um de nossos oraculistas! O primeiro passo é acessar a página de consultas do Astrocentro.

Na barra superior, passe o cursor pela aba “Escolha um oráculo”, em seguida, vá até “Outros” e selecione a opção “Oraculistas”. Você será, então, redirecionada a uma nova página:

o-que-e-i-ching-consulta-3

Aqui, você terá acesso aos perfis de vários de nossos profissionais experientes! Todos eles foram selecionados com muito cuidado para garantir que a sua consulta seja a melhor possível.

Nessa página, é possível conferir o número de consultas realizadas por cada especialista, além da taxa de satisfação dos usuários que já foram atendidos e de um comentário de avaliação. Também é possível descobrir o valor por minuto da consulta e da disponibilidade do especialista.

Assim que encontrar o oraculista com que mais se identificar, clique em seu perfil; você será direcionada a uma página exclusiva do especialista!

o-que-e-i-ching-consulta-3

Nessa nova página, você pode conferir a apresentação e o perfil do especialista, a disponibilidade para atendimento. Para garantir que sua escolha é ideal, também é possível ler os comentários de clientes que já passaram por consulta com esse especialista!

Assim que estiver pronta, basta fazer um cadastro rápido e esperar a consulta começar! E pode ficar tranquila: seus dados estão sempre protegidos; o especialista só terá acesso ao nome de usuário escolhido por você durante a criação de seu perfil.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online