Aprenda como aplicar o baguá em sua casa

como aplicar o baguá

Os praticantes do Feng Shui usam baguás como roteiros ou projetos para identificar setores específicos em residências, apartamentos e escritórios. Entenda o que é o mapa baguá e veja como aplicar o baguá na sua casa.

Como aplicar o baguá clássico

No Feng Shui Clássico, o baguá é usado após a leitura da bússola para determinar a direção de sua casa. Você precisará encontrar o centro da sua casa.

Materiais necessários

O primeiro passo de como aplicar o baguá é conseguir a planta da sua casa ou fazer um layout dela. Você mesma pode fazer o desenho a mão, tentando obedecer às proporções de cada cômodo.  

Também é necessário:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Régua;
  • Transferidor.

Como aplicar o baguá na planta – Encontre o centro da sua casa

Você pode encontrar o centro da sua casa, escritório ou apartamento usando um método geométrico simples. Para isso, pegue a planta da sua casa ou o layout dela desenhado por você.

Faça uma linha reta diagonal de um canto a outro da casa. Desenhe uma segunda linha a partir dos outros cantos diagonalmente opostos. Isto irá criar um X.

O centro da sua casa é onde essas duas linhas se cruzam, conforme a imagem abaixo.

Usando o baguá baseado no centro da casa

A próxima parte do processo de como aplicar o baguá é fácil e rápida. Você deve usar o transferidor para indicar a leitura da bússola para a frente de sua casa. Para isso, desenhe uma linha vertical reta através da interseção das linhas diagonais.

Agora, desenhe cada setor do baguá em sua casa. Estas serão as cunhas ditadas pelos graus da bússola para cada uma das oito direções da bússola. Use a tabela a seguir para encontrar o intervalo de graus para cada direção.

Carta do grau de bússola
Direção da bússola Faixa de Graus
Norte33.7° a 22.5°
Nordeste22.5° a 67.5°
Leste67.5° a 112.5°
Sudeste112.5° a 157.5°
Sul157.5° a 202.5°
Sudoeste202.5° a 247.5°
Oeste247.5° a 292.5°
Nordeste292.5° a 337.5°
  1. Para criar cada setor, use a tabela acima para encontrar o número de graus para essa direção. Este intervalo é o setor completo de direção da bússola.
  2. Você precisa indicar isso em seu desenho. Por exemplo, se sua casa for 123,5 ° sudeste, o intervalo será de 112,5 ° a 157,5 °.
  3. Marque este intervalo usando sua bússola. Faça o começo e o fim desse intervalo. Faça uma marca à esquerda do 123,5 ° para o grau inicial e outra marca para a direita no grau final.
  4. Desenhe uma linha a partir da marca à esquerda (112,5 °) até o ponto central e uma linha a partir da marca à direita (157,5 °).
  5. Agora você criou a seção Sudeste (SE) que indica esse setor no layout da sua casa.

Consulte a tabela de graus de bússola acima para fazer o mesmo no restante da planta da sua casa.

Usando o mesmo exemplo do Sudeste que você fez, encontre a linha de 202,5 ​​° no transferidor e marque-a ao longo do lado externo do transferidor.

Desenhe uma linha que conecte este ponto com o ponto central. Esta é a segunda cunha da sua casa e indica a região Sul.

Prossiga para o próximo grau de 247,5° e mova-se pelos graus, puxando cada cunha até que as oito cunhas de bagua estejam completas.

Você pode indicar cada direção com abreviações, como na figura abaixo, onde SE representa o Sudeste, S é o Sul, SW é o Sudoeste, W é o Oeste, NW é o Noroeste, N é o Norte, NE é o Nordeste e E é o Leste.

como aplicar o baguá

Ativando os elementos do Baguá em sua casa

Agora que você tem um layout preciso do baguá de sua casa, pode começar a aplicar os princípios do Feng Shui.

Alguns dos cômodos da casa podem se enquadrar em mais de um setor.

Preste muita atenção aos cantos dos cômodos com mais de um setor e use o elemento apropriado naquele canto apenas para evitar elementos de conflito.

Você pode usar as diretrizes do Feng Shui para cada setor para decorar e selecionar símbolos e curas.

Aplicando com sucesso Feng Shui no baguá da sua casa

Dependendo da escola de Feng Shui que você pratica, você pode aplicar o baguá na planta da sua casa.

Depois de identificar onde cada setor está em sua planta, você pode começar a aplicar práticas e princípios do Feng Shui na decoração da sua residência.

