Yoga e meditação: o equilíbrio entre mente, corpo e espírito

Yoga e Meditação
1.078

O yoga e meditação são terapias holísticas que servem para encontrar o equilíbrio que buscamos na vida. Por isso, investir em atividades saudáveis faz com que a mente e o corpo caminhem juntos na busca por uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, tanto yoga quanto a meditação são práticas capazes de trazer essa qualidade.

Nascido na Índia a mais de 5 mil anos atrás, o yoga e a meditação são praticadas em todo o mundo. De lá pra cá o seu entendimento e suas ramificações têm ganhado expansão por meio de estudiosos e praticantes.

Sendo assim, suas características englobam a busca pelo equilíbrio como um todo, levando em conta os ambientes que frequentamos e passamos a maior parte de nossas vidas. 

O que nos faz pensar, em qual lugar nossa mente e corpo estão por um certo — e importante — período do dia? E a resposta é a nossa casa.

Lar doce lar, yoga e meditação

A meditação, assim como outras terapias, tem o poder de buscar a calma por meios naturais. Alguns exercícios são fundamentais para uma boa meditação, mas tudo depende da sua busca e interesse.

Yoga e meditação são práticas perfeitas para se fazer em casa. Muitos dos nossos ambientes mais íntimos nos permitem atingir um nível de concentração mais intenso, e portanto, com uma qualidade maior nos resultados.

A nossa casa é o nosso porto seguro, e mesmo com barulhos externos e internos é crucial que você pratique quando se sentir mais à vontade. 

Você pode também contar com o auxílio de alguns artifícios complementares para seu yoga e meditação, como os cristais de energia, que completam sua experiência por um meio natural.

E se está em dúvida sobre qual cristal utilizar você pode fazer uma consulta com um de nossos consultores especialistas em cristais, e preparar sua terapia com essas pedras poderosas.

O que preciso fazer antes de praticar yoga?

Sendo em casa ou ao ar livre, praticar yoga e meditação é mais simples do que você imagina. Antes de tudo é preciso que você faça alguns preparos como:

  • escolher um espaço tranquilo (pode ser o quintal ou um quarto fechado);
  • preparar o chão, usando um cobertor ou toalha (o ideal é o tapete mat);
  • usar roupas confortáveis que facilitem os movimentos do corpo;
  • ter uma boa alimentação antes de praticar;
  • usar almofadas grandes para auxiliar em algumas posições;
  •  estar em constante concentração.

Existem meios de se fazer yoga e meditação em grupo, basta encontrar mais pessoas dispostas a fazer essa terapia e preparar o lugar de encontro!

Os benefícios do yoga 

Popularmente sabemos que o yoga é uma atividade física com alinhamento espiritual, físico e mental, mas se eu te dissesse que os benefícios são tantos, que a busca pelo yoga acaba sendo mais recorrente do que por psicólogos ou médicos.

Os benefícios são:

  • emagrecimento;
  • redução do estresse;
  • melhora a qualidade do sono;
  • fortalece o corpo;
  • melhora a concentração;
  • alivia dores do corpo;
  • melhora a capacidade sexual.

Mas é importante dizer que não substitui outros profissionais, apenas ajuda a completar o cuidado e bem estar. E que muitas vezes pode otimizar algum tratamento psiquiátrico, psicológico e médico. Essas são chamadas de terapias complementares

Uma maneira de completar a prática de yoga é a meditação, que por meio dela você entrará num estado de concentração para união dos chakras.

Os chakras

Os chakras são pontos energéticos que estão ligados por um caminho sequencial de transmissão de vibrações. Acompanhando um fluxo constante que pode mudar com a frequência dessas vibrações e que geram a energia que estará nesses pontos carregados.

Alguns desses pontos de energia podem sofrer uma forte influência da vibração produzida pela força do pensamento, que adquirimos por meio da meditação e seu exercício.

Ao todo são sete chakras e estão distribuídos em diferentes partes do corpo, dessa forma o Yoga e a meditação irão ajudar no trabalho com esses pontos que são:

  • básico;
  • sexual;
  • plexo solar;
  • cardíaco;
  • laríngeo;
  • frontal;
  • coronário.

A capacidade da meditação

Parte dos resultados esperados nas terapias holísticas é a melhora na capacidade cognitiva e sensitiva, e de ajudar a criar uma conexão espiritual com o seu corpo.

De modo que você se descubra, e se conheça por meio da meditação, esse exercício conecta a sua sensibilidade com o seu modo de encarar a vida e os acontecimentos ao seu redor. Algo que lhe possibilita ter mais discernimento para com as responsabilidades.

Alguns estudos apontam que parte da nossa capacidade vem de uma predisposição genética, mas que pode se potencializar com treino e dedicação,como diz a famosa frase “a prática leva a perfeição”.

O poder do yoga e meditação

Dentro das terapias holísticas você irá conhecer um universo capaz de te aprofundar em seu “eu interior”, mas a meditação é o ponto de partida mais eficaz, basta que você tenha concentração o suficiente para mentalizar algo sem perder o foco com distrações.

Parte desses tratamentos complementares, são as técnicas e fundamentos usados para alcançar o equilíbrio, seja pela busca por paz de espírito, e até realizações pessoais. Independentemente de quais forem, é importante que você conheça as suas necessidades antes de tudo.

A filosofia vê a meditação (assim como outras terapias) como um comportamento que nos permite acessar o ser interior com o poder da mente, usando apenas da nossa capacidade de concentração e conexão, ajudando a acalmar a mente e encontrar a paz.

A sintonia

As três composições primordiais de cada ser se dividem em:

  • corpo;
  • mente;
  • espírito.

Buscar o equilíbrio não é o único fundamento do yoga e meditação, mas também trabalhar na sintonia desses quesitos. Encontrar uma maneira de alinhá-los, formando assim, uma tríade que se completa.

Para complementar essa tríade é preciso que você reflita, o que falta em minha vida? Me sinto bem comigo mesma? O que eu gostaria de mudar? O que eu preciso mudar? etc.

O complemento dessa experiência se dá pela conexão espiritual e mental, algo que a meditação acessa por meio de exercícios de concentração. O indicado é que você conte com o auxílio de algum guia mais experiente para te ajudar nessa jornada.

E agora que você já sabe como iniciar a yoga e meditação, que tal consultar um especialista esotérico? Com a orientação certa você poderá dar início a sua terapia descobrindo os chakras e alinhando o seu corpo, mente e alma.

Nos vemos na próxima!

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online