Terapia energética: descubra formas de equilibrar sua energia

Em determinados momentos da nossa vida, podemos nos sentir bloqueados. Nossos esforços não dão o resultado que buscamos (às vezes, não dão resultado nenhum), as coisas passam a não fazer sentido e nos sentimos fracos, sem vida. 

Situações como essa podem se tornar mais claras e ser resolvidas a partir do equilíbrio energético proporcionado pelas terapias energéticas. A seguir, conheça as terapias holísticas mais comuns e como elas podem te ajudar.

O que é terapia energética?

Terapia energética é uma forma de terapia usada para liberar emoções, sentimentos, crenças e ativar as funções necessárias à vida. Elas se baseiam no conceito de que somos mais energia que matéria (física quântica) e atuam pelo fenômeno de ressonância ou vibração.

Considerando que o átomo é a menor partícula do nosso corpo, constituído por um núcleo (matéria) e por camadas eletrônicas, onde estão os elétrons (energia), e que este núcleo ocupa um lugar muito menor que a camada eletrônica, podemos realmente ver que somos mais energia que matéria. Portanto somos seres vibracionais e, consequentemente, todas as vibrações energéticas podem interagir conosco, podendo nos levar ao equilíbrio ou ao desequilíbrio energético.

Portanto, quando usamos as técnicas das terapias energéticas, como Reiki, radiestesia e tantas outras, estamos trabalhando diretamente neste aspecto eletrônico (energético e vibracional) que faz mudanças muito rápidas nos desequilíbrios.

Tipos de terapias energéticas

As terapias energéticas mais conhecidas são o Reiki, a medicina ayurvédica e a radiestesia, assim como a própria meditação. Falaremos sobre cada uma delas a seguir em detalhes.

No entanto, existem outras terapias energéticas interessantes. Confira alguns exemplos:

  • Acupuntura
  • Homeopatia
  • Fitoterapia
  • Barras energéticas
  • Antroposofia
  • Biodança
  • Musicoterapia
  • Quiropraxia
  • Reflexoterapia
  • Terapia bioenergética
  • Terapia prânica
  • Terapia quântica

Não existe uma terapia energética mais eficaz do que a outra; o importante é encontrar a que faz com que você se sinta bem, com suas energias equilibradas.

Reiki: a terapia energética japonesa

Reiki é uma terapia natural para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. Originário do Japão, é transmitido através da imposição de mãos e a utilização de símbolos e baseia-se no conceito de que o Reiki é uma energia vital invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos.

Em um tratamento de Reiki, o paciente sente como se um maravilhoso fluxo de energia positiva passasse através e ao redor de seu corpo. O Reiki trata a pessoa como um todo, incluindo corpo, emoção, mente e espírito.

Seus efeitos benéficos incluem relaxamento, um profundo sentimento de paz, segurança e bem-estar.

reiki com cristais

O tratamento de Reiki é indicado para qualquer mal estar, doença física ou emocional, com resultados profundamente eficazes por atuar em todas as dimensões do ser humano.

Muito utilizado como terapia auxiliar em hospitais, o Reiki causa um alívio na tensão e dores dos pacientes que o recebem. Essa terapia, inclusive, já está sendo utilizada em alguns hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ayurveda: a terapia holística indiana

A medicina ayurvédica é utilizada por aproximadamente 90% das pessoas na Índia. Recentemente, os países ocidentais também começaram a aceitar as terapias alternativas ou naturais, como a Ayurveda. Embora a evidência clínica para a eficácia dos tratamentos ayurvédicos seja um pouco menor, em comparação com o medicamento convencional ou moderno, muitas pessoas preferem a terapia ayurveda devido à sua abordagem holística.

Sendo assim, a terapia ayurveda é um conhecimento antigo que indica a própria medida da vida, aconselhando sobre as condições apropriadas e inapropriadas, felizes e dolorosas de viver e recomendando práticas favoráveis ​​à longevidade.

Ayurveda é um sistema prânico de medicina que trabalha para equilibrar a energia vital do corpo. Isto é conseguido por dieta, diferentes tipos de massagem, despejando ervas líquidas no corpo e cobrindo o corpo com folhas e pós de ervas, por exemplo.