O mapa baguá que você fez da sua casa irá mostrar como cada área da sua casa corresponde a um aspecto específico da sua vida. Veja na imagem abaixo.

como aplicar o baguá

Você pode usar Feng Shui em todos os cômodos da casa ou apenas em um cômodo. Neste exemplo, vamos fazer para a casa toda.

Para entender como aplicar o baguá, pegue novamente a planta da sua casa ou o layout que você desenhou. Faça uma grade de três linhas e três colunas sobre a casa toda, como um jogo da velha.

Nomeie cada quadrado, começando do topo, da esquerda para a direita, desta forma:

  • Riqueza / fama e reconhecimento / relacionamentos e romance
  • Família / Saúde / Crianças
  • Conhecimento / carreira / viagens e pessoas úteis

Mesmo que a sua casa tenha uma forma irregular, o mapa do baguá ainda deve ser uma grade.

como aplicar o baguá

O que você faz com esse mapa Baguá?

Dê uma olhada nos nove quadrados e determine quais áreas da sua vida precisam do seu foco agora. Quais são seus objetivos?

Não é aconselhável tentar ativar todos os cantos da sua casa, pois você vai acabar com muitos objetos atravancando o espaço e competindo por atenção.

Em vez disso, identifique um ou dois aspectos da sua vida que você gostaria de melhorar e, em seguida, tome a ação apropriada nesse espaço.

Abaixo estão algumas ideias de itens que você pode usar para melhorar áreas específicas de sua vida, pois elas correspondem ao Feng Shui baguá.

Riqueza

Considere colocar uma planta viva neste cômodo, pois ela traz a natureza do lado de fora para dentro de casa, criando um sono rejuvenescedor e repousante e pode ativar a área para atrair dinheiro.

Fama / Reputação

Se apropriado, um travesseiro vermelho ou pintura predominantemente vermelha pode funcionar bem nesta área.

Se este cômodo corresponde ao quarto principal, o vermelho não será apenas bom para a paixão, mas vai incentivar a fama e reconhecimento em todas as áreas da sua vida.

Romance / Relacionamentos

Coloque neste cômodo qualquer conjunto de objetos em dois, como pinturas, castiçais ou qualquer símbolo de romance, pode ajudar a decorar este cômodo e amplificar sua intenção de um relacionamento forte.

Família

Você pode usar fotos de família neste cômodo, contanto que ele não seja o quarto principal.

Se área família cair justamente no quarto principal, prefira colocar uma planta viva ou luz para ativar esse setor da sua vida.

Saúde

Mantenha esse cômodo organizado para que o chi possa fluir.

Crianças

Objetos de metal correspondem a esta área da baguá. Você também pode considerar flores brancas ou roxas para a fertilidade, se esse é o seu objetivo.

Conhecimento

Considere colocar nesse cômodo uma planta viva ou algo nas cores verde ou preto para apoiar sua busca de conhecimento.

Carreira

Neste cômodo, você pode pendurar um cristal ou prisma Feng Shui na porta, de forma que o sol de uma janela possa refletir nele. Isso trará boa sorte e oportunidades para sua carreira.  

Pessoas Úteis / Viagens

Este é um ótimo espaço para guardar sua bagagem, ou colocar lembranças de férias.

Lembre-se, o Feng Shui funciona devido a uma combinação de ação e intenção. Ao aplicar esses princípios do Feng Shui em sua casa, tenha sempre em mente as metas e use essas ferramentas para ajudar a alinhar a energia da sua casa com esses objetivos.

Como usar o espelho baguá

Muitas pessoas acreditam que o espelho baguá deve ser usado em cada um dos cômodos da casa. Há muita desinformação sobre como usar no Feng Shui um espelho baguá. Talvez o conselho mais destrutivo seja a sugestão de colocar um espelho sobre um vaso sanitário, mas qualquer conselho de colocar um espelho baguá dentro da casa está errado.

O espelho baguá é uma cura externa. O propósito de um espelho baguá é lidar com energias negativas do lado de fora da sua casa.

O melhor local para pendurar o baguá é logo acima da viga superior da entrada principal da sua casa, do lado de fora.

Especialistas online

Cigano Italo

Tarologo

98% Avaliações Positivas

861 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Fabiana Viegas

Oraculista

97% Avaliações Positivas

1568 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16659 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Gigi Batista

Taróloga/Terapêutica

99% Avaliações Positivas

404 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *