Reiki e Espiritismo – Entenda como funciona a questão energética nestas duas práticas

reiki e espiritismo

As práticas energéticas são processos que tem como objetivo alterar positivamente as energias emanadas para promover o bem-estar e a felicidade. Existem muitas maneiras de isso acontecer, por isso a maioria das crenças, religiões e até mesmo ciências fazem uso destas práticas.

Mas a questão é que quando o assunto é cura por meio de prática energética, é muito comum as pessoas se confundirem muito, colocando tudo em um mesmo bolo como se tudo fosse uma mesma coisa e tivesse o mesmo princípio.

Por isso, no post de hoje vamos falar que duas destas práticas, que por utilizarem a imposição das mãos, acabam frequentemente sendo confundidas: o Reiki e o Espiritismo. Vamos entender como funciona cada uma das práticas, qual a relação entre reiki e espiritismo, qual a visão o Espiritismos sobre o Reiki e muito mais. Confira.

O que é Reiki

Reiki é uma palavra japonesa que significa “energia universal da vida”. Este método de cura foi criado pelo Mikao Usui, que entrou em contato com a energia de cura do Reiki após ficar 21 de jejum e meditação no monte Kurama. 

Este sistema de cura tem como a base a energia universal da vida para restabelecer a saúde e o bem-estar e atualmente esta é uma das terapias de cura que mais se expande. 

Isso porque, as pressões da vida moderna podem levar a nossa energia pessoal a funcionar em níveis muito baixos. Isso significa que nossa sistema imunológico fica mais frágil e vulnerável a doenças físicas, psicológicas e emocionais.

O Reiki utiliza a plena eficácia da energia vital em sua potência máxima. Para fazer isso, o terapeuta reikiano coloca como ponte entre o receptor e a energia universal. Ele posiciona as mãos sobre o corpo do receptor, geralmente nas posições equivalentes aos sete chakras para promover o equilíbrio do corpo, harmonizando assim a energia.

Em muitos casos, os mestres de Reiki seguem sua intuição ao direcionar as mãos no corpo do receptor, pois afirmam que as mãos são atraídas para as áreas que mais precisam de energia e tratamento.

O Reiki pode ser usado para as mais diversas situações, como:

  • Relaxar;
  • Aliviar a dor;
  • Melhora do humor;
  • Aumentar os níveis de energia;
  • Reduzir o estresse ;
  • Aliviar as emoções;
  • Induzir ao sono;
  • Dá mais clareza para resolver problemas;
  • Etc.

Confira também: 

Espiritismo – Passe

Muita se fala sobre a ligação entre Reiki e o Espiritismo. O Espiritismo surgiu em 1857 depois de um profundo trabalho de investigação e estudos realizados por Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde passou a utilizar o pseudônimo Allan Kardec.

Kardec fundou a doutrina tendo como base  a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos, buscando uma melhor compreensão não apenas do universo tangível, mas também do universo que transcendente. 

A grande confusão com a prática de Reiki se dá porque a religião espírita também utiliza a imposição das mãos para aplicar o passe espírita, uma transfusão de uma certa quantidade de energias fluídicas vitais (psíquicas) ou espirituais, com o propósito de atuar em nível perispiritual.

O passe ocorre, geralmente, nos Centros Espíritas e é realizados pelos médiuns passistas com o objetivo de ajudar na recuperação de desarmonias físicas e psíquicas, equilibrar o funcionamento de células e tecidos lesados, promover a harmonização do funcionamento de estrutura neurológicas que garantem o estado de lucidez mental e intelectual de um indivíduo.

Em um passe espírita, a cura das doenças se dá graças ao processo de reajuste do Espírito, que pode  extrapolar o limite de tempo de uma reencarnação, sendo que o passe meramente um instrumento de auxílio.

Agora que você já sabe os detalhes e diferenças entre o Reiki e o Espiritismo, saiba se existe relação elas.

Confira também:

Mas existe uma relação entre o Reiki e o Espiritismo?

Todo Espírita é Espiritualista, mas nem todo Espiritualista é Espírita, podemos utilizar esta frase para esclarecer a relação entre o Reiki e o Espiritismo.

Ambas trabalharem questões energéticas por meio das mão, no Reiki essa prática se dá como um um tipo de passe, que tem suas raízes no budismo e filosofias orientais, e tem ganhado cada vez mais destaque graças ao seu caráter não religioso e universal. 

Já na crença espírita o passe se dá por meio de uma conexão com o mundo espiritual, ou seja, espíritos desencarnados, devidamente preparados para fazer este intercâmbio de energia por meio dos médiuns e assim promover a cura das moléstias morais, que são a grande causadora das doenças.

Agora que você já saber a relação entre o Reiki e o Espiritismo, confira a percepção da religião espírita sobre o Reiki.

Qual a percepção do espiritismo sobre o Reiki?

Conforme já comentamos, o espiritismo acontece graças à fenômenos mediúnicos com a atuação de espíritos de diversas ordens. E mesmo que Allan Kardec nunca tenha mencionado nada sobre o Reiki, o seguinte trecho do Livro dos Espíritos, poderia ajudar a entender este ponto de vista do Espiritismo:

“o Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém se pode dizer seu criador, porque é tão velho quanto a criação. Ele se encontra por toda a parte, em todas as religiões e mais ainda na religião católica, e com mais autoridade que em todas as outras, porque nele se encontra o princípio de tudo: os espíritos de todos os graus, seus intercâmbios ocultos, e patentes com os homens…”.

Por meio deste trecho, entendemos que o espiritismo tem como propósito estudar a atuação de espíritos no nosso mundo, no mundo material, ou na sua vida após a morte. Com base nisso, também é possível entender que a doutrina espírita também ajuda a explicar os processos e curas do Reiki.

Desta forma, o entendimento sobre a cura no Reiki poderia também ser concedido pelos próprios espíritos que atuam entre os planos materiais e espirituais.

Para finalizar, o livro “O Reiki Segundo o Espiritismo”, escrito pelo educador e pesquisador Adilson Marques ajuda a esclarecer ainda mais qual a visão do espiritismo sobre o Reiki e como estas práticas poderão se complementar em algum momento:

“Segundo a espiritualidade, o avanço do REIKI no mundo todo estava previsto para o século XX, mas que chegou a hora de romper com esse viés mercadológico que o incentivou, resgatando sua verdadeira dimensão sagrada. Da mesma forma que do lazer proporcionado pelas mesas girantes, em meados do século XIX, Kardec evidenciou a existência de consciências incorpóreas, o mesmo deve acontecer com o REIKI no mundo todo. 

Gradativamente, a revelação espiritual chegará a todos os cantos do planeta e essa técnica, que já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vai se transformar em um trabalho de cura espiritual importante, generalizando-se nos diferentes agrupamentos humanos. Porém, será praticado o gratuitamente no mundo regenerado.”

Agora que você já sabe tudo sobre reiki e o espiritismo e qual a relação as duas no que se refere à práticas energéticas, que tal se aprofundar mais no assunto? No curso online Terapeuta Energético e Espiritual, da Humaniversidade, você aprenderá como ser um Terapeuta energético por meio de tópicos como:

  • Imposição de mãos com mantras de poder.
  • Jesus como terapeuta do corpo e espírito.
  • Técnicas Essênias de Imposição de Mãos. As mãos de luz essênias.
  • Os símbolos mágicos da sateria cristã do Abade Julio Houssaye.
  • O restabelecimento pelo Espírito Santo Mantram cristãos e seus poderes.
  • E muito mais…

Faça sua inscrição agora mesmo e garanta sua vaga!

Especialistas online

Oraculista DonJulio

oraculista mago medium psicanalista

99% Avaliações Positivas

1563 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Fabiana Viegas

Oraculista

97% Avaliações Positivas

1568 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Henrique Libório

Bruxo e Oraculista

96% Avaliações Positivas

386 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Estrela Cigana

Terapeuta e Oraculista

98% Avaliações Positivas

1042 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *