Conheça a deusa Nyx e aprenda um ritual poderoso para clarear os pensamentos

deusa nyx

A deusa Nyx é uma divindade da Grécia antiga, conhecida por ser a primeira entre todas as divindades. Ela é considerada a deusa da noite, temida até mesmo por Zeus.

Neste artigo, você irá conhecer a história e as lendas envolvendo essa poderosa deusa.

Quem é Nyx, a deusa?

Oriunda da mitologia grega, Nyx é a filha de Chaos. Nascida em Gaia, no início dos tempos, sua casa era nas profundezas do submundo de Hades.

Apesar de não personificar o mal na mitologia grega, devido a sua associação com o submundo e por ter uma figura mais sombria, Nyx é considerada deusa da noite.

Segundo as crenças ao redor dessa deusa, ela pode impactar a humanidade tanto de maneira positiva como negativa. Ela pode trazer sono ou morte para os humanos.

Ela é uma deusa muito temida. Nem Zeus ousava mexer com ela, já que Nyx é mais velha e mais forte que ele.

Isso é possível porque apesar dos deuses do Monte Olimpo serem as divindades mais famosas, o panteão da Grécia antiga continha uma infinidade de outras divindades que precederam Zeus e Poseidon, por exemplo.

Segundo poemas gregos importantes, Nyx é a primeira de toda a criação. Antes que houvesse qualquer coisa, somente existia a escuridão e foi aí que Nyx nasceu.

Representação de Nyx

Nyx foi representada de duas diferentes formas: alada ou com uma auréola de névoas escuras.

De todas as maneiras, ela sempre foi retratada como uma mulher linda, vestida de preto. Frequentemente também a desenharam em companhia de seus numerosos filhos.

deusa nyx
deusa nyx

História da deusa Nyx

Sua natureza misteriosa a levou se casar com Erebus, o deus das trevas. Juntos, tiveram dois filhos: Hemera e Aither.

Hemera e Aether eram exatamente os opostos de seus pais, já que representavam o dia e a luz.

Outros filhos de Nyx são: Thanatos (morte), Hypnos, Geras (velhice), Moros, Nemesis (retribuição), os Keres (os cães de Hades), os Oneiroi (os deuses dos sonhos) entre outros.

Lendas sobre Nyx

Reza a lenda que todas as noites Nyx saia de sua caverna no submundo do Tártaro e, de mãos dadas com Erebus, bloqueava a luz emitida por seu filho Aether, trazendo noite e escuridão para o mundo.

Na manhã seguinte, sua filha Hemera emergia do Tártaro e varria a escuridão da noite. Nyx, então, voltava para sua caverna. Assim, mãe e filha nunca estavam no mesmo lugar ao mesmo tempo.

Outra lenda conta que Hera convenceu Hypnos, filho de Nyx, a colocar seu marido Zeus para dormir enquanto ela conspirava contra ele.

O problema é que Hypnos não era poderoso o suficiente para fazer com que Zeus dormisse completamente. Quando Zeus descobriu o que Hypnos fez, começou a persegui-lo.

Hypnos, então, buscou refúgio na caverna de sua mãe. Ao descobrir onde Hypnos estava, Zeus desistiu da perseguição por medo de enfurecer Nyx.

Qual a importância da deusa Nyx na wicca?

Nyx é adorada na Wicca e retrata o rosto da deusa das trevas. Bruxas e bruxos a solicitam para rituais de fertilidade e para obter clareza para solucionar problemas.

Essa relação é feita no sentido de que se você se sente perdida e sem rumo em uma noite escura, onde não há nenhuma luz para guiá-la, a melhor deusa para te orientar é Nyx, que conhece muito bem a noite e a escuridão.

Quando você quiser buscar clareza de pensamentos para encontrar uma saída para uma situação difícil, faça o seguinte ritual para a deusa Nyx:

Em uma noite de Lua Nova, acenda um incenso leve com um aroma energizante, como sândalo, rosas vermelhas, alecrim ou sálvia branca.

Leve esse incenso para um lugar tranquilo, mas totalmente escuro, onde a única luz seja o incenso aceso.

Se conecte com Nyx e explique a situação pela qual você está passando. Feche os olhos e faça uma pequena meditação, concentrando-se na sua respiração.

No dia seguinte, a solução para o seu problema irá aparecer para você.

As bruxas também utilizam a pedra da lua como forma de homenagear a deusa Nyx. Ela reflete seu dono e deve ser usada na Lua Cheia.

Na série de livros sobre bruxos “Harry Potter”, de J. K. Rowling, os personagens usam um feitiço chamado “Nox” para apagar o brilho de suas varinhas. Nox é o nome da deusa Nyx na mitologia romana e se refere à escuridão.

Conheça mais sobre a Wicca e suas diferenças em relação à bruxaria.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Redação Papoca
A Papoca é uma agência de Marketing Digital especializada em conteúdos de qualidade. Nossa equipe de redação escreve para os mais diversos setores e é treinada para entregar sempre a melhor experiência para o leitor.

Especialistas online