Posições do Yoga para aliviar dor nas costas

Yoga para aliviar dor nas costas

Quem trabalha boa parte do tempo sentada ou tem criança pequena, só yoga para aliviar dor nas costas, não é mesmo? A lombar é um ponto sensível para muitas pessoas e qualquer movimento errado pode doer muito.

Embora existam diversas causas para dor nas costas, normalmente a mais comum é o encurtamento dos músculos do quadril. Sendo assim, esse encurtamento é causado por ficar muito tempo sentada sem alongar ou fazer exercícios em casa.

Tenha em mente que é sempre importante descobrir o que está causando essa dor no corpo. Dessa forma você descobre como tratar e como evitá-la no futuro. Entretanto, na maioria das vezes, fazer yoga para aliviar dor nas costas e liberar a tensão, dá algum alívio à lombar.

Para uma coluna saudável, é preciso cuidar da postura e praticar yoga, de preferência, diariamente. Além disso, a prática de yoga para aliviar dor nas costas é ótimo para trabalhar a flexibilidade e o senso de equilíbrio.

Dicas importantes antes de fazer yoga para aliviar dor nas costas

Respeite e conheça os limites do seu corpo. Dessa forma, entre em sintonia com ele e identifique cada coisa que pode causar ou piorar o desconforto.

Nunca alongue seu corpo em uma posição que cause muita dor. Além disso, a dor é um sinal de alerta que nossos corpos emitem para dizer que tem alguma coisa errada.

Agora, se você já sabe que tem alguma lesão na coluna, como hérnia de disco, ou se tem dores constantes e ininterruptas, procure um médico antes de praticar qualquer exercício. 

Assim como a yoga para aliviar dor nas costas faz muito bem para saúde, ela pode prejudicar ou dificultar sua recuperação se fizer um exercício inadequado para o problema que você tem.

Melhores posições de yoga para aliviar dor nas costas

Entretanto, se a sua dor é mais um desconforto por ficar horas sentadas em seu home office, vale a pena fazer alguns exercícios fáceis e bem conhecidos de yoga.

Vamos citar abaixo, algumas posições de yoga para aliviar dor nas costas que são os preferidos dos praticantes.

Balasana – Postura da Criança

A postura da criança tira a pressão da parte inferior das costas ao alongar e alinhar a coluna. Ou seja, a descomprime e proporciona um bom alongamento. É um exercício de yoga para aliviar dor nas costas perfeito!

Acompanhe abaixo um curto vídeo que explica cuidadosamente como fazer esse exercício.

  • Ajoelhe-se no colchonete com os joelhos afastados na largura do quadril e os pés juntos atrás de você;
  • Respire fundo e, ao expirar, coloque o tronco sobre as coxas;
  • Tente alongar o pescoço e a coluna afastando as costelas do cóccix e o topo da cabeça longe dos ombros;
  • Descanse a testa no chão, com os braços estendidos à sua frente;
  • Segure por um a três minutos.

Anandasana – variação da postura do Cachorro Olhando para Baixo.

Às vezes, sentimos dores na parte inferior das costas porque a parte de trás das pernas está muito contraída. Dessa forma, a Anandasana é uma ótima maneira de alongar e tonificar as pernas, quadris e, ao mesmo tempo, aliviar a dor nas costas.

Sendo assim, ela também ajuda a tonificar os braços, ombros e músculos da parte alta das costas. Acompanhe o vídeo abaixo para fazer o exercício aí no conforto da sua casa.

  • Na Postura da Criança, mantenha as mãos no chão, sente-se sobre os joelhos e, em seguida, levante o bumbum e fique em 4 apoios, com a coluna reta;
  • Joelhos devem estar alinhados com os quadris e mãos alinhados com os ombros;
  • Vá “escorregando” as mãos para frente enquanto contrai o abdômen;
  • Relaxe a cabeça entre os braços e direcione o olhar para a frente, encostando o queixo no chão. Se você for mais flexível, é possível que consiga encostar também o peito no chão;
  • Segure por um a três minutos.

Bhujangasana – Postura da Cobra

Bhujangasana é muito eficaz no alívio da dor lombar, um problema comum para quem fica muito tempo sentada. Além disso, essa dor também afeta as mulheres após terem filhos. Por isso, também indicamos yoga para gestantes!

Essa postura propicia o enrijecimento do bumbum, tonifica o abdômen, braços e ombros. Dessa forma, fortalece a coluna vertebral e melhora a circulação sanguínea e de oxigênio na região pélvica. Acompanhe o vídeo para ver como é essa posição.

  • Deite-se de barriga para baixo, com as pernas juntas e esticadas atrás de você;
  • Coloque as mãos alinhadas aos ombros;
  • Eleve seu corpo enquanto trás os cotovelos para perto de seu tronco;
  • Pressione os quadris e as coxas no chão e se alongue enquanto mantém os ombros relaxados;
  • Mantenha essa posição por um a três minutos.

E se eu precisar de mais coisas além do yoga para aliviar dor nas costas?

Se mesmo assim, com a prática das posturas de yoga para aliviar dor nas costas não funcionar muito, quem sabe um banho relaxante?

Melhor ainda se for um banho de erva doce para saúde e prosperidade. Além disso, tem também o banho de ervas para acalmar e relaxar o corpo, promovendo um super alívio da dor e da agitação do dia a dia.

Talvez, um banho de ervas para repor as energias seja o suficiente para complementar as posturas de yoga. Se preferir, é possível fazer outro banho de ervas para proteção.

Lembre-se, não subestime O Poder das Ervas! Elas nos ajudam muito mais do que você pode imaginar. Tanto, que até temos um curso específico para área.

Experimente os exercícios e um dos nossos banhos e nos conte depois, aqui nos comentários. Ficaremos muito felizes em ler sua mensagem!

Grande beijo e até a próxima!

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Candida Thomazelli
Candida Thomazelli projeta prédios e sonhos, escreve sobre magia e como deixar a vida leve. Cozinha coisas gostosas, deita no quintal para ver estrelas e, quando tem sorte, vê um ou outro satélite, mas pensa que é estrela cadente. Vive a magia da natureza e se encanta com cada amanhecer. Frui vita!

Especialistas online