Vantagens de usar o Yoga para ansiedade – Confira!

Yoga para ansiedade

Muitas pessoas recorrem à yoga para ansiedade quando os sentimentos começam a surgir ou durante períodos de estresse. Você pode descobrir que focar tanto na respiração quanto na capacidade de estar presente em cada postura pode ajudar a acalmar a conversa mental negativa e melhorar o seu humor geral.

É tudo uma questão de se encontrar onde você está. Praticar uma ou duas posturas por apenas alguns minutos por dia pode ter um grande impacto, se você estiver aberto à prática.

Para obter o máximo da sua sessão, observe as sensações que se movem por todo o seu corpo à medida que você faz cada postura. Permita-se sentir e experimentar todas as emoções que surgirem.

Se você sentir que seus pensamentos começam a se dispersar, traga suavemente sua mente de volta para o tapete e continue sua prática.

Yoga para ansiedade, estresse, insônia e medo

A insônia pode ter muitos efeitos de longo prazo, incluindo sonolência diurna e deficiência, perda de memória e alterações de humor. Estudos demonstraram que a yoga pode ser benéfica no gerenciamento de problemas de sono, como a insônia.

A yoga para ansiedade pode beneficiar especialmente grupos específicos de pessoas com insônia, como mulheres na pós-menopausa 14 e mulheres com câncer de mama.

Estresse, medo, ansiedade – se começarmos a contar todas as ocasiões na vida em que experimentamos essas emoções, podemos simplesmente perder a conta!

Ansiedade com o resultado de um exame ou a reação de nossos pais ao boletim escolar; nervosismo em relação ao primeiro encontro ou entrevista de emprego – todos teríamos vivido esses momentos.

Um pouco de medo é normal; na verdade, assim como o sal na comida, ele é necessário para que permaneçamos disciplinados, focados e dinâmicos.

O problema começa quando esse medo se torna persistente e tão intimidante que começa a interferir em nossa vida cotidiana. Em seguida, torna-se um transtorno de ansiedade – um estado de inquietação excessiva, preocupação ou medo do desconhecido, que precisa ser tratado – e é aqui que a yoga pode ajudar a superar a ansiedade facilmente.

Também é bom saber que a yoga por si só não deve ser considerada como a única opção de tratamento. Deve complementar a medicação adequada após consulta com um médico ou especialista.

O médico irá orientá-lo melhor sobre a condição e ajudá-la a compreender o tipo de transtorno de ansiedade que você pode ter – transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade social ou transtorno de ansiedade generalizada, para citar alguns.

Sintomas para saber se você tem um transtorno de ansiedade:

  • Você se sente incomumente em pânico, assustado e inquieto.
  • Você tende a ter pensamentos obsessivos e descontrolados de experiências traumáticas passadas.
  • Você acorda de pesadelos frequentes.
  • Você tende a lavar as mãos repetidamente.
  • Você tem problemas para dormir.
  • Suas mãos e pés ficam excepcionalmente suados.
  • Você tem palpitações frequentes.
  • Como a yoga pode ajudar a superar a ansiedade?

A prática regular de yoga para ansiedade pode ajudá-lo a ficar calmo e relaxado na vida diária, e pode lhe dar força para enfrentar os eventos à medida que eles acontecem, sem ficar inquieto.

Fazer este exercício inclui idealmente o pacote completo de asanas (posturas corporais), pranayamas (técnicas de respiração), meditação e a filosofia da yoga ancestral, todos os quais ajudaram vários pacientes ansiosos a se recuperar e encarar a vida com nova positividade e força.

Lembrando que para um diagnóstico certo, procure ajuda médica. Somente um psicólogo, terapeuta, poderá dizer se você possuiu transtorno de ansiedade.

9 dicas de Yoga para ansiedade

  • Faça yoga asanas e alivie o estresse mental
  • Respire bem com pranayamas para aliviar a ansiedade
  • Medite para desfrutar o presente de uma mente relaxada
  • Aplique a filosofia da yoga em sua vida; fique feliz e aproveite cada momento
  • Ore, mantenha a fé e sorria!
  • Pense no que você pode fazer pelos outros
  • Conheça a impermanência do mundo
  • Lembre-se de uma situação anterior semelhante em que você conseguiu superar a ansiedade
  • Mantenha uma companhia positiva perto de você

Que poses de yoga você deve fazer antes de dormir?

As posturas feitas antes de dormir devem estimular o corpo a relaxar e dormir. As recomendações entre instrutores de yoga para ansiedade variam, mas as seguintes posturas são comumente sugeridas:

Em pé, incline-se para a frente (uttanasana). Em pé, flexione o tronco lentamente para a frente, na frente das pernas. Suas mãos podem repousar sobre os cotovelos, as canelas ou o chão.

Borboleta reclinada (supta baddha konasana). Deite de costas. Pressione as solas dos pés uma contra a outra e deixe os joelhos caírem para o lado. Você pode colocar as mãos ao lado do corpo ou acima da cabeça.

Pernas na parede (viparita karani). Deite-se de costas com as pernas contra a parede de modo que seu corpo faça um “L”. Relaxe os braços ao lado do corpo.

Pose do cadáver (savasana). Muitas vezes, essa é a postura final das práticas de yoga. Deite no chão com os braços estendidos ao lado do corpo, as palmas das mãos para cima e as pernas esticadas.

Lembre-se de que o ambiente de sono deve ser usado principalmente para dormir; encontre outro local tranquilo para fazer suas posturas de yoga para ansiedade antes de dormir. Certifique-se de estar em um local seguro e livre de perigos potenciais.

Agora que você já sabe quais os benefícios do yoga para ansiedade, confira também:

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Nadini Lopes
Nadini de Almeida é jornalista, sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis e da Tradição Gardneriana, tendo sido iniciada em Nova Iorque. É ordenada pela Fellowship of Isis e membro do Museu de Magia e Bruxaria do Brasil.

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