Para entender direito o que é a ayahuasca, é preciso manter a mente aberta, pois existem debates acerca do tema guiados pelo preconceito e pela falta de informação. Porém, a poderosa bebida faz parte de importantes rituais xamânicos para a elevação espiritual e para a superação de dificuldades.
Há registros do uso da ayahuasca pelos povos incas e, até mesmo, outras 72 tribos indígenas da floresta amazônica. Além do Brasil, países como Peru, Equador, Bolívia e Colômbia também adotaram o uso do chá de ayahuasca em seus rituais místicos. Aliás, o uso de substâncias naturais é uma prática milenar que aumenta a percepção espiritual em diferentes culturas.
Se você também tem interesse em saber como a combinação de plantas pode te ajudar a enxergar verdades ocultas, fique por aqui que explicaremos o que é a ayahuasca. Você também confere como ela é usada no xamanismo e os efeitos físicos e psicológicos do chá de ayahuasca.
O que é a ayahuasca?
Foto: Pinterest
Caapi, yagé, vegetal, daime, hoaska, natema, kahi, dápa, pindé, mihi, vinho das almas, professor dos professores, pequena morte. No entanto, a palavra mais comum para designá-la é um nome quíchua de origem Inca, a ayahuasca.
A bebida sacramental é feita da extração dos princípios ativos (decocção) de 2 plantas nativas da Amazônia: cipó Banisteriopsis caapi (chamado de mariri ou jagube) com as as folhas do arbusto Psychotria viridis (chamado de chacrona ou rainha).
Com a dimitiltriptamina (DMT) como princípio ativo de psicoativo, a folha de chacrona é facilmente eliminada pelo nosso sistema digestivo. Por isso, é preciso adicionar os componentes inibidores do mariri para que a DMT entre na corrente sanguínea até o cérebro.
É importante destacar que, apesar de provocar efeitos psicoativos, a ayahuasca não é uma droga. Na verdade, ele é considerada uma bebida produzida a partir de ervas medicinais usadas em rituais religiosos de elevação da percepção espiritual, pois o chá representa a abertura para a conexão com o divino através da consciência plena.
A propósito, as comunidades religiosas que a utilizam são sincréticas, ou seja, unem saberes do xamanismo, do espiritismo, do catolicismo e de religiões de matriz afro-brasileira. Dessa maneira, a utilização da ayahuasca nesses rituais é permitido e regulado no Brasil por meio da resolução número 5 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD).
O que é a ayahuasca: Uso no xamanismo
Fotos: Pinterest
O uso da ayahuasca no xamanismo está relacionada aos rituais xamânicos. Neles, o xamã utiliza a bebida sacramental para entrar em transe profundo e estabelecer relações com as entidades através da ajuda de espíritos protetores. Por meio desta viagem mística, o xamã entra em estado de consciência plena para orientar os membros da sua comunidade.
Ou seja, ao ingerir a ayahuasca, a pessoa absorve o “espírito da planta” para expandir seus sentidos e iniciar o aprofundamento dos processos psicoemocionais. No xamanismo, a bebida é considerada como um veículo que transporta sua alma para outras dimensões. Por isso, é comum ter a sensação de voar durante os rituais religiosos.
Porém, se você procura saber o que é a ayahuasca, saiba que não é todo mundo que recebe visões logo na primeira experiência com o chá. O uso da ayahuasca no xamanismo é um processo sério que exige dedicação e força de vontade. Para que seu uso siga os ensinamentos xamânicos, é fundamental manter a mente e o coração abertos.
Isso porque, quando você inicia seu processo de flutuação espiritual à outras dimensões, você desenvolve faculdades de renovação e transformação. Em seguida, é preciso assimilar os ensinamentos espirituais e aplicá-los no seu dia-a-dia para receber as bênçãos espirituais, como em qualquer doutrina religiosa.
Além disso, a experiência com o uso do chá de ayahuasca por provocar, entre outras coisas:
- Memórias obscuras do passado;
- Verdades ocultas;
- Catarses;
- Experiências de renovação;
- Visões arquetípicas de animais, espíritos elementais e episódios de vidas passadas;
- Aparições de divindades.
Não é por menos que a utilização do chá sagrado de ayahuasca se espalhou por todas a América Latina, chegando até países da Europa e da América do Norte. No Brasil, ela ficou muito conhecida com os movimentos religiosos do Santo Daime e União do Vegetal.
O que é a ayahuasca: Benefícios
Além de uma elevação espiritual considerável, as propriedades da ayahuasca trazem benefícios ao ser humano, assim como o auxílio na superação de:
- Síndrome do estresse pós-traumático: ao reviver as memórias que provocam traumas, você descobre mecanismos de cicatrização de antigas feridas.
- Ansiedade e depressão: durante a experiência, você se torna capaz de enxergar com mais clareza a base dos seus problemas emocionais;
- Vícios: a ayahuasca leva a uma consciência profunda dos hábitos negativos que resultam em vícios e comportamentos destrutivos.
O que é a ayahuasca: Efeitos do chá de ayahuasca
Fotos: Pinterest
Depois de entender o que é a ayahuasca, fica a dúvida sobre os reais efeitos do chá no ser humano. Saiba que, 15 minutos depois da ingestão da ayahuasca, você sentirá que sua percepção sensorial está mudando. Neste momento, inicia-se o processo psico-fisiológico através do aumento de neurotransmissores.
Em seguida, você se sente mais relaxada, enquanto que as ondas cerebrais se elevam e os sentidos ficam mais aguçados. Para ampliar o processo cognitivo, é preciso utilizar músicas, mantras e orações. Desse modo, aflora-se o sexto-sentido e a lucidez mental é intensificada.
Em uma meditação profunda, você alcança recordações, visões, pensamentos criativos e experiências oníricas. Porém, não podemos deixar de comentar sobre os efeitos fisiológico de desconforto e náusea que você pode ter.
Chamada de purga, é comum passar por momentos de vômito para eliminar as impurezas do seu corpo. Mas não se esqueça que até isso faz parte do processo natural de limpeza e reequilíbrio espiritual, por isso, não pode ser evitado.
Os efeitos mais intensos são sentidos por até 2 ou 3 horas, sendo que, na maior parte do tempo, você estará em estado profundo de relaxamento e plenitude. Aliás, a experiência de paz interior podem durar até alguns dias após o ritual xamânico com o chá de ayahuasca.
Agora que você aprendeu tudo sobre o que é a ayahuasca, saiba que você pode contar com o Astrocentro para te guiar na sua jornada espiritual. Marque uma consulta online e garanta um atendimento específico com profissionais astrólogos, numerólogos, cartomantes, pais e mães de santo, entre outros.