Conheça o significado da cor laranja

Significado da cor laranja

É praticamente impossível pensar na cor laranja e não associar automaticamente à fruta, uma das mais saborosas e tradicionais que existe dentro do Brasil. O adocicado tropical que ela possui é uma excelente forma de representar o significado da cor laranja. Tonalidade que remete à alegria, empolgação, espontaneidade e sucesso – razão da sua origem vir da mistura entre o amarelo e o vermelho, fato que faz com que herde algumas das características dessas outras duas cores.

Qual o significado da cor laranja?

A cor laranja apresenta alguns conceitos e a maioria deles é justamente originada nas cores primárias que a formam. Além da alegria e do sucesso citados anteriormente, o significado dessa coloração também abrange a vitalidade e a prosperidade.

Também em virtude do vermelho e do amarelo, um dos significados da cor laranja, é a associação direta com a criatividade. É como se esse tom nos desse pequenos “empurrões” e nos ajudasse a pensar fora da caixa, resultando então, em projetos e ações um tanto quanto criativas. Não podemos deixar de citar sua grande relação ao verão e ao calor, pois é bastante usada em atividades relacionadas a esses temas.

Mas como tudo nessa vida tem o lado bom e ruim, com as cores não seria diferente, não é mesmo? De acordo com o significado da cor laranja, não é apenas positividade que ela é constituída. O nervosismo e a ansiedade também podem ser associados a ambientes que usam essa tonalidade (em excesso) – especialmente em função do vermelho que também possui essa característica de irritabilidade.

A psicologia e a cor laranja

A cor laranja também apresenta influência sobre a psicologia humana. Até porque representa coragem, determinação e vontade. É um grande estimulante para a ação, sendo uma boa ferramenta para despertar a atenção. Logo, se torna uma ótima opção usá-la para transmitir mensagens, pois, a probabilidade do receptor ser impactado será maior, sem dúvidas.

Outro significado da cor laranja está na prosperidade. Isso é diretamente ligado à energia que essa cor transmite, permitindo que as pessoas sejam mais ousadas e estimuladas para buscar o que desejam. Lembre-se, quem não arrisca, não petisca!

O uso da cor laranja por parte de empresas

As grandes companhias também gostam de usar a cor laranja nas suas logomarcas e ações de marketing. E muito disso é na medida em que esse tom traz algumas propriedades do vermelho, mas sem ser tão agressivo como a cor primária.

O tom alaranjado também é um estimulante para as companhias sobre seu valor de criatividade. É por isso que sites e empresas que trabalham com a informação ou produção textual gostam desse tom. É o caso do Blogger (site do Google para criação de blogs) e do Portal Terra.

Veja a seguir outras empresas que apostaram no significado da cor laranja para geração dos seus logotipos.

  • Blogger
  • Terra
  • Timberland
  • Fanta Laranja
  • Harley Davidson
  • Niclelodeon
  • Gol
  • Mastercard
  • Amazon
  • TNT
  • Orange

Agora que você já conheceu qual é o significado da cor laranja, aproveite e leia também:

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *