Círculo de cura e a espiritualidade: entenda essa relação

Círculo de cura
2.040

Cuidar do nosso corpo e da nossa espiritualidade pode não ser algo tão fácil, contudo, o círculo de cura é algo que pode te ajudar (e muito) nesse caminho.

Apesar de terem o mesmo objetivo, podem existir diferentes práticas envolvendo os círculos de cura. Sendo assim, para te ajudar a compreender mais sobre eles, hoje vamos conhecer a origem do círculo de cura e quais benefícios ele traz para a sua vida.

Nesse texto você vai ver:

  • Qual a origem do círculo de cura: não existe uma origem exata para o círculo de cura, contudo ele pode ser encontrado desde as danças das culturas pagãs até as mandalas dos monges budistas;
  • O que é um círculo de cura: os círculos de cura costumam ser encontrados de diversas formas, e têm como objetivo usar a energia do coletivo para potencializar o pedido de cura daqueles presentes, seja por meio de círculos de oração ou de rodas de cura xamânicas;
  • Quais são os benefícios da prática: os círculos de cura nos ajudam não só nos aspectos físicos do nosso corpo, mas também nos aspectos emocional e espiritual, nos ajudando a fortalecer nossa conexão com a espiritualidade e com nós mesmas;
  • Modelos de círculos de cura e como funcionam: danças circulares, círculos de cura xamânico e mandalas.

Como surgiu o círculo de cura?

O círculo é algo que está presente na nossa vida desde sempre, e é uma das formas mais associadas à espiritualidade, pois está presente em tudo:

  • na natureza: é uma das formas mais naturais (quando não é interrompida);
  • na ciência: é a maneira como a energia é irradiada dos campos magnéticos e elétricos;
  • na espiritualidade: além de ser uma das formas básicas da geometria sagrada, muitas religiões vêem o círculo como uma representação de algo contínuo e eterno, muitas vezes associada à Deus e a criação do mundo.

Além disso, o círculo também representa união e igualdade, pois, quando estamos em círculo, não há hierarquia e todos fazem parte da mesma energia.

Com isso, algumas pessoas foram percebendo o quanto o círculo era poderoso, e como a energia de cura poderia se intensificar com a união das mesmas. Entretanto, o círculo de cura é tão antigo que não há certeza de quando ele surgiu.

Mas uma coisa é certa, essa maneira de compartilhar energia está presente nas mais diversas religiões, desde o círculo de cura xamânico até os círculos de oração cristãos.

Entretanto, se você quer buscar a energia de cura mas não se sente confortável em fazer isso com outras pessoas, procurar amparo com seu anjo da guarda é uma ótima opção. Converse com nossos oraculistas e saiba como fazer essa conexão.

O que é círculo de cura?

Que ele está presente em diferentes segmentos religiosos nós já vimos, mas o que é exatamente um círculo de cura?

Desde séculos atrás, a humanidade sempre teve muitos rituais que envolviam a espiritualidade, e muitos deles estavam ligados ao círculo, como:

  • danças circulares;
  • desenhos;
  • mandalas;
  • organização das pessoas presentes.

Contudo, independente da maneira que são feitos, o objetivo do círculo de cura, como o nome já diz, é promover a cura por meio da energia das pessoas presentes no ambiente. Entretanto, não estamos falando da cura física (apesar de ser um dos efeitos), mas principalmente da cura espiritual.

Sendo assim, vamos ver que outro benefícios podemos ter com os círculos.

Quais são os benefícios

Para que a cura espiritual realmente aconteça, existem algumas etapas pelas quais passamos, que vão facilitando cada vez mais esse processo. Sendo assim, ao nos reunir com a energia de outras pessoas e entrar em contato com a espiritualidade é possível:

  • compreender melhor os sentimentos;
  • se conectar não só com a espiritualidade mas com o ambiente e as pessoas que estão com você;
  • se conectar com você mesma;
  • aumentar sua consciência em relação às pessoas e seu sentimento;
  • desenvolver seu autoconhecimento;
  • alcançar a paz interior.

Como resultado, os círculos de cura trazem para nossa vida não só a melhora nos aspectos físicos e espirituais, mas também nos ajuda a desenvolver um senso de união e colaboração.

Além disso, a conexão energética entre as pessoas pode ajudar a despertar o potencial curativo de cada um ali, estendendo esse poder de cura para além do círculo. E você também pode fazer isso com poderosas simpatias para saúde. Saiba quais são as melhores simpatias com os nossos especialistas.

Agora, para que possa descobrir o que mais combina com você, vamos conhecer alguns círculos de cura e como eles funcionam.

Danças circulares

Antigamente, os povos possuíam uma grande variedade de rituais, seja para:

Porém, independente do motivo, muitos desses rituais envolviam a dança. Para ser mais exata, as danças circulares.

Nessas danças as pessoas ficavam em círculo e faziam uma coreografia, todas buscando o mesmo tipo de energia. Dessa forma, o poder do coletivo potencializava as vibrações emanadas.

Além disso, por causa do movimento, as danças circulares também ajudam com a consciência corporal e o sentimento de união.

Círculo de cura xamânico

O xamanismo é uma prática religiosa e filosófica que está presente na humanidade desde muito tempo, e ela engloba diferentes rituais e práticas espirituais. Além disso, eles possuem uma grande conexão com os poderes da natureza, inclusive dos animais.

Mas como funciona o círculo de cura xamânico?

O círculo de cura xamânico, ou roda de cura xamânica, busca trazer melhorias e cura para a pessoa com o auxílio dos líderes espirituais, ou seja, do próprio xamã. Então, para que isso aconteça, primeiramente as pessoas se reúnem em círculo, em volta de uma fogueira (a fogueira é necessária para que haja a conexão dos 4 elementos).

Em seguida, o xamã entra em uma espécie de transe e se torna um com a espiritualidade. Com isso, ele vai guiando a pessoa que está buscando ajuda para que ela encontre e se conecte com o xamã, e por consequência, com as energias de cura espirituais.

Mandalas de cura

Presentes na arte há milhares de anos, as mandalas eram muito usadas por monges budistas, mas começaram a ficar famosas principalmente em livros de colorir para tirar o estresse, contudo, elas são mais do que desenhos bonitos e coloridos.

O poder das mandalas, além da cura, também pode trazer:

  • prosperidade;
  • abundância;
  • amenizar conflitos;
  • alinhar nossas energias com a espiritualidade.

O uso das mandalas está principalmente associado ao nosso estado psíquico, pois a harmonia e simetria dos desenhos (e cores) pode nos ajudar a acessar diferentes partes da nossa mente, como resultado, é possível:

Assim como os outros círculos de cura, a mandala nos ajuda principalmente nessa conexão com nós mesmas, mas ao contrário das outras, você não precisa de muitas pessoas para que possa usá-la.

Por isso, a mandala é uma opção muito buscada por aquelas que estão buscando essa energia de cura mas ainda não se sentem confortáveis em fazer isso com outras pessoas. 

Enfim, agora que você já sabe o que é um círculo de cura e como ele funciona, é só buscar o modelo que mais combina com você e aproveitar os benefícios dessa prática.
E se você quiser potencializar essa conexão com a espiritualidade procure a ajuda do Tarot. Converse com nossos especialistas e veja como as cartas te guiam para esse caminho.

Compartilhe nas redes sociais

Arthur Peroni
Arthur Peroni
Arthur Peroni escreve sobre a vida, o universo e tudo mais. Amante da literatura mística, e ficção, descobriu sua carreira de redator graças ao hábito de leitura constante sobre fantasia e drama.
Nas horas vagas, gosta de cozinhar, ler e ver filmes antigos. Já trabalhou com, comunicação social, massoterapia, terapias holísticas e design de interiores. Atualmente trabalha como redator SEO e se entusiasma com tudo o que é esotérico.
Gosta de discutir sobre assuntos complexos e instigantes, e vê na escrita uma oportunidade de aprender e criar todos os dias, mentalmente e espiritualmente.

Especialistas online