Descubra qual o significado da cor preta e sua importância

significado da cor preta
26.579

O preto é um dos tons mais marcantes que temos na palheta de cores. Ele possui vários significados de que variam de acordo com o seu uso. Pode representar o luto, o velório e a tristeza. Porém, pode significar sofisticação, elegância e mistério. Entenda o significado da cor preta e a sua influência no nosso dia a dia.

Essa tonalidade tem a vantagem de fazer uma boa composição com outras cores, especialmente na tipografia. Diversas empresas usam o preto em contraste com o branco, como é o caso das famosas marcas Calvin Klein e da Nike. Saiba mais como essa cor tem grande poder de interferência em nossa vida, e na maioria das vezes, nem percebemos.

O verdadeiro significado da cor preta

A maior característica do preto é ser a mais escura de todas as tonalidades existentes. Assim, o seu sentido vem justamente desse fato e pode ser entendido como alguns sentimentos negativos. É o caso do medo, tristeza, morte ou solidão. Porém, não é somente isso.

O significado da cor preta em outros casos, podem ser mais positivos. Ela pode representar o luxo, elegância, refinamento. Por isso, muitas marcas grandes apostam nelas para estarem em suas logomarcas. Principalmente quando contrasta com o branco, pois traz uma ar limpo, forte e sofisticado.

Podemos perceber essa contradição na sociedade. As vestimenta preta são símbolos de velórios. É uma forma indireta de mostrar suas condolências a quem perdeu alguém querido, ou até mesmo apresentar o seu luto. Porém, é comum encontrar em festas grandes e importantes, ternos e vestidos pretos. Afinal, essas roupas normalmente possuem o ar de requinte e que é perfeito para eventos.

Por isso, é possível concluir que o significado da cor preta também pode passar seriedade. Principalmente quando é usada em anúncios publicitários. Mas que pode trazer a melancolia e tristeza, pois é essa sensação que temos quando estamos em ambientes escuros.

Curiosidades sobre o significado da cor preta

A cor preta é única e especial. Em função dessas características acaba gerando algumas discussões e curiosidades bastante interessantes. Separamos abaixo algumas dessas curiosidades a seguir:

  • Sua origem possui grandes teorias. Há quem defenda que o preto é formado pela ausência de cor.
  • Outros pensam que o correto é dizer que há ausência de luz dentro da coloração. Mas ambas correntes concordam que não se trata de uma cor, e sim a ausência dela.
  • Embora pareça que não existe variação nos tons de preto, já são considerados mais de 50 tons dessa cor.
  • O preto é muitas vezes associado com o azar e a negatividade. É por isso que cruzar com um gato preto é considerado tão perigoso em tantos países.
  • Essa cor também transmite força e estabilidade. Em função disso é o tom perfeito para artigos e carros de luxo. É considerada uma cor nobre.

Agora que você já conheceu o significado da cor preta, aproveite e leia também:

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online