Os tratamentos também são muito úteis para aliviar os efeitos da cirurgia e tratamentos debilitantes, como a quimioterapia. Outros usos populares de terapia ayurveda são para rejuvenescimento geral e cuidados de beleza.

Radiestesia: equilíbrio de energias com pêndulo e gráficos

Em geral, a radiestesia consiste em uma terapia natural que utiliza elementos, como o pêndulo e gráficos, para equilibrar, proteger e limpar energeticamente o corpo e o ambiente. Para entender como a radiestesia funciona, saiba que radiações energéticas (tanto boas quanto nocivas) são transmitidas ao seu corpo e te afetam de alguma forma. 

Você sabia que talvez aquela dor de cabeça que te atormenta pode ser consequência da radiação que vibra dos eletrodomésticos da sua casa? Com a radiestesia, é possível filtrar essa energia, limpar o ambiente e equilibrar as vibrações no seu corpo.

Além disso, sabendo interpretar os elementos utilizados em sessões de radiestesia, você também pode obter respostas às questões que te afligem.

Em uma sessão de radiestesia, o profissional filtra as radiações energéticas com o auxílio de cristais radiônicos, de um pêndulo e de uma mesa radiônica. A mesa radiônica consiste em uma tábua composta por diferentes gráficos e símbolos que trabalham a limpeza e o equilíbrio da energia através da radiestesia.

Quer saber mais sobre a mesa radiônica? Confira o vídeo a seguir, disponível no canal do Astrocentro no YouTube:

Como a energia se move em nosso corpo? – Pulso e onda

Existem dois movimentos básicos da energia vital que a terapia energética irá trabalhar naturalmente: o pulso e a onda.

Através do pulso a energia se move em expansões e contrações entre o cerne e a periferia. Quando uma área do corpo se expande, a pele fica quente, com brilho e vitalidade; a energia dirige-se do cerne para os músculos e daí para o campo. Quando se contrai, a pele torna-se fria, sem brilho e sem vitalidade e a energia deste local recua para o cerne. 

Você já deve ter visto pessoas assim, ou até você mesma pode ter passado por isso. Frequentemente encontramos pessoas com o corpo frio, sem brilho e sem vitalidade. A cor da pele torna-se acinzentada. Intuitivamente sabemos que há pouca vitalidade quando a pele torna-se pálida, fria e sem brilho.

Além de a energia pulsar entre o cerne e a periferia em movimentos de expansão e contração, ela se move em ondas ao longo do corpo. A onda energética começa pela região sacral, na pelve, sobe pelas costas até a cabeça e desce pela frente do corpo retornando à pelve e aos membros inferiores.

Circuitos energéticos

A leitura da forma do corpo na terapia energética mostra como está o movimento energético da pessoa. Denominamos circuito energético o movimento das ondas energéticas em nosso corpo.

Existem dois circuitos energéticos: superficial e profundo.

O circuito energético profundo está ligado ao cerne do organismo e a energia circula através das vísceras, dos músculos lisos. Seu movimento é suave, livre, fluido e altamente sensível.

Normalmente nos referimos às sensações viscerais como o nosso “eu”, nossa essência. Vivemos essas sensações como sentimentos, emoções e anseios profundos. As qualidades ligadas ao “eu” são universais e surgem na consciência como potenciais e qualidades pessoais. Em nosso “eu” somos amorosos, criativos e voltados para a realização pessoal.

O circuito energético superficial está ligado à periferia, nossos músculos e pele. A energia move-se através dos músculos estriados. O circuito energético superficial é responsável pela interação com o mundo externo material. 

Em nossa consciência, este circuito constitui o nosso ego. Através do ego percebemos a realidade externa, as necessidades internas e buscamos uma adequação entre ambas.

Quando o circuito energético do ego está completo nos sentimos seguros e identificados com nosso corpo. Realizamos nossas tarefas prazerosamente e nos sentimos realizados em nossas ações no mundo, em comunhão com a vida.

Você está preparada para se conhecer melhor, se libertar do que te prende e transformar sua vida? Se é realmente esse reencontro que você busca, basta agendar uma consulta com os especialistas do Astrocentro: eles estão disponíveis todos os dias, com atendimento via chat, telefone e também por e-mail.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online