Fadiga Física e Mental: Como Combatê-la com Yoga

Fadiga física e mental

Quando o nível de energia está baixo é normal se sentir fisicamente cansado ou com alguma fadiga mental. Existem muitos fatores externos, que não podemos controlar, que afetam nossos níveis de energia, como trabalho, hormônios, mudanças climáticas, estações do ano etc.  

Entender a causa do cansaço é um dos melhores métodos para eliminá-lo. Há diferentes tipos de fadigas, as mais comuns são: Fadiga fisiológica, sazonal e crônica. 

As principais causas da Fadiga

  • Fisiológica – A causa está associada tanto a questão física, desequilíbrio corporal, problemas de peso e doenças no corpo, quanto a questão mental, como estresse, preocupação, depressão e ansiedade.
  • Sazonal – Está atrelada a mudança das estações. Ao passar de uma estação para outra, o corpo precisa se ajustar às diferentes temperaturas, implementar uma série de respostas fisiológicas para se adaptar a época que está por vir. Para fazer tudo isso, é claro, ele precisa de energia e, por isso, surge o cansaço.
  • Crônica – Geralmente se manifesta de forma excessiva como exaustão física e mental. É um verdadeiro acúmulo de fadiga ao longo do tempo que, se não for eliminada quando surge, torna-se crônica e é ainda mais difícil de combatê-la. 

Yoga para o cansaço

Yoga é uma disciplina que busca reequilibrar o corpo e a mente e tem inúmeros benefícios. É um ótimo revigorante, alivia as dores nas costas e no pescoço, aumenta a força de vontade e autoestima, e com certeza pode  te ajudar quando você se sentir cansado.

O estilo de vida atual é muito agitado, muitos trabalhos são fisicamente e mentalmente cansativos, e as vezes é difícil encontrar tempo para descansar durante o dia.

A prática de yoga é muito diversificada e, dependendo dos exercícios que decida fazer, pode ser muito energizante ou calmante. O Yoga permite que você relaxe em um curto espaço de tempo, fazendo com que o cansaço desapareça e você se sinta melhor.

Posturas de Yoga para eliminar o cansaço físico

Para o cansaço físico, as posições de yoga que recomendo praticar são as que atuam na região das costas e  as que proporcionam mais relaxamento.

Os asanas que trabalham a região das costas são mais energizantes e são ótimos para praticar ao longo do dia, quando se sentir sem energia.

Exemplo dessas posturas que atuam nessa região é o Bhujangasana – Postura da cobra e Urdhva Mukha Svanasana – Postura do cachorro olhando para baixo. 

Se você for iniciante na postura da cobra você pode deixar os cotovelos no tapete de yoga e levantar o peito o máximo que conseguir. Se você já é avançado, você pode colocar os tijolos de yoga sobre as palmas das mãos. Dessa forma, as costas ficam mais arqueadas.

Na postura do cachorro olhando para baixo as mãos e os pés tocam o tapete de yoga e o quadril fica suspenso. É considerada uma flexão para trás que alonga toda a frente do corpo, torna a coluna flexível e ao mesmo tempo permite aumentar a força dos braços.

Outra postura excelente que permite que o cansaço físico desapareça é Savasana, a postura do cadáver. Que pode ser executada em conjunto com o Yoga Nidra, uma meditação guiada que permite praticar o relaxamento profundo.

Quando você pratica yoga nidra, também chamada de yoga do sono, você se entrega completamente, seus sentidos físicos são totalmente retraídos.

Meditação para Fadiga Mental

A fadiga mental está relacionada ao estilo de vida agitado. Estresse, ficar horas na frente no computador, excessos de compromissos e preocupações, são algumas das causas que podem causar fadiga mental. 

Nestes casos, o yoga pode ser uma solução tanto a curto quanto ao longo prazo e a prática ideal é a meditação.

É realmente incrível como ficar sentado numa almofada de meditação por alguns minutos e praticar qualquer técnica de meditação pode reduzir o cansaço mental depois de um dia longo de tarefas.

A rotina de meditar, de estar sozinho consigo mesmo permite que a mente se acalme e o cansaço mental desapareça. Comece com alguns minutos e vá gradativamente aumentando o tempo. Você pode optar por uma meditação guiada ou simplesmente fechar os olhos e observar a sua respiração e pensamentos. 

Yoga para fadiga crônica

A fadiga crônica ocorre quando a fadiga se acumula com o tempo e, portanto, se torna crônica. Este tipo de fadiga é certamente menos comum do que as outras formas e muitas vezes é mais “difícil” de combater porque certamente exige mais tempo, mais trabalho e mais paciência.

O yoga pode ajudá-lo enormemente neste caso, mas é importante praticar constantemente em casa. Uma prática muito simples para adotar na sua rotina é a saudação ao sol.

Outro exercício muito semelhante que também pode ser praticado por quem nunca fez yoga, ou que acabou de começar, são os 5 ritos tibetanos .

Eles funcionam muito fisicamente, mas também mentalmente e se você adquirir o hábito de praticá-los todos os dias,  a fadiga crônica será apenas uma memória ruim.

Um último exercício muito semelhante que você pode fazer é a saudação à lua. É muito parecida com as duas práticas anteriores, a única diferença é que é recomendada praticá-la no final do dia, ao invés de pela manhã.

Enquanto os dois primeiros exercícios são revigorantes e devem ser praticados pela manhã, a saudação à lua é muito mais calmante e é recomendável praticá-la à noite para que você possa se livrar do estresse diário e se preparar para uma noite de descanso.

Dicas para lidar com a mudança das estações

A estação muda, a temperatura muda e o corpo precisa se adaptar. Quando há esse tipo de cansaço, a alimentação é a solução. É perfeitamente normal que a mudança das estações te deixa cansado. 

A nutrição é frequentemente esquecida quando você se sente sem energia, ao sentir a fadiga sazonal, a melhor coisa a fazer é comer frutas e vegetais da estação. Desta forma o corpo terá todos os nutrientes de que necessita para se adaptar às mudanças e assim os sintomas deste tipo de fadiga serão menores.

O Yoga certamente é a solução para os diferentes tipos de fadigas, mas uma das atitudes mais importantes é tomar consciência de sua fadiga e entender a causa. Uma última dica é: Sempre faça uma meditação quando se sentir cansado, para entender o quão cansado você está, o que causa esse cansaço e o que você pode fazer para se livrar dele.

Somente se você puder sentir seu corpo e ouvir o que ele está pedindo, você será capaz de encontrar uma solução eficaz para todos os tipos de fadiga.

Esse texto foi produzido pela Yogateria em parceria com o Astrocentro. Se você deseja saber mais sobre os melhores produtos de Yoga, só clicar no link e ficar por dentro de todas as meditações, acessórios e dicas que eles oferecem. Confira lá! 

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online