Como celebrar o ritual da deusa Ostara e o Equinócio de Primavera

deusa ostara

Também conhecida como Eostre e “Madrugada Radiante”, Ostara é a deusa nórdica, anglo-saxã, celta e germânica da fertilidade, prosperidade e da aurora.

Ela é o símbolo do Equinócio da Primavera, que comemora o fim do inverno e o início da nova estação – um momento de equilíbrio perfeito.

Os festivais e rituais da deusa Ostara celebram o retorno da fertilidade, da vitalidade e da alegria. A deusa reflete a época ideal para que as sementes sejam plantadas e a vida possa florescer com mais abundância.

Em outras palavras, é um período para começar quaisquer novos projetos que você tenha em mente e gostaria de planejar para seu futuro.

Conheça tudo sobre a deusa Ostara na wicca, Equinócio de Primavera e como fazer seu ritual!

Quem é a deusa Ostara?

A deusa Ostara representa o renascimento e o ciclo da vida, sendo que os ovos e os coelhos são seus principais símbolos de renovação.

Seu nome significa Ostern em alemão e Easter inglês, estando associado ao hormônio feminino (estrogênio) e ao cio (estrum). Ou seja, ela é a personificação da matéria e da alma humana que está preparada para a fertilização e para criar uma nova vida

A deusa Ostara também é considerada um dos aspectos da deusa Frigga, conhecida como a Grande Mãe nórdica. Tais aspectos passam pelos estágios: juvenil, maternal e ancião.

Símbolos da deusa Ostara

Como dissemos, os símbolos da deusa Ostara são os ovos e coelhos, além das próprias flores. Inclusive, esses mesmos símbolos eram oferecidos à deusa no equinócio da primavera para atrair um futuro cheio de fertilidade e renovação.

Era comum que os ovos fossem pintados para reforçar ainda mais a fertilidade e a prosperidade. Quando eram da cor vermelha, muitas pessoas o utilizavam como um amuleto da sorte.

ostara wicca
Arte feita por Josephine Walls

No caso dos coelhos, mulheres costumavam assar pães e roscas doces em forma do animal, levando em consideração que são prolíferos. Logo, sua imagem remete à deusa Frigga, a Grande Mãe, e aos instintos de procriação.

O leite também é um poderoso símbolo da deusa Ostara, pois se trata da nutrição, ou melhor, o alimento que auxilia no desenvolvimento da vida.

Embora seja uma tradição pagã, esses símbolos da deusa Ostara também foram incorporados à Páscoa cristã.

Qual a importância da deusa Ostara na Wicca?

A importância da deusa Ostara na Wicca tem como base em especial a representação de um período de união, equilíbrio e amor. Além, é claro, dos princípios já ditos de renovação, ressurreição e ciclos da vida.

Em linhas gerais, Ostara está ligada à liberdade e ao fluxo de energia sustentado pela própria natureza. Por isso, há um grande prestígio pela deusa durante o equinócio de Primavera, pois é um momento de estabilidade entre a energias do Deus e da Deusa wicca, representados muitas vezes pelo Sol e Lua, respectivamente.

O que a deusa Ostara nos ensina?

A deusa Ostara é uma representação do renascimento e do ciclo da vida, abordando uma mensagem de que sempre que algo morre, há a possibilidade de ressurreição e renovação. Ostara nos ensina que devemos passar por todos seus estágios e celebrar a beleza da vida, da natureza e da mãe-terra.

Agora que você sabe quem é a deusa Ostara e toda sua importância na Wicca, vamos entender melhor sobre o próprio Equinócio de Primavera!

O que é o Equinócio de Primavera?

Um equinócio é definido como o momento em que o Sol cruza o equador celeste. No caso do Equinócio de Primavera, que também é conhecido como Ponto Vernal, trata-se do instante em que o Sol atravessa o Equador de sul para o norte.

A chegada do Equinócio de Primavera era chamada de  Rito de Ostras pelos Celtas, acompanhando a celebração dos atributos que já vimos anteriormente: fertilidade e renovação da vida na Terra.

É celebrado entre os dias 20 e 24 de setembro, quando esta estação do ano começa no hemisfério sul.

É exatamente por ser considerado um momento de perfeito equilíbrio que é tão especial. Na época do Equinócio de Primavera, temos o dia e a noite com a mesma duração de 12 horas. São as forças opostas em harmonia, como Yin e Yang, Sol e Lua, etc.

Esse equilíbrio estimula a ideia de que as sementes devem ser plantadas para que a vida possa florescer com intensidade nesta época.

Existem 8 rituais sagrados de luz durante o ano na roda da vida celta:

  • Ostara (equinócio de primavera)
  • Samhain (noite das bruxas)
  • Litha (solstício de verão)
  • Imbolc (noite do fogo)
  • Mabon (equinócio de outono)
  • Beltane (ritual do amor)
  • Yule (solstício de inverno)
  • Lammas (ritual da colheita e prosperidade)

Leia também: Deusa Brigit: conheça a padroeira dos ferreiros e mestre cervejeira

Mas como celebrar Ostara? Continue lendo para descobrir!

Ritual de Ostara

Confira a seguir o ritual de Ostara, retirado do livro Wicca Para Todos: um Guia Completo Para a Prática da Bruxaria Moderna, de Claudiney Prieto.

Primeiramente, você vai precisar dos seguintes itens para realizar o ritual de Ostara:

  • 1 caldeirão;
  • Margaridas;
  • 9 velas verdes;
  • 13 velas amarelas;
  • Um pentáculo;
  • Incenso de jasmim;
  • 1 taça com leite;
  • Ovos cozidos com as cascas pintadas;
  • Pétalas de rosas brancas em um prato.

O primeiro passo é acender os incensos e encher o caldeirão com as margaridas.

Em seguida, coloque as 9 velas verdes em volta do caldeirão e leve o prato com os ovos sobre o altar.

Faça um círculo com as 13 velas amarelas em sua volta, acenda-as e abençoe o Círculo Mágico de forma normal recitando as seguintes palavras:

“A Senhora da Primavera anunciou sua chegada. Que a vida possa nascer das sementes. O Sol e a Lua terão agora a mesma duração. Que a Grande Mãe e seu filho o Deus Cornífero sejam abençoados, por continuarem girando a Roda da Vida com perfeição.”

Agora, espalhe as pétalas de rosas pelo círculo e repita:

“Para que volte a nascer a vida, para que volte a brilhar o Sol eu te invoco e te chamo Senhora da Terra!”

Aproxime-se do caldeirão e acenda as 9 velas verdes. Coloque suas mãos aos céus e diga:

“Que o caminho seja iluminado para a Primavera passar. Oh, Senhora das Flores e Senhor do Sol que os pássaros possam cantar, que as flores possam crescer, que à cada dia tenhamos alegria e prazer de viver.”

A seguir, pegue o pentáculo, eleve-o com as mãos até o céu e dê 9 voltas no caldeirão, repetindo 9 vezes as seguintes palavras:

“A Primavera renasceu, que a vida floresça, que a dança cósmica da natureza para sempre permaneça!”

Chegue próxima do altar, pegue o prato com os ovos e também os eleve como uma oferenda à deusa Ostara. Repita:

“Bendita seja sua força, oh Deusa que dá a vida, pois sagrado é o seu poder. Que a Terra seja gratificada através de sua união com o Deus das florestas. Abençoada seja Tu criadora celeste.”

Logo depois, descasque um dos ovos cozidos e o coma. Pegue o cálice e o eleve também, proferindo as palavras:

“Leite nutridor, leite de força e poder, ofereço-o aos Deuses em sinal de agradecimento pelas graças alcançadas.”

Por fim, tome 3 goles do leite e derrame um pouco sobre o chão. Finalize o ritual de Ostara com as seguintes palavras:

“Abençoadas sejam as forças da Primavera que chegou. Que assim seja e que assim se faça!”

Como celebrar Ostara?

Caso você tenha achado o ritual um pouco complexo, você pode celebrar Ostara de forma bem simples em casa mesmo. Há outras formas de celebrar Ostara wicca sem precisar de grandes rituais ou altares, se assim desejar.

Confira algumas atividades para Ostara que você pode fazer!

Medite e reflita

Uma simples meditação e reflexão pode ser uma excelente forma de celebrar Ostara. Tire um tempinho para ir a algum jardim com flores, em meio à natureza, para meditar e pensar nos seus projetos.

No sentido figurado, o que você deseja plantar agora e colher no futuro? Pois reflita sobre isso em seu pequeno ritual para Ostara.

Plante ervas e flores

Outra forma simples de celebrar Ostara é plantar ervas e flores. É um excelente momento para energizar suas mudas e sementes com os seus desejos e vê-las crescendo enquanto você cultiva seus futuros projetos.

Crie e faça uma oração para a deusa Ostara

As orações também são poderosas formas de celebrar deuses, e com Ostara não poderia ser diferente. Outra opção seria criar poemas ligados à divindade.

Abençoe um novo projeto

Por simbolizar os ciclos e a renovação, celebrar Ostara também pode ser benéfico para seus novos projetos. Por isso, abençoe aqueles seus novos planos com a energia da deusa. Você pode usar velas simples para fazer essa benção e ainda aliá-las às orações.

Faça um banquete com ervas e temperos da época

Banquetes também são muito bem-vindos para a Ostara na wicca. Sirva alimentos com ervas e temperos que correspondem à primavera e faça uma pequena celebração junto de sua própria família.

Decore sua casa

Decorar sua casa com as cores da primavera e flores em homenagem à deusa Ostara também é uma forma bem fácil de celebrá-la. Se quiser ir além, nos dias do Equinócio de Primavera, escute músicas dedicadas a esta Sabbat para trazer energias positivas em seu lar.

Use roupas com as cores do Sabbat

Por fim, ainda falando em cores da Sabbat Ostara, você também pode dar preferência a usar roupas verdes, amarelas e brancas para também atrair suas energias para você.

Por fim, lembre-se que o rito ou ritual de Ostara é um momento mágico, poderoso e especial com o potencial de abrir portas e criar vida em todos os aspectos de sua realidade.

Estabeleça uma verdadeira conexão com a Terra, a natureza e todos os seus seres para ver os verdadeiros benefícios da Ostara wicca!

Se você deseja ir ainda além para celebrar Ostara, confira nosso vídeo no YouTube sobre como montar um altar Wicca!

Gostou do artigo? Então veja mais alguns de nosso blog!

Especialistas online

Místico Rhuan Fran

Coach Espiritual

97% Avaliações Positivas

4174 Consultas

R$30 por 15min.

CONSULTAR AGORA

kaballah Luiza

Terapeuta, Taróloga e mediunidade

98% Avaliações Positivas

7723 Consultas

R$30 por 15min.

CONSULTAR AGORA

Marcelino Bessa

Tarólogo

92% Avaliações Positivas

78 Consultas

R$30 por 15min.

CONSULTAR AGORA

Sarita do Oriente

Taróloga, Sensitiva, Intuitiva

97% Avaliações Positivas

2477 Consultas

R$30 por 15min.

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *