Saiba como lidar com o estresse e ter mais qualidade de vida

Todos nós passamos por situações estressantes todos os dias. O trânsito, a violência, um chefe mal humorado, uma filha adolescente… estamos cercadas de gatilhos que aceleram o nosso batimento cardíaco, deixam as mãos suadas, tiram nossa concentração e atrapalham nosso sono. Como lidar com este estresse?

O estresse é uma reação física do nosso cérebro, que percebe uma situação de perigo e nos deixa em estado de alerta para fugir ou nos defender. O problema é quando esse estado vira permanente e atrapalha nossa saúde, podendo causar problemas do coração e doenças psicológicas, como a síndrome do pânico. O que fazer para evitar que isso aconteça? Precisamos aprender a lidar com o estresse, já que ele não vai embora de vez.

Como lidar com o estresse

Autoconhecimento é a chave para lidar com situações estressantes. Aprenda a identificar os fatores que a tiram do eixo. Para isso é importante fazer uma avaliação intensa sobre sua vida e ser honesta com você mesma. Olhe de perto seus hábitos, atitudes e desculpas e veja se quem causa o estresse é o ambiente ou você mesma.

Por exemplo: diz que seu trabalho é estressante e que não sobra tempo para fazer mais nada, mas será que não é a sua falta de organização que atrapalha sua rotina?

Assuma sua responsabilidade no papel que tem na criação e manutenção da situação de estresse e veja tudo melhorar mais facilmente.

Se acha complicado fazer uma análise assim, com a mente tranquila, mantenha um diário do estresse. Anote a situação que foi estressante, como se sentiu fisicamente e psicologicamente, como reagiu na hora e o que fez para se sentir melhor. Depois você pode voltar com calma nas anotações e avaliar os fatores que mais causam estresse e ansiedade.

Tome cuidado para não lidar com o estresse de maneira mais prejudicial, como usando drogas, bebendo, fumando ou se afastando dos amigos. Isso só vai piorar a próxima crise, pois você não fez nada para mudar a causa do problema.

Dicas para lidar com o estresse no dia-a-dia

Existem algumas atitudes que você pode adotar na sua rotina para minimizar o efeito do estresse na sua vida:

  • Aprenda a dizer não. Se você já se sente sobrecarregada no trabalho e em casa, não aceite fazer mais nada para ninguém. Caso o seu chefe chegue com uma tarefa importantíssima, explique claramente porque prefere passar para outra pessoa, enumerando todas as suas outras responsabilidades.
  • Controle o seu ambiente. Tem um programa de televisão que te deixa ansiosa e atrapalha o seu sono? Então pare de assistir! Você pega muito trânsito para ir ao trabalho? Procure caminhos alternativos ou saia mais cedo de casa. Converse com seu chefe para ver se pode trabalhar em horário diferenciado para evitar ficar horas dentro do carro.
  • Faça uma lista de tarefas. Toda noite você fica aflita com o tanto de problema que precisa resolver no dia seguinte e não consegue dormir. Acabe com isso fazendo uma lista de tarefas e priorize as mais importantes. Ao longo do dia, vá riscando as que cumprir e adaptando o que não for possível concluir.
  • Converse com as pessoas e exponha os seus sentimentos. Ao invés de guardar sua frustração, fale com alguém sobre ela. Não fique remoendo sensações negativas.
  • Ajuste seus padrões. Aprenda a pegar mais leve com você mesma. O perfeccionismo exagerado só causa mais angústia e atraso. Lembre-se do ditado: “O ótimo é inimigo do bom”.
  • Aprenda a perdoar e a seguir em frente. Algo deu errado? Não fique se lamentando eternamente. Fique triste, claro, mas depois, aprenda com a situação e foque no futuro!
  • Arranje tempo para diversão e relaxamento. Quando foi a última vez que você fez o que ama ou recebeu uma massagem? Você merece! Avise todo mundo em casa que uma vez por semana que vai se dedicar a você e não se sinta culpada!
  • Exercite-se regularmente. Sempre falamos sobre isso! Atividade aeróbica ajuda a liberar a tensão, o estresse e nos deixa feliz! Faça caminhadas de meia hora três vezes por semana e sinta a diferença.
  • Use a cromoterapia. As cores possuem muito poder sobre nossas vidas. O azul nos ajuda a lidar com o estresse, a ansiedade, o nervosismo e a falta de sono. Quando estiver em um dia irritada, vista uma camisa azul claro. Tem problemas para dormir? Pinte uma parede com essa cor e veja seus sonhos virem mais tranquilos.

E a dica mais importante de todas: Entenda que não é possível controlar tudo! O estresse está ligado à falta de controle e frustração, por isso precisamos aprender a deixar a vida rolar e dançar conforme a música. Não é fácil, eu sei, mas uma vez que você aprender a se soltar das expectativas, vai ver seus dias passarem mais tranquilamente e com mais alegria!

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