Dicas de como distribuir os móveis e escolher acessórios para a sala de estar com o Feng Shui

sala-de-estar

Enquanto se está cursando a faculdade de arquitetura ou de design, aprendem-se muitas formas diferentes de deixar os espaços construídos mais interessantes. Certas culturas milenares já estudavam formas de harmonizar os ambientes, como um jardim ou uma sala de estar.

O Feng Shui chinês, por exemplo, pode ensinar estes projetistas sobre como manipular os elementos de modo a trazer beneficiar a todos.

Arquitetos e designers, com todo o seu conhecimento e experiência são capazes de criar cômodos verdadeiramente bonitos. Mas, nem tudo que é bonito quer dizer que seja saudável.

Sabe-se que várias coisas podem alterar a percepção que as pessoas têm dos ambientes, assim como as energias acumuladas num determinado local. Pois, os geomantes que estudam o Feng Shui levam muito isso a sério.

Distante de tabelas e gráficos prontos – como é o caso do baguá -, estes profissionais aprenderam a analisar como é possível deixar uma casa mais agradável e confortável.

Espaços que não oferecem tais condições são considerados como “doentes” e que precisariam, supostamente, serem “curados”. Se este for o caso de sua sala de estar, veja as dicas a seguir! Elas vão lhe ensinar como deixar essa parte da casa bem mais positiva!

O que diz o Feng Shui sobre salas de estar

Arquitetos e designers podem enxergar uma sala de estar apenas como mais um cômodo de uma casa – importante, porém nada menos ou mais especial.

Agora, os profissionais que trabalham com Feng Shui conseguem ver além, determinando não só a função prática, mas também a função emocional deste cômodo.

Por exemplo, quanto à entrada da casa – que usualmente é chamada de hall -, dizem que não é só um local de trânsito, mas de adaptação. E isso é bom,já que as energias ruins vindas da rua podem ser barradas imediatamente neste ponto.

Já o interior da sala teria muito mais significado. É um ponto para convivência familiar; um local voltado para diversão e companheirismo. Pois, o tratamento decorativo da casa precisa manifestar estas ideias!

Como melhorar a decoração do hall de entrada da casa

A primeira coisa que precisa se dizer sobre o hall de entrada, é que este ponto da casa jamais deveria ser pequeno ou dar a sensação de apertado. Porém, com sabedoria, pode-se “curar” esses problemas de decoração facilmente.

Primeiro, não colocar nenhum móvel atrás da porta que impeça sua abertura a um ângulo de pelo menos 90º. Segundo, não criar barreiras para o interior da sala.

Se por acaso a porta de entrada da casa der diretamente para uma parede lisa, uma boa ideia pode ser colocar, no local, um espelho.

Só deve-se ter cuidado para não rebater completamente a energia positiva que possa adentrar na residência. Nesse caso, uma opção melhor seria investir em iluminação.

Agora, acontece que, da rua, também podem vir energias ruins. Então, se a casa não possui um hall propriamente dito, pode-se usar uma estante vazada, um bimbo ou vasos com plantas para montar tal bloqueio, por exemplo.

Lembrando que a circulação nunca pode ficar impedida. E para harmonizar o local, podem-se usar símbolos de acolhida, como obras de arte e peças em cores como azul, amarelo e cenoura.

Dicas para melhorar a decoração da sala de estar

Layout

Há certos problemas possíveis de projeto que o Feng Shui aponta para a sala de estar. É inaceitável que este ambiente tenha pouca luminosidade – natural ou artificial. E deve-se observar muito bem o layout do ambiente também.

É importante estabelecer um ponto focal para a proposta, que pode ser uma lareira ou uma tela de TV, não importa. Isso vai facilitar o entendimento da organização dos móveis. Mas, não é só isso!

Independente do que a arquitetura ou o design apontem como a melhor opção de layout para sala, o Feng Shui dá suas próprias recomendações.

A técnica diz que a melhor organização para esse tipo de ambiente seria com os sofás em “formato de ferradura” – sem ficar de costas para janelas ou portas. Essas peças não podem ficar simplesmente soltas no ambiente! E suas “costas” devem ser protegidas – talvez por um aparador.

Enfeites

Na decoração da sala de estar, indica-se usar, preferencialmente, estantes fechadas para a televisão – estimulando, no dia-a-dia, a conversa e a integração familiar.

Por se tratar de um ambiente compartilhado com todos, não se deve expor objetos pessoais, como os religiosos; tampouco objetos com ângulos pontiagudos – nem mesmo velas.

Luz e cores

A iluminação da sala é uma questão muito importante avaliada pelo Feng Shui. No geral, quanto aos pontos de luz, a indireta é a solução indicada.

E para melhorar a atmosfera, recomenda-se usar em paredes ou móveis e acessórios cores quentes como amarelo, laranja, cenoura, salmão e magenta.

Por acaso, se a sala tiver uma lareira – o que é ótimo – esta deve ser “tratada” para que o ‘chi’ – a energia vital da casa – não se perca pela chaminé.

Afinal, essa estrutura deve ser fonte de calor e conforto. Por isso, deve ser constantemente limpa.

Se não for ser usada, pode ser transformada em ponto para exposição de esculturas ou arranjos.

E para equilibrar sua energia, é melhor contrapor com objetos em vidro.

Relembrando, a sala de estar é o primeiro aposento a ser avistado na casa; e ele deve ser decorado de modo a estimular a convivência social das pessoas.

Deve ser repousante! Não é um setor para se ter mesas de trabalho; nem equipamentos de exercícios; acúmulos ou desorganizações.

E se a pessoa insistir que precisa de uma TV é melhor que seja em LCD, que não gera campos eletromagnéticos significativos.

Que tal começar a usar os ensinamentos do Feng Shui para deixar sua casa um lugar perfeito para se morar?

Estas dicas de Feng Shui foram elaboradas pela equipe Viva Decora.

Especialistas online

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16684 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16684 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16684 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16684 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *