Você sabia que tanto o dia de São Jorge como de Ogum são celebrados no mesmo dia? Por que será que as pessoas relacionam essas duas entidades? Eles são a mesma pessoa?
Se você também possui essas dúvidas, acompanhe este artigo. Nele iremos te explicar o sincretismo realizado entre esse santo da Igreja Católica e o orixá cultuado pela Umbanda e Candomblé.
Sincretismo é a mistura de doutrinas diferentes que mantém traços das doutrinas originais. Um momento forte do sincretismo foi a chegada dos escravos no Brasil.
Os escravos trouxeram consigo a cultura africana e suas religiões. Isso possibilitou a criação da Umbanda e o Candomblé em território brasileiro. No entanto, suas crenças foram proibidas e eles foram forçados a passar por um processo de catequização. Naquele tempo, era permitido apenas a crença cristã católica.
Inteligentemente, para manter sua fé em seus deuses nativos, os escravos passaram a fazer associações. Assim, eles invocavam os orixás por meio de imagens dos santos católicos: Oxóssi na forma de São Sebastião, Iansã como Santa Bárbara, Oxalá como Jesus Cristo, Ossain como São Benedito, Ogum como São Jorge e assim por diante. Cada um dos 16 orixás corresponde a um ou mais santos católicos.
Essa estratégia usada pelos escravos conseguiu manter a fé desse povo viva e aumentar sua força para lutar por dias melhores.
Ogum é um orixá destemido, guerreiro, associado a batalhas e lutas. Superação, liderança e vitória estão sempre presentes em suas lendas. Por inspirar força, Ogum é considerado o guerreiro perfeito, viril, que está sempre pronto para o combate e para sair vitorioso.
Assim, a associação a São Jorge foi quase automática. A própria representação de São Jorge, que aparece em um cavalo, com armadura e lança, nos remete a combate. O santo foi soldado do Exército Romano. Subiu na hierarquia e se tornou oficial.
Devido a associação de Ogum a São Jorge, seu dia também é comemorado em 23 de abril.
Para São Jorge, os católicos usam vermelho, cor do martírio do santo, acendem velas diante de sua imagem e soltam fogos em comemoração.
Já os candomblecistas e umbandistas fazem barracões onde servem uma farta mesa de café da manhã especial. Diante dessa mesa, todo um ritual se segue, como um momento de silêncio que representa uma passagem da vida de Ogum. Vermelho também é a cor de Ogum, não por martírio, mas por causa do elemento fogo.
Atualmente, o sincretismo não é bem aceito por praticantes da Umbanda e do Candomblé. Isso porque essas religiões estão cada vez mais independentes, maduras e professando sua própria fé.
Assim, não são todos os praticantes das religiões de matriz africana que concordam com a afirmação que Ogum é o mesmo que São Jorge.
O mesmo acontece com os católicos. Eles nem fazem essa associação pois estariam adorando um deus de um culto pagão animista.
Outra diferença é que ao contrário dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos. Seus seguidores também acreditam que eles saibam o destino de cada um dos mortais.
Ogum tem uma natureza de energia espiritual totalmente diferente da natureza de São Jorge. Por isso não é possível que eles sejam a mesma pessoa.
Tanto o santo quanto o orixá são guerreiros e justiceiros. São Jorge é o protetor dos soldados, dos militares e dos ferreiros. É o homem do Exército de Deus, que enfrentou um dragão com seu cavalo e enfrentaria as bestas do inferno para defender o Reino dos Céus.
Ogum é o orixá que vai na frente em uma batalha. Ele é destemido e desbravador. Foi Ogum quem ensinou os homens a trabalharem com o ferro e o fogo. Ele é representado por uma espada. Ele a utiliza para socorrer rapidamente quem o invoca.
São Jorge e Ogum são acionados para abrir caminhos, afastar inimigos e resolver problemas de injustiças contra seus fiéis.
Se você quer abrir caminhos na sua vida, você pode fazer a oração de São Jorge para abrir caminhos enquanto toma um banho com o sal de banho de São Jorge.
Caso você esteja sendo injustiçado, o melhor é pedir ajuda para Ogum rezando com toda a sua fé esta oração aqui.
Para afastar inimigos, é interessante ter sempre com você a gargantilha de São Jorge. Ela irá lhe conferir proteção e evitar que energias negativas cheguem até você.
São Jorge nasceu em 275 depois de Cristo na região da Capadócia, na Turquia. Seu pai era militar e morreu em uma batalha. Após a morte do pai, Jorge e sua mãe, chamada Lida, se mudaram para a Terra Santa.
A mãe de Jorge era nascida na Palestina. Ela era uma mulher que possuía instrução e muitos bens. Assim, Jorge conseguiu ter uma educação muito boa.
Com um temperamento combativo, o santo se tornou militar, se tornando rapidamente capitão do Exército Romano. Jorge possuía habilidade com as armas e muita dedicação.
São Jorge morreu no dia 23 de abril de 303, após lutar contra a decisão do imperador Diocleciano de eliminar os cristãos. Ele foi torturado e degolado por se negar a abandonar a fé cristã. Saiba mais detalhes sobre a história de São Jorge.
Segundo a mitologia africana, a primeira aparição de Ogum foi como um caçador, cujo nome era Tobe Ode. Ele foi o primeiro orixá a vir do céu para a terra com o objetivo de viver entre os homens.
Ele é ainda o último Igbá Imolé, grupo de cerca de 200 orixás de direita. Eles agiram em desacordo com o julgamento de Olodumaré e por isso foram destruídos por ele. Após o ocorrido, Ogum foi incumbido de liderar outro grupo de 400 orixás de esquerda, os Irun Imole.
Ainda conforme a mitologia, Ogum foi o responsável por ensinar aos homens como forjar o ferro e o aço para fazer alavancas, machados, pás, enxadas, picaretas, espadas e facas.
Esse guerreiro é tido como o filho mais velho de Oduduwa. A crença conta que o pai de Ogum ficou cego, deixando o filho responsável por liderar a cidade de Ifé.
Durante a sua liderança, ele se envolveu em inúmeras disputas contra reinos vizinhos, os quais ele sempre conquistava, lhe proporcionando ricos espólios. Isso fez com que ele ficasse conhecido por sua natureza guerreira. Conheça a história completa de Ogum.
A previsão para 2026 indica um ano de oportunidades, força e coragem. A virada de…
Se você quer uma resposta direta sobre a cor ano novo 2026, comece pelo vermelho.…
O Arcanjo Samuel, também conhecido como Samael, é o Anjo Regente de 2026 e traz…
Você já se perguntou qual o Orixá regente 2026 e o que essa energia representa…
A pedra do ano de 2026 será a Granada Vermelha. Alinhada com a energia do…
No Tarot, a carta da Roda da Fortuna representa mudanças, transformações, o destino e a…