Lua de Buda: conheça a lua cheia de Buda, o festival Vesak

Lua de buda
927

A lua de Buda é um evento budista que remete a comemoração, também conhecida como Festival de Vesak (Wesak). É um evento muito importante para os fiéis da religião.

Certamente o Vesak é a comemoração mais popular para os budistas.Pois este evento, alinha o nascimento, despertar e falecimento de Sidarta Gautama, o primeiro Buda, por meio da lua cheia.

Afinal, em todas as datas, foram noites de lua cheia. E que para o budismo, passou a ser conhecido como a lua cheia de buda, ou festival Vesak.

Assim, o budismo traz consigo uma cultura repleta de nuances, parte deles são de uma percepção cósmica do mundo. E é provável que exista uma relação mais poderosa com o alinhamento dos astros.

Contudo, existem detalhes interessantes para que você conheça essa relação.

Confira agora as curiosidades sobre este evento tão marcante no budismo!

Lua de buda – O budismo e o signo de touro

A lua de Buda é um evento comemorado na primeira lua cheia do signo de Touro, igualmente entre os meses de Abril e Maio. De acordo com a astrologia, Touro é o primeiro signo da terra, sendo assim, a Lua cheia de Buda tem um poder diferenciado.

De acordo com o budismo, o festival de Vesak tem essa ligação muito importante na existência do primeiro Buda.

Nesse dia, ele envia suas energias para a terra, e juntamente com a conexão de Touro com a mãe terra, as energias para meditação são mais fortes.

Contudo, devido à grande quantidade de energia, (tanto de buda quanto a conexão astrológica da lua com a terra), a meditação de Wesak tem um poder maior. 

Então as pessoas aproveitam essa energia para pedir proteção, sabedoria, amor, esperança, mas principalmente para agradecer as bênçãos da terra e do próprio Buda.

Bem como na astrologia como um todo, onde as pessoas costumam buscar essa iluminação e aprendizado. Aliás a astrologia é um meio de desvendar os segredos que estão à sua volta.

E você pode aprender sobre astrologia e mapa astral com o nosso curso, com certeza você irá aprender tudo sobre os planetas, casas e signos astrológicos.

Mongis - Lua de Buda

A comemoração e a meditação durante a Lua de Buda

O budismo faz parte de muitas culturas desde o século IV, porém o festival de Vesak, foi oficializado somente em 1950, ano em que ocorreu a primeira conferência da Associação Mundial Budista.

Sendo assim, cada região budista tem seu modo de comemorar essa data, bem como a Lua de Buda é considerada feriado em alguns países da Ásia. Apesar das diferenças sutis na comemoração, a parte mais importante da celebração da Lua de Buda é a meditação

Além de meditar, alguns fiéis do budismo costumam fazer oferendas como:

Com o intuito de realizar o Puja, que é um ato de devoção e adoração por meio da honra. Este culto normalmente envolve ajoelhar-se, curvar-se, e por fim realizar as oferendas para a jóia tríplice(que são Buda,Dharma e Sangha).

A meditação na Lua de Buda pode ser feita tanto em grupo quanto individualmente. Algumas pessoas acreditam que quanto maior a quantidade de pessoas, maior é a energia positiva que vai envolver o lugar.

Com efeito, há pessoas que usam somente roupas brancas nessa data, para representar a purificação do seu espírito, o livramento dos medos, do apego às coisas materiais e também da raiva.

Decerto, a comemoração pode ser interpretada como o aniversário de Buda, pois como já citamos, este é um período em que se unem os três principais períodos na vida de Sidarta Gautama.

  • nascimento;
  • o despertar para a iluminação(nirvana);
  • a morte de Buda.

Estes períodos não possuem uma data numérica, mas o budismo situa por meio da passagem lunar, como todos esses capítulos se passaram na lua cheia do signo de touro entre o mês de abril e maio.

A grande invocação da Lua de Buda

Na astrologia temos a crença de que os ciclos lunares influenciam muito na energia da terra, cada ciclo é um recomeço, e com a lua cheia não seria diferente.

Pois a lua cheia tem no seu ciclo, o início de uma fase iluminada, já que ela em si se opõe ao sol e fica completamente visível.

Esse é um período de iluminação, harmonia e equilíbrio, o que é perfeito para a meditação, principalmente com a energia positiva de Buda emanando.

Ademais, para canalizar melhor a energia de Buda nesse período tão rico em energia, além de meditar, algumas pessoas também fazem a Oração de Vesak, também conhecida como a grande Invocação, confira:

“Do ponto de Luz na mente de Deus
Que a mesma flua para a mente dos homens
Que essa luz desça à Terra!
Do ponto de amor no coração de Deus.
Que o mesmo flua aos corações dos homens
Que Cristo retorne à Terra!
Do centro onde a vontade de Deus é conhecida,
Que o propósito guie a vontade dos homens,
O propósito que os mestres conhecem e servem!
Do centro a que chamamos a raça dos homens,
Que se realize o plano de luz e amor
E feche a porta onde o mal se esconde!
Que a luz, o amor e o poder reconstituem
O plano de Deus sobre a Terra,
Hoje e para sempre!”

A grande invocação é um contato poderoso para o budismo, por mais que use o nome “Deus” ela não é de origem sectária. Portanto serve como uma meditação de transmissão mundial incluindo o Vesak no budismo.

Vesak budismo para esse ano

Assim como nos outros anos, o mês da comemoração pode variar. Entretanto para este ano nós temos uma data!

No dia 16 de maio(segunda-feira) será a lua cheia de buda, e estamos ansiosos para celebrar este dia cheio de energias positivas.

Já que você aprendeu mais sobre a lua de buda e o Vesak budismo, aproveite essa oportunidade para encontrar o equilíbrio que tanto busca em sua vida. Aqui no Astrocentro, você pode usar o esoterismo e os oráculos para saber o que o universo preparou para você.

Nos vemos na próxima!

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online