Descubra o significado do símbolo Om e conheça esse profundo mantra

simbolo om

Você sabe o que significa o famoso símbolo Om? Popular e misterioso, o Om é um dos mantras sagrados de religiões como o hinduísmo e o budismo. Ele também é muito usado nas meditações e na yoga.

Mas por que ele é tão famoso? Qual é seu significado e segredo? Te explicamos tudo neste artigo.

Símbolo Om – Significado

Também representado por ‘Ohm’ ou ‘Aum’, o Om é um som sagrado por ser o som do Universo. Acredita-se que as vibrações do som do Om são capazes de unificar tudo. Elas também seriam responsáveis por energizar o nosso corpo.
Quando alguém canta o mantra Om durante uma meditação, por exemplo, está energizando todos os seus chakras.

simbolo om

Os elementos que compõem o símbolo Om são curvas, um crescente e um ponto. A curva inferior representa o estado de vigília, que seria a consciência de modo geral. Ela envolve o uso dos cinco sentidos para vivenciar o mundo.

A curva do meio é o estado de sonho. Ou seja, é quando a pessoa se volta para dentro e experimenta um outro mundo por meio dos sonhos.

Já a curva superior é o sono profundo. Neste ponto, a mente está fechada, não sonha nem deseja nada.

A forma crescente que aparece em cima das curvas é a ilusão. Ou seja, o que nos impede de alcançar o mais alto nível de felicidade.

No ponto mais alto do símbolo Om, vemos um ponto. Ele representa o estado absoluto de consciência. Esse estado que nos levaria a paz e a felicidade. É nesse quarto estado em que o ser humano é capaz de se conectar com o divino.

Como o Om se originou

O local mais remoto que se foi encontrada uma menção ao Om foi no Mandukya Upishad – um texto sagrado do hinduísmo.

Este texto define o Om como imperecível. Ou seja, que transcende ao próprio tempo.

O texto é associado também ao Vedanta – uma das seis filosofias hindus. Ele considera o símbolo Om como inesgotável, um conhecimento infinito, a essência de tudo o que existe, inclusive da própria vida.

Assim, logo passou a representar a trindade sagrada dos deuses hindus: Brahma, Vishnu e Shiva.

Por isso, o Om é conhecido como a felicidade máxima, plena e eterna. É o estado onde a pessoa existe apenas como consciência, estando em paz com ela mesma e com todo o universo ao seu redor.

A outra explicação sobre a origem do símbolo Om vem da yoga. Conta-se que quando o Universo foi criado, o Om foi o som que propiciou o início de tudo o que vemos e sentimos.

Pronúncia de Om

A pronúncia fonética ensinada nas escolas de yoga da Índia para o Om é Aum. Segundo os ensinamentos, esses três sons criam diferentes vibrações no corpo: o A vibra ao redor do umbigo, o U vibra no peito e o M, na garganta.

Mantra Om

O mantra Om na meditação ajuda a aumentar a concentração e a energizar os chakras, como explicamos anteriormente.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma meditação tibetana para aumentar a intuição e clarividência.

Também existem outros mantras que derivam do próprio Om:

OM AH HUM

Este mantra significa: “Eu sou isso”. Normalmente, é utilizado para limpar o local onde será realizada a meditação.

OM TARE TUTTARE

Este mantra costuma ser utilizado como forma de eliminar os obstáculos internos. Ele também aumenta a nossa coragem e confiança.

É indicado para ser entoado em períodos nos quais sentimos medo ou ansiedade.

OM MANI PADME HUM

Outro mantra muito conhecido do Budismo, o Om Mani Padme Hum invoca sabedoria, união com o Universo e compaixão.

Segundo os mestres do budismo, a maior parte dos ensinamentos de Buda contém esse mantra.

Uso na atualidade do símbolo Om

Apesar de ser utilizado de forma sagrada pelo hinduísmo e budismo, o símbolo do Om é utilizado atualmente por pessoas fora da religião.

Por possuir um significado poderoso, ele é utilizado em diversas situações para atender as necessidades espirituais das pessoas.

Seu uso é ainda maior nas práticas da yoga e meditação, já que o som da palavra Om ajuda a acalmar a mente e o sistema nervoso central.

Ele também é utilizado para reunir grupos, já que é o som da unidade.

O símbolo do Om também é muito popular em joias. Você pode usar um colar com o símbolo Om, por exemplo, para te lembrar de sempre que possível entoar este som para equilibrar seus chakras. Com a joia, você também irá se sentir mais conectada ao Universo.

simbolo om

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